Em algum momento, é sempre bom consultar o CPF ou o CNPJ para verificar se tudo está regulado e sem pendências. Afinal, ter algum desses dois documentos irregulares pode causar problemas e prejuízos, deixando o titular sem ter acesso a determinados serviços dos quais precisa – como o crédito.

Para evitar surpresas negativas, portanto, pode valer a pena verificar a situação do seu CPF ou CNPJ de tempos em tempos. Mas, como fazer essa consulta gratuitamente?

Continue a leitura do artigo para entender a importância de fazer essas consultas ao CPF e o CNPJ e descubra como acompanhar o documento de maneira simples e sem custos!

Por que é importante consultar a situação do CPF e do CNPJ?

Verificar se esses documentos estão regularizados e sem pendências ou problemas em diferentes períodos nos órgãos de proteção ao crédito é essencial, seja apenas para checar se tudo está conforme você imagina ou avaliar se há uma dívida pendente ou se ela foi excluída do cadastro, caso você já tenha pago o compromisso.

Se nunca consultou essas informações, é aconselhável olhá-las de vez em quando. Já pensou se há uma dívida que esqueceu de quitar e seu nome fica sujo? Dessa forma, se precisar de algum serviço bancário ou realizar alguma compra no crédito, pode ser que não consiga.

E esse é apenas um exemplo. De forma geral, ter um CPF ou CNPJ sujo pode dificultar muito na hora de conseguir crédito. Caso precise desse dinheiro, independente do motivo, há grandes chances de o valor não ser liberado caso sua documentação não esteja de acordo.

Entendido a importância de manter a consulta ao seu CPF ou CNPJ sempre em dia, confira agora como acompanhar os documentos de uma forma simples, grátis= e rápida!

Como consultar CPF grátis?

Você pode consultar o CPF pelo seu nome em diversos sites. Alguns são pagos, mas é possível verificá-lo de forma gratuita em muitos deles.

É possível verificar seu CPF pela internet e de forma presencial nos órgãos de proteção ao crédito. E também é possível avaliar se a documentação se está regular na Receita Federal. Descubra o passo a passo a seguir:

Como consultar o CPF online

Existem inúmeras maneiras de verificar seu CPF online.  Pela internet, acesse o site do consumidorpositivo.com.br, do Boa Vista. Basta apenas digitar seu CPF e clicar em consultar.

Depois, você passará pela segunda etapa, na qual são perguntados seu nome, telefone, e-mail e data de nascimento, dentre outros dados. A seguir, é só clicar em cadastrar e pedir para enviar os dados por e-mail ou celular.

Os passos são simples e intuitivos. Basta preencher o formulário e validar seu e-mail para consultar as informações que deseja. Mas, por mais que seja simples, poderá levar alguns minutos.

Outro site que pode ser interessante para consulta do seu CPF grátis é o do Serasa. Ele também é gratuito e exige alguns passos simples para fazer o cadastro na plataforma. Se deseja apenas saber seu score de crédito no mercada e descobrir se seu CPF está regularizado ou possui pendências, esse site pode ser interessante.

O site do SPC/ Serasa, o Serasa Limpa Nome, também pode ajudar a verificar pendências no seu CPF.

Se no momento da consulta você verificar que seu nome está sujo e deseja negociar suas dívidas no site do Serasa, confira esse artigo:

Por outro lado, se quitou suas pendências, mas verificou que seu nome ainda está sujo, confira o texto abaixo e siga os passos para limpar seu nome e regularizar sua situação:

Como saber se o CPF está regular na Receita Federal

Na Receita Federal, o consumidor não consegue avaliar se seu nome está sujo no mercado. Contudo, é importante conferir a situação do CPF para verificar se há alguma pendência com o Fisco ou se está tudo regular. Por exemplo, não honrar com o compromisso de votar nas eleições (ou justificar a ausência), pode deixar seu CPF irregular. E isso é ruim.

Para saber se o seu CPF está regular ou não na Receita Federal, os passos são mais simples. Basta acessar o Comprovante de Situação Cadastral no CPF do site oficial da Receita Federal, digitar seu CPF, sua data de nascimento e clicar em consultar.

Será emitido rapidamente um pequeno relatório trazendo a situação do seu CPF. Além disso, há um QR code caso deseje abri-lo no celular. Dessa maneira, se precisar de algum comprovante de regularização, este site pode ajudar.

Como consultar o CPF de forma presencial

Caso seu desejo seja fazer uma consulta presencial, basta procurar uma central de atendimento do SPC e do Serasa.

Caso não saiba onde é o posto de atendimento da sua cidade ou região, é possível verificá-lo na página de Postos de atendimento do site do SPC Brasil.

Como consultar o CNPJ grátis?

Além de verificar o CPF de forma gratuita, é possível também acompanhar seu CNPJ. Confira agora como encontrar as informações sobre seu CNPJ pela internet, de forma presencial e também na Receita Federal.

Como consultar o CNPJ na Receita Federal

Para consultar um CNPJ na Receita Federal, o primeiro passo é acessar a página de consulta de CNPJ do site oficial da Receita Federal. Basta digitar seu CNPJ, clicar em “eu não sou um robô” e, na sequência, em consultar.

Logo após, será exibido uma página com todas as informações do seu cadastro. É possível verificar se está ativo, as atividades principais e secundárias, endereço, dentre outros.

Como consultar o CNPJ de forma presencial

Para verificar informações do seu CNPJ, você pode procurar a Receita Federal do seu município ou região para pedir informações sobre a regularização dele.

Como consultar o CNPJ pela internet

De forma online, uma das maneiras de verificar regularização e se há pendências registradas no seu CNPJ é acessando o site do Serasa Experian. Através dele, empreendedores dos mais diversos tipos de negócios podem verificar se estão negativados, quais são seus débitos pendentes, o que levou a empresa à inadimplência e se há títulos protestados.

Para fazer a consulta online, é necessário realizar um cadastro prévio para informar os dados da companhia e de contato pessoal.

Além de poder verificar pendências financeiras, é possível utilizar o site também para renegociar dívidas atrasadas com os credores (da mesma forma que pessoas físicas conseguem negociar o que devem no site do Serasa).

Para obter maiores informações sobre como consultar seu CNPJ na internet, confira abaixo:

Agora você já sabe como consultar seu CPF ou CNPJ de forma gratuita para verificar pendências e situação de regularização. Aqui foram apresentadas diversas maneiras de fazer essas consultas, seja pela internet ou de forma presencial. Portanto, não deixe de buscar informações sobre a sua documentação sempre que necessário!

E lembre-se: é sempre bom verificar a situação desses documentos de vez em quando para garantir que tudo está regularizado e não há pendências que podem lhe prejudicar.

Gostou desse artigo? Então continue seu aprendizado e veja 7 dicas do que NÃO fazer quando você está com dívidas altas!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *