Você já deve ter ouvido, em algum lugar, aquela famosa pergunta sobre a arte imitar a vida ou a vida imitar a arte, não é mesmo? O questionamento – que, possivelmente, permanece sem respostas até hoje – é válido: afinal de contas, são muitos os filmes, livros, seriados, novelas e peças de teatro que contam histórias que se aproximam – e muito – da nossa realidade.

Por isso, no artigo de hoje, preparamos uma lista com 6 filmes baseadas em fatos reais, que contam histórias de superação encorajadoras e inspiradoras – muitas delas, quase inacreditáveis. Conheça a seguir estes títulos e escolha ao menos um deles para assistir no seu próximo final de semana – você não vai se arrepender!

1. Uma Mente Brilhante, 2001

O famoso filme “Uma Mente Brilhante” conta a história real do matemático John Nash. O filme é inspirado no livro homônimo, que detalha a vida do matemático nos anos 60 que, apesar da genialidade, teve de lidar com a esquizofrenia.

Ainda assim, apesar da doença, ele ganhou o prêmio Nobel de Ciências Econômicas. No filme, Nash é interpretado por Russell Crowe, que dá vida a uma das mais belas histórias de superação da vida real que chegou aos cinemas.

2. Apollo 13, 1995

O filme “Apollo 13” narra a história da Apollo 13, da Nasa, e do astronauta Jack Swigert – interpretado por Kevin Bacon, que foi chamado três dias antes da partida à lua, substituindo um colega com rubéola.

Quando retornou à Terra, o astronauta recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade e o reconhecimento da Nasa.

3. O Discurso do Rei, 2010

Outra opção entre grandes histórias de superação que chegaram aos cinemas é “O Discurso do Rei”, longa com Colin Firth no papel principal. Firth vive o duque de York, filho do Rei George V., do Reino Unido.

A história inspirada em fatos reais se passa a partir de 1936, na época  em que o duque de York precisava se preparar para um discurso e superar sua maior dificuldade: ser gago. Ao longo das cenas, o espectador acompanha todos os detalhes desta incrível jornada.

4. Meu Pé Esquerdo, 1989

A difícil história do escritor irlandês Christy Brown é vivida por Daniel Day-Lewis de forma muito tocante no filme “Meu Pé Esquerdo”. Mesmo tendo um dom artístico, o garoto sofria de paralisia cerebral, de modo que a única parte do corpo que podia mexer era seu pé esquerdo.

Além da condição física, a questão financeira de extrema pobreza da família também não ajudava. Brown conquistou sucesso e prosperidade ao longo dos anos e, por isso, sua história não poderia deixar de compor nossa lista de filmes inspirados em histórias de superação.

5. O Jogo da Imitação, 2014

O filme “O Jogo da Imitação” trata da vida do genial matemático Alan Turing, vivido por Benedict Cumberbatch. O matemático ajudou a encurtar a Segunda Guerra Mundial e salvou milhares de pessoas ao ter criado uma máquina que conseguia decifrar o código do Enigma – que era usado pelos alemães para transmitir mensagens criptografadas.

Se você ainda não assistiu ao filme – que está atualmente disponível no catálogo brasileiro da Netflix, vale a pena assistir.

Agora que você já acompanhou nossa lista com 5 filmes inspirados em história de superação, que tal conhecer alguns bons filmes sobre o mercado financeiro?

 

Quer aprender mais sobre investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”Clique aqui e saiba mais sobre o curso!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *