99
0

ESGB11: entenda como funciona o ETF de ações ESG

99
0
4 minutes

Uma das tendências em evidência no mercado financeiro é o investimento em ações ESG. Ou seja, papéis de companhias que estão comprometidas em preservar o meio ambiente e reduzir os impactos socioambientais de suas atividades.

Nesse sentido, surgem diversas alternativas de investimento no mercado com foco na sustentabilidade. Entre elas está o ESGB11 — um ETF lançado pelo Banco BTG Pactual para atender essa crescente demanda por investimentos sustentáveis.

Você já conhece a alternativa? Confira neste artigo o que é o ESGB11, vantagens e desvantagens, além de como investir nesse ETF.

Não perca!

O que é ETF?

Antes de aprender os detalhes do ESGB11, vale a pena revisitar o conceito de ETF. Essa é a sigla para exchange traded fund, ou fundo de índice — como é conhecido no Brasil. Trata-se de um fundo de investimento que tem o objetivo de acompanhar a performance de um benchmark.

Portanto, é um veículo de investimento coletivo dividido em cotas de participação. Assim, para participar de seus resultados, é necessário adquirir uma cota na bolsa de valores.

Já o capital do fundo é administrado por um gestor profissional. Ele fica encarregado de montar o portfólio do fundo à semelhança da carteira teórica do índice de referência escolhido.

Logo, esses fundos têm a gestão passiva, pois o gestor não precisa superar o resultado do índice espelhado — apenas acompanhar o seu desempenho. Em relação ao lucro do investimento, ele pode ser obtido com a valorização das cotas.

E ESG, o que significa?

A sigla ESG, por sua vez, significa environmental, social and corporate governance — traduzido representa critérios ambientais, sociais e de governança corporativa. Ou seja, está relacionado a empresas que prezam pela proteção dessas questões em suas atividades.

Entenda mais sobre esses conceitos!

Ambiental

O critério ambiental evidencia como uma empresa lida com os aspectos que podem prejudicar o meio ambiente. Nesse quesito, estão inclusos o modo de descarte e reciclagem de seu lixo, o tratamento de água e esgoto, o consumo de matérias-primas, etc.

Social

Já a questão social se refere à forma como uma companhia se comporta em relação aos seus funcionários e ao meio social que eles estão inseridos. Entram nesse aspecto fatores como uma remuneração justa, a segurança no trabalho, inclusão social, diversidade, entre outros.

Governança corporativa

Por fim, a governança corporativa diz respeito ao modo que a empresa conduz os seus negócios. Isso significa que ela deve estar alinhada às melhores práticas — como respeito às questões legais, trabalhistas, tributárias, fiscalizatórias e outras normas.

O que é o ESGB11?

Após conferir o conceito de ETF e de ESG, chegou o momento de explorar melhor o que é o investimento no ESGB11. Cada investimento presente na bolsa de valores possui uma sequência de letras e números que o identificam.

Assim, ESGB11 é o ticker de negociação do ETF BTG Pactual Fundo de Índice S&P/B3 Brazil ESG. Sua estreia na B3 (a bolsa de valores brasileira) aconteceu em 5 de outubro de 2020.

Qual o índice que ele espelha?

Como o nome demonstra, o benchmark replicado pelo ESGB11 é o Índice S&P/B3 Brazil ESG. Esse indicador mede o desempenho de empresas com as melhores práticas de sustentabilidade baseadas em ESG.

Esse índice usa como critério de ponderação as notas ESG de cada empresa conforme a S&P Global Ratings. Ademais, a metodologia de avaliação é a mesma utilizada na família de Índices Dow Jones Sustainability.

Qual o seu objetivo?

Entre os objetivos desse ETF, destaca-se o incentivo para que as empresas adotem as melhores políticas e práticas de sustentabilidade. Além disso, ele visa criar oportunidades para que mesmo empresas de médio porte possam se tornar relevantes no cenário de sustentabilidade.

Em contrapartida, a formação do índice exclui empresas:

  • sem cobertura ESG pela S&P DJI ESG e Sustainalytics scores;
  • de setores como tabaco, armas e carvão;
  • que não cumprem com o Pacto Global da ONU;
  • envolvidas em escândalos recentes.

Quais as vantagens e desvantagens dos ETFs?

Depois de se aprofundar sobre o ETF ESGB11, é importante verificar as vantagens e desvantagens desse tipo de investimento.

Entre os benefícios de investir em ETF, vale destacar o grande potencial de diversificação. Como esses fundos estão referenciados em índices de mercado, normalmente suas carteiras são compostas por múltiplos ativos. Então, ao adquirir cotas, seu capital estará exposto a todos os ativos do portfólio.

Isso também resulta em uma maior acessibilidade. Afinal, comprar uma cota de um ETF tende a ser menos oneroso que adquirir cada ação de sua carteira individualmente. Contudo, também existem desvantagens.

Por exemplo, é preciso destacar que essa é uma alternativa de investimento de renda variável. Portanto, não é possível prever os resultados do investimento que, inclusive, podem ser negativos — a depender do ânimo do mercado.

Quando e como investir em ETF?

Para saber o momento exato de investir em um ETF, é preciso avaliar o seu perfil de investidor e seus objetivos no mercado financeiro. Isso porque, por se tratar de uma alternativa de renda variável, é preciso ter um nível maior de tolerância aos riscos.

Ainda, o investimento pode fazer sentido caso você queira investir em empresas que adotam práticas sustentáveis — uma tendência que tem ganhado cada vez mais adeptos. Porém, antes de investir, é importante ter bom planejamento financeiro e estratégias de manejo de riscos.

Na prática, o investimento nessa alternativa é feito diretamente na bolsa de valores — por meio de um home broker. Por isso, você precisará abrir conta em um banco de investimento confiável, como o BTG Pactual digital.

Com a conta aberta, deposite o capital que será aportado. Depois, abra o seu home broker e digite o ticker do ETF desejado (no caso, o ESGB11). Na sequência, determine a quantidade e o valor que pretende pagar. Por fim, clique no botão “comprar” e aguarde a execução da ordem.

Agora que você já sabe o que é ESGB11 e como investir nessa alternativa, não deixe de avaliar seu perfil de investidor e seus objetivos no mercado. Além disso, se planejar financeiramente e adotar estratégias para mitigar os riscos pode ser essencial para o seu sucesso nesse tipo de investimento.

Deseja começar a investir o quanto antes? Abra já sua conta no banco BTG Pactual digital e invista junto ao maior banco de investimentos da América Latina!

Equipe André Bona
WRITEN BY

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]