Para se obter sucesso nos investimentos, assim como em outras áreas da vida, é necessário adotarmos muitas posturas e atributos positivos. Dentre essas capacidades, podemos citar a resiliência, muito em falta e de grande importância.

Em poucas palavras, a resiliência é a capacidade de se adaptar às mudanças e saber lidar com os maus momentos. Todo pessoa que deseja ser um investidor de sucesso deve entender que nesse mercado há altos e baixos, e que perder valores é possível, mas não deve ser motivo para desistir.

Quer ter êxito nos investimentos e nos seus planos de vida? Então acompanhe o artigo e entenda o que a resiliência pode fazer por você!

O que é resiliência?

Como dito, a resiliência é a capacidade que uma pessoa tem para lidar com problemas. E para adaptar-se às mudanças, sejam simples ou bruscas, resistindo à situações incômodas, como estresse e eventos traumáticos.

Uma pessoa resiliente, quando passa por situações adversas, consegue se manter sem entrar em choque ou em pânico ou ter surtos psicológicos, físicos e emocionais. Assim, consegue pensar em soluções para superar o que aconteceu.

A resiliência pode nos ajudar em diversas situações difíceis, como: tomada de decisões em momentos tensos, saber agir em situações complicadas e conseguir pensar com mais clareza depois de momentos traumáticos ou chocantes.

O resiliente possui uma saúde mental forte e consegue fazer sua mente enfrentar de forma saudável os pensamentos negativos. Ainda, tem plena noção de que o sofrimento e a dor fazem parte da vida de qualquer indivíduo. Por isso, ele aceita a realidade e tenta tomar atitudes para solucionar o problema.

Como se tornar uma pessoa resiliente?

Diante de tantos problemas, é fácil entrarmos em desespero e tomar atitudes precipitadas. Contudo, tais atitudes podem nos prejudicar mais ainda.

Por isso, trabalhar a resiliência é fundamental para sabermos lidar com as adversidades da vida de forma madura e jamais desistirmos do que queremos.

Há algumas atitudes que fazem com que a resiliência se fortifique no nosso dia a dia. As dicas são simples, porém, não são fáceis e exige-se comprometimento e força de vontade da parte de quem deseja melhorar.

Confira algumas delas a seguir!

1. Tenha metas e um propósito de vida

Pense no que você quer para a sua vida, o que lhe motiva a continuar em frente e tenha seus objetivos bem claros. Trace metas de curto, médio e longo prazo e saiba identificar o que você quer para a sua vida no futuro.

Imagine-se como você quer estar daqui alguns anos e batalhe para isso.

Quando temos tudo isso claro em nossa mente, fica mais fácil saber agir e, caso alguma adversidade aconteça, teremos foco e força para recuperar nossas energias e continuarmos nossa luta para alcançar os sonhos desejados.

2. Trabalhe a mente para ter pensamentos positivos

Pensamentos negativos e intrusivos são comuns e todo mundo tem. Entretanto, esses pensamentos ruins a todo momento pode atrapalhar e impedir que as pessoas arrisquem-se, seja por medo ou por se sentir impotente.

Quem cultiva muitas opiniões negativas e as deixa ganhar força acaba fortalecendo a insegurança e prejudica a imagem que tem de si mesmo. Parar de ter esses pensamentos é impossível e quanto mais se pensa em eliminá-los, mais fortes ficam.

Por mais difícil que seja, o ideal é que, quando aparecer algo de ruim em sua cabeça, você deixe o pensamento fluir naturalmente e depois mude sua atenção para algo bom. Pense no que lhe deixa bem ou imediatamente lembre-se que aquele pensamento que passou não condiz com a verdade.

3. Seja otimista e aprenda a ter gratidão

Aprender a ver o copo “meio cheio” ao invés de “meio vazio” é uma prática que todos devem aprender. Ser otimista pode ser difícil no início mas, conforme começamos a ver nossa vida por um outro olhar e aprendemos a dar valor para o que temos, começamos a nos sentir bem conosco e melhoramos nossa autoestima.

Ter gratidão pelo que conseguiu também é essencial. Todos os dias, agradeça por três coisas boas que aconteceram com você naquele dia. Esse exercício lhe ajudará muito. Praticar o otimismo e a gratidão lhe ajudará a passar por adversidades.

4. Busque sempre melhorar

Pratique o autoconhecimento. Dessa forma, você saberá seus pontos positivos, negativos e saberá suas forças e fraquezas. Procure maneiras de melhorar, pois todos nós devemos evoluir constantemente.

Ainda, saiba que desistir nunca é uma boa alternativa. Ninguém alcançou sucesso desistindo de seus sonhos, e muitas dessas pessoas passaram por muitos problemas até chegar onde estão.

Como a resiliência pode lhe ajudar a ter sucesso nos investimentos?

Como visto, a resiliência é importante e nos ajuda em todos os setores da vida. Não é uma qualidade que se aprende facilmente, precisando ser constantemente trabalhada.

Mas, como esse atributo pode ajudar a ter sucesso nos investimentos? A resposta é que ela é mais do que essencial para garantir a vitória de todo investidor.

O mercado para os investidores é sempre incerto. Qualquer crise ou problema que acontece pode fazer qualquer pessoa que investe seu dinheiro entrar em pânico. É importante saber que esse terreno nunca trará certeza de sucesso garantido.

Em caso de qualquer perda significativa, um investidor que não pratica a resiliência poderá se desesperar e desistir facilmente de continuar investindo. Por outro lado, o investidor resiliente saberá analisar o que aconteceu com calma e escolher a melhor alternativa para sair dessa situação.

A resiliência pode até ser mais importante que conhecimento e talento, pois de nada adianta saber sobre o assunto se nos momentos ruins ficar sem reação ou agir de forma prejudicial para si.

Para saber mais, veja esse vídeo do canal do André Bona sobre disciplina financeira e tomada de decisão nos investimentos clicando aqui. Se quiser saber melhor como tomar uma decisão na hora de investir, assista a esse vídeo aqui.

Como aplicar a resiliência no dia a dia nas questões financeiras?

Não importa se você investe ou não, mas a resiliência deve estar presente no dia a dia nas suas finanças e metas pessoais. Isso porque, mesmo sendo organizado e guardando uma quantia todo mês, algo errado pode acontecer no meio do processo e tudo pode ser perdido, seja por acidente, motivos externos e até culpa sua.

Nessas horas é comum se sentir mal e colocar a culpa em tudo e todos. O autocontrole e a resiliência ajudarão a entender que a culpa pode ter sido unicamente sua e fará você sair dessa situação da melhor maneira possível.

Por isso, tenha objetivos claros e mude seus hábitos financeiros para que suas metas sejam alcançadas. Assim você não ficará inventando desculpas e colocando a culpa nos outros.

Além de lhe ajudar a realizar o que deseja, se caso algo sair do controle, você saberá o que fazer, pois se controlou antes e terá meios para resolver o problema e depois voltar a estaca zero, se precisar.

Entenda mais sobre como organizar as finanças pessoais acessando esses artigos:

O sucesso nos investimentos depende de muitos fatores, como conhecimento, experiência e atributos pessoais, como paciência e resiliência. A resiliência deve ser aplicada em todos os setores da vida, principalmente na vida financeira e nos investimentos.

Como dito, não é uma qualidade que se aprende facilmente, devendo ser constantemente trabalhada e aprimorada. Portanto, siga as dicas para aprimorar sua resiliência e tenha sucesso nos seus investimentos e na vida financeira!

E você, já sabia da importância da resiliência? Então continue evoluindo cada vez mais e assine nossa newsletter para receber muito mais conteúdos que lhe ajudarão a desenvolver-se muito mais!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *