402
1

Como juntar dinheiro em 1 ano? 5 Dicas para começar hoje mesmo!

402
1
4 minutes

Um desafio comum a muitos brasileiros é saber como economizar. Com os contratempos do dia a dia, nem sempre é fácil conseguir poupar. No entanto, juntar dinheiro em 1 ano pode não ser uma tarefa tão complexa se você tiver as dicas certas.

Com planejamento e, principalmente, estratégia, é possível encontrar formas de ampliar suas reservas financeiras e economizar mais. No entanto, esse é um processo que exige certa disciplina e conhecimento.

Pensando em ajudá-lo nessa jornada, neste artigo você conhecerá 5 dicas importantes para começar a juntar dinheiro hoje mesmo. Quer conhecê-las? Acompanhe a leitura!

Por que juntar dinheiro?

Fazer economia é uma ótima prática para quem pensa no futuro. Ao conseguir poupar um pouco, você pode ter mais segurança para lidar com situações de instabilidade no futuro — como problemas de saúde ou a perda de um emprego.

No entanto, não é raro encontrar pessoas que possam confundir “juntar dinheiro” com “não gastar”. Esses dois conceitos não representam, necessariamente, o mesmo processo. É possível ter economia sem cortar todos os custos no seu orçamento.

Juntar dinheiro significa definir estratégias para poupar mais durante um mês. Dessa forma, você pode continuar usando o seu salário para fins pessoais — com jantares ou viagens, por exemplo. Já com o hábito de não gastar, você perde diversas oportunidades de vivenciar novas experiências.

Por isso, é preciso separar esses dois termos na sua mente. A ideia é ter equilíbrio nos gastos e poder montar reservas para ter mais capital disponível — seja para lidar com imprevistos ou realizar sonhos.

Por que é importante definir um objetivo?

Uma prática que pode tornar o processo de juntar dinheiro mais simples é definir um ou mais objetivos. Com isso, você terá um número concreto para buscar — o que tornará mais clara a compreensão sobre como atingir suas metas.

Imagine, por exemplo, que você está com planos de trocar de carro dentro de 6 meses. Ao avaliar as alternativas e encontrar o modelo ideal, é possível identificar o quanto ele custa e se planejar para ter o dinheiro disponível no momento da compra.

Como juntar dinheiro em 1 ano com 5 dicas?

Depois de entender a importância da prática, você pode se perguntar: “mas como consigo juntar em 1 ano?”. Confira 5 dicas para começar!

1.      Entender sua realidade financeira

O primeiro passo para poupar é entender a sua realidade financeira. Isso significa conhecer a quantidade de dinheiro que entra em suas contas mensalmente e, principalmente, quanto sai.

Esse entendimento mostrará como é a sua relação com as finanças no momento. Caso você esteja gastando mais do que ganha, isso pode se converter em problemas no futuro — inclusive no curto prazo.

Organizar as contas do mês é essencial para mudar a situação e melhorar as suas finanças. Para isso, você pode utilizar uma planilha ou aplicativo — como o BTG+ — para anotar as principais informações referentes ao seu relacionamento com o dinheiro.

2.      Controlar gastos

Após a etapa acima, você será capaz de dar início ao segundo passo para juntar dinheiro: o controle de gastos. Afinal, ao identificar sua realidade financeira, você terá uma melhor compreensão sobre quais hábitos precisam ser mudados.

Uma sugestão pode ser o corte ou a redução de gastos que você não considerar importantes. Nesse contexto, é possível incluir todo tipo de custo evitável sem que cause um maior impacto no seu atual estilo de vida.

No entanto, caso sua situação financeira seja um pouco mais complexa, é o momento de realmente fazer cortes mais profundos. Também pode ser necessário negociar dívidas, caso elas impactem seu orçamento.

3.      Fazer um planejamento financeiro

A terceira dica consiste em fazer um planejamento financeiro. Esse processo permite iniciar, de fato, a fase de juntar dinheiro — a partir das etapas anteriores. Será nesse momento em que você conseguirá definir como gastar e, principalmente, como poupar seu capital.

Pode ser interessante, por exemplo, separar os seus gastos em obrigatórios e variáveis. Assim, será possível ter uma melhor visualização sobre cada aspecto das suas finanças para definir tetos de gastos e separar o dinheiro para juntar.

4.      Definir uma meta para poupar

Com o planejamento em mãos, chega a hora de definir uma meta de poupança. Como você entendeu, ter um objetivo claro — com números — sobre o montante que precisa juntar torna esse processo mais simples.

Existem diversas metas possíveis. Você pode, por exemplo, juntar para uma nova aquisição — como um smartphone, um carro ou uma viagem. Outra alternativa é criar a sua reserva de emergência para ter mais tranquilidade financeira.

É interessante ter uma meta mensal. O hábito de poupar e juntar mensalmente ajuda a fortalecer suas reservas e aproximar você dos seus objetivos de maneira mais rápida. Ademais, fica mais fácil ter motivação para seguir com disciplina.

5.      Entender sobre investimentos

Por fim, a dica final é estudar sobre investimentos. Embora muitas pessoas acreditem que investir é uma prática apenas para quem tem muito dinheiro disponível, isso não é verdade. É possível começar com pouco dinheiro.

E, com planejamento e estratégia, é possível ter sucesso com os investimentos. Além disso, os aportes frequentes, mesmo pequenos, são importantes para juntar dinheiro ao mesmo tempo em que se alcança um aumento de patrimônio.

Como seu objetivo principal é juntar dinheiro no curto prazo (1 ano), é válido conhecer opções mais seguras e com prazo mais curto. A depender da meta, é preciso também contar com liquidez diária — o que permite resgates a qualquer momento.

Juntar dinheiro em um 1 ano pode ser um desafio. No entanto, ao conhecer 5 das melhores dicas e entender como realizar esse planejamento, todo o processo é facilitado. Assim, você pode colocar essa estratégia em prática hoje mesmo!

Quer entender melhor sobre estratégias para poupar dinheiro? Aproveite para saber como fazer uma administração eficiente dos seus ganhos!

Equipe André Bona
WRITEN BY

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

One thought on “Como juntar dinheiro em 1 ano? 5 Dicas para começar hoje mesmo!

  1. Ótimo texto, André.
    Parabéns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.