Comemorar a união de forma memorável é o sonho de muitos casais. Mas a ideia de pagar caro por isso, muitas vezes, acaba desanimando os noivos. A boa notícia é que é possível economizar na festa de casamento e celebrar com a família e os amigos sem desequilibrar seu planejamento financeiro.

É claro que se faz necessário muito cuidado para alcançar esse objetivo. Afinal, existem vários detalhes nesse tipo de festa e a economia precisa ser bem pensada — ou você corre o risco de se frustrar e não curtir o seu grande dia. Mas fazer uma bela festa de casamento com pouco é sim viável.

Que tal conferir algumas dicas certeiras para acertar nas escolhas? Continue a leitura e saiba mais!

Saiba o que você quer

O primeiro passo para ter uma festa do seu agrado sem gastar muito é definir o que é importante para você. O processo de planejamento de um casamento envolve muitas sugestões de itens que custam mais caro — e a segurança de entender o que é prioridade ajuda bastante a economizar.

Por exemplo, um casal pode considerar essencial a contratação de um fotógrafo renomado, enquanto outro elege como mais importante a presença da sua banda favorita. Identificando os seus gostos e interesses é possível observar que categorias vão receber mais dinheiro e em quais será viável cortar custos.

Algo relevante de ter em mente quando se pensa em casamento é que muitos detalhes passam despercebidos por você e pelos convidados no dia da festa. Assim, nem sempre vale a pena gastar mais para adicionar coisas que não são prioridades (como diversas lembrancinhas ou itens de papelaria personalizada).

Tenha um orçamento máximo

O orçamento definido pelo casal é o que guia todo o processo de planejamento e de contratação dos fornecedores. Ele deve estar de acordo com suas possibilidades financeiras. Por isso, um dos primeiros passos ao decidir fazer a festa é exatamente refletir sobre o valor máximo disponível para os gastos.

Com isso em mãos, fica mais fácil tomar todas as decisões acerca da festa — em relação ao número de convidados, ao local, às empresas que serão contratadas etc. Vale destacar que esse orçamento inicial é um esboço. Ou seja, é interessante ter uma margem de flexibilidade para custos imprevistos.

Afinal, nem tudo sai como o planejado. O ideal para considerar esse aspecto é pesquisar bastante e conversar com pessoas conhecidas que tiveram um casamento parecido com o que você deseja. Isso vai ajudar a fazer um planejamento mais real.

Use o tempo a seu favor

Uma das maiores dicas para economizar na festa de casamento é começar a planejá-la o quanto antes. Isso porque o tempo é um fator essencial para encontrar boas oportunidades e descontos. Muitos fornecedores oferecem preços mais atrativos quanto o contrato tem antecedência — aproveite isso!

Outro ponto positivo de começar a se organizar antes é encontrar maior disponibilidade de fornecedores. Diversos locais de festas, fotógrafos, bandas e outras empresas fecham contratos para casamentos até um ano (ou mais tempo) antes da festa. Se você deixar para depois, pode não conseguir contratá-los para a sua data.

Além disso, ter um tempo longo de planejamento favorece também a organização financeira. Dessa forma, você consegue adaptar seu orçamento doméstico para pagar o casamento aos poucos.

Para manter tudo organizado, monte uma planilha com todos os serviços que pesquisar – depois, é só analisar as anotações em busca do melhor custo-benefício.

Visite feiras de noivas

As feiras de noivas já são eventos famosos no Brasil. Elas reúnem diversas empresas e profissionais que trabalham no ramo de casamentos.

Nas feiras, eles apresentam os diferenciais de seus serviços, oferecem descontos interessantes e fazem até promoções e sorteios para os casais.

Participar desse tipo de evento é uma forma não só de aproveitar preços mais atrativos, mas também de pegar boas ideias. Mesmo que você não feche com os fornecedores que encontrar por lá, certamente sairá com inspirações para economizar ainda mais no seu casamento.

Entenda o mercado de casamentos

A organização de uma festa de casamento é um grande mercado cheio de fornecedores de todos os tipos. Como se trata de um nicho bem específico, é possível perceber algumas particularidades – e conhecê-las é uma maneira interessante de economizar.

Por exemplo, o mês de maio é conhecido como o mês das noivas. Isso aumenta a procura pelos serviços e, claro, empurra os preços para cima.

Então, casar em outros períodos promove economia. O mesmo vale na hora de considerar a estação — festas realizadas durante o inverno custam mais barato.

Mais um aspecto que chama a atenção no mercado de casamentos é o uso da tecnologia. Nesse sentido, uma boa dica de corte de gastos é fazer convites online, deixando de gastar com impressão. Contratar o serviço de uma assessoria pela internet também pode ajudar muito no seu orçamento.

Pesquise preços e pechinche

Um casamento não é necessariamente caro ou barato. Isso vai depender das escolhas de cada casal.

Na verdade, a variedade de preços é enorme – você pode pagar, por exemplo, R$ 500,00 ou até dez vezes esse valor em um bolo. Logo, o segredo para economizar na festa é pesquisar bastante.

Mas lembre-se que a ideia não é pegar o mais barato. O cuidado em relação ao custo-benefício é indispensável. Não vale a pena abrir mão da qualidade para pagar menos. É mais indicado avaliar qual é o melhor valor diante do que cada fornecedor oferece.

Não deixe também de pechinchar. A maioria das empresas e profissionais já se prepara para negociar descontos, caso o cliente peça isso. Assim, sempre há a possibilidade de abaixar um pouco o orçamento inicial eles.

Considere estilos de casamento alternativos

Se o seu desejo é economizar ainda mais, que tal considerar um estilo diferente para sua festa de casamento? Um conceito comum é o de mini wedding: uma comemoração mais íntima, com poucos convidados. Com isso, os gastos são bem menores.

Outra ideia é adotar um tema vintage para a decoração. Ele aposta mais na beleza natural dos ambientes e também possibilita que se utilizem itens de casa para decorar (como almofadas e objetos retrô).

Em festas desse tipo é possível economizar muito se você contar com ajuda para fazer itens com a técnica DIY (do inglês, “faça você mesmo”). Amigos e familiares podem auxiliar no menu, nas lembrancinhas, na decoração e outros detalhes.

Além de economizar na festa de casamento, você pode ter uma cerimônia mais personalizada e cheia de carinho. O importante é que ela reflita a personalidade do casal e os sonhos para essa data. Sem dúvida, será um dia muito especial!

Aproveite os preparativos do casamento para ler sobre dicas de investimentos para casais!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *