Nos dias atuais, as pessoas têm buscado, dia após dia, uma nova forma de viver as experiências rotineiras, sendo mais exigentes no âmbito profissional e também nas suas aquisições de serviços e produtos. Neste contexto, conciliar o seu estilo de vida e qualidade de vida no trabalho têm sido o principal objetivo de muitos.

E é exatamente por conta desta mudança de comportamento que atuar em uma empresa, oferecendo seu conhecimento ou serviço em troca de um salário não é mais suficiente para essas pessoas. Por isso, o trabalho se tornou um dos principais motivos de busca pela satisfação e realização, já que boa parte do dia é dedicada às atividades profissionais.

O sentimento de estar incluído socialmente em uma instituição e a sensação de pertencer e colaborar com o bom funcionamento da companhia é uma das maneiras de aliar o estilo de vida e qualidade de vida no trabalho. De acordo com alguns dados, um estilo de vida positivo pode gerar um melhor desempenho na função profissional.

Dessa forma, investir em um melhor estilo de vida e qualidade de vida no ambiente corporativo pode ser uma alternativa para gerar bons resultados de rendimento e produtividade. Acompanhe e entenda a importância da qualidade de vida no ambiente profissional e qual a relação entre estilo de vida e produtividade.

O que é e qual a importância da qualidade de vida no trabalho?

O termo qualidade de vida no trabalho (QVT) refere-se a um conjunto de medidas que possibilitam a sensação de bem-estar e um bom grau de satisfação, para que o indivíduo  desempenhe bem sua função.

Dessa forma, as companhias não se preocupam somente com as inovações em tecnologia e no quanto elas podem melhorar o rendimento da empresa, mas passaram a se atentar, também, à promoção da qualidade de vida corporativa para gerar bons resultados.

A qualidade de vida no trabalho não é importante somente para a produtividade da empresa. Para os colaboradores, estar em um ambiente que traga satisfação é essencial, gerando, assim, motivação suficiente para o desenvolvimento profissional.

Variáveis externas, entretanto, também podem afetar o bem-estar do funcionário, mesmo em um bom ambiente de trabalho. Dessa forma, cabe à empresa avaliar e conceder medidas para minimizar essas situações, assim como os colaboradores devem manter o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. O objetivo final, em qualquer um dos casos, é gerar bons resultados na área corporativa.

E como se dá essa relação entre estilo de vida e produtividade? É o que você descobrirá a seguir.

Estilo de vida e produtividade: O papel da empresa e do colaborador

Assim como a qualidade de vida, tanto pessoal como no ambiente corporativo, pode afetar o rendimento de um funcionário, o estilo de vida também exerce influência quanto à produtividade profissional.

O estilo de vida de um indivíduo está intimamente relacionado à sua saúde e bem-estar. Nesse contexto, não basta apenas a empresa promover um ambiente agradável para o exercício profissional, é interessante que haja uma preocupação com os danos que a profissão possa causar ao colaborador.

Por isso, as companhias devem assegurar melhores condições de trabalho, minimizando, por exemplo, os riscos de adoecimento e acidentes durante o exercício profissional. Essas medidas evitam que, por motivos de saúde, os funcionários não atendam às expectativas de produtividade da empresa.

Entretanto, garantir um bom estilo de vida não é uma função exclusiva da companhia. Cabe ao colaborador cuidar da sua saúde fora do ambiente empresarial, garantindo que o seu desempenho não seja afetado por um estilo de vida ruim.

Dicas para um bom estilo de vida e qualidade de vida no trabalho

Aliar, portanto, um bom e saudável estilo de vida e qualidade de vida é essencial para se ter sucesso, bem-estar e saúde. Por isso, as relações entre estilo de vida e qualidade de vida devem ser mantidas dentro e fora do ambiente de trabalho,.

Se você está se perguntando como alcançar esta qualidade de vida em um universo cada vez mais atribulado e competitivo, saiba que isto não é apenas possível, como não é tão difícil de ser conquistado. Confira a seguir algumas medidas que possibilitam maior qualidade de vida no âmbito profissional:

1. Seja responsável

Profissionais responsáveis transmitem confiança, e isso é essencial para exercer sua função sem cobranças excessivas e com maior autonomia. Demonstre comprometimento, ofereça bons resultados, entregue um bom trabalho e suas oportunidades de reconhecimento serão cada vez maiores.

Ser reconhecido, inclusive, é um dos principais motivos de satisfação no ambiente de trabalho.

2. Saiba trabalhar em equipe

Ter uma boa relação com as pessoas à sua volta é essencial para tornar o ambiente harmonioso e gerar maior bem-estar no local corporativo. Além disso, contribuir para o desenvolvimento de parceiros profissionais é importante para gerar maior satisfação quanto ao exercício do trabalho.

Indivíduos que sabem trabalhar em equipe são mais produtivos e têm maior sucesso em seus resultados.

3. Afaste-se dos conflitos

É impossível ter qualidade de vida em um ambiente hostil. Para que possíveis fatores negativos não afetem o seu rendimento é importante se afastar dessas situações. Assim, além de garantir seu próprio bem-estar, você demonstrará profissionalismo e ética, características essenciais para um bom colaborador.

4. Esteja focado

Mais importante que trabalhar em equipe é focar no seu trabalho. Auxiliar os seus colegas é essencial para demonstrar companheirismo, mas isso não pode afetar o bom desempenho das suas tarefas.

Por esse motivo, é imprescindível manter o foco nas questões sobre o seu trabalho. Evite distrações para, assim, entregar um serviço cada vez melhor.

5. Mantenha o profissionalismo

Trabalhar em equipe e ter um bom relacionamento com os colegas não significa permitir intimidades ou brincadeiras inadequadas no ambiente de trabalho. Por isso, é essencial manter o profissionalismo e o equilíbrio, sendo cordial e respeitando os limites de cada um.

6. Preserve um estilo de vida e qualidade de vida fora do trabalho

Zelar pela qualidade de vida e saúde fora do ambiente empresarial também é muito importante. Não é nada saudável viver somente para o trabalho e, por isso, é preciso se empenhar para que a profissão não afete negativamente a sua qualidade de vida.

Conclusão

O estilo de vida e a qualidade de vida estão ligados à produtividade. E, para ser bem-sucedido em todas as áreas da vida, é preciso investir em saúde e bem-estar. Para isso, deve haver um equilíbrio entre a satisfação profissional e pessoal, garantindo um bom desempenho e ótimos resultados.

Se você quiser saber mais sobre o assunto, recomendamos a leitura do artigo 6 dicas práticas para ter uma vida mais saudável.

Quer ser bem-sucedido em todos os aspectos da sua vida, inclusive financeiro? Então siga nossas dicas e assine a nossa newsletter para receber os melhores conteúdos sobre finanças e investimentos.

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

Nosso site é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *