4 minutes

O passaporte brasileiro é um bom passaporte, sendo considerado bem “forte” no cenário internacional. Podemos entrar sem visto em cerca de 160 países, de acordo com os dados do Passport Index. Quem viaja muito sabe bem que esse requisito não existe para entrar nos países da Europa, onde podemos entrar e permanecer alguns dias sem maiores burocracias.

Tirar um visto pode ser trabalhoso e caro, e viajar dessa maneira traz mais liberdades para os amantes de viagem. Bom, pelo menos era assim. As regras para entrar na Europa vão mudar e nós, brasileiros, seremos afetados por ela.

Os países da região passarão a exigir de residentes de outras nações a apresentação de um visto eletrônico, o ETIAS. Ficou interessado? Então saiba mais sobre as novas regras de entrada no território europeu!

O que é Etias?

ETIAS é a sigla para Sistema de Informação e Autorização de Viagem. Trata-se de uma autorização para viajar criada pela União Europeia com objetivo de reforçar a segurança nas fronteiras dos países pertencentes ao Espaço Schengen, que é a área de livre circulação entre os países da Europa.

Os países do Espaço Schengen são praticamente todos os que compõem a União Europeia e outros como: Suíça, Islândia, Dinamarca, etc.

O ETIAS será exigido para o viajante que deseja entrar na Europa, seja a lazer, negócios e até mesmo para fazer escalas. Contudo, não substitui vistos como o de trabalho e o de estudo. Essa autorização de entrada passará a ser obrigatória a partir do final de 2021.

Por que criaram o ETIAS?

Essa notícia pode ter revoltado muita gente. Afinal, quem está acostumado a viajar sem solicitar vistos sabe do quanto pular essa etapa facilita muito as viagens.

O ETIAS foi elaborado e aprovado pelos países europeus por conta do problema crescente de terrorismo e crise migratória. Os países alegam que devem saber quem entra e sai do território. Dessa forma, os governos locais saberão quem viaja para a Europa antes mesmo das pessoas chegarem.

O objetivo do ETIAS é melhorar a segurança interna, prevenir imigração ilegal, proteger as populações locais e reduzir problemas em relação à identificação de pessoas que possam representar um risco para o território.

Quais são os países que exigirão o ETIAS?

Essa solicitação de viagem deverá ser apresentada para entrar nos seguintes países:

  • escandinavos: Suécia, Dinamarca, Finlândia, Noruega;
  • zona do euro: Portugal, Alemanha, Espanha, França, Grécia, Luxemburgo, Holanda, Liechtenstein, Bélgica, Itália;
  • Outros: Suíça, República Tcheca, Áustria, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Letônia, Lituânia, Malta, Polônia, Islândia e Hungria.

Caso você queira visitar algum país que não está na lista, não deixe de conferir no site do ETIAS para saber se o destino que deseja exige ou não o ETIAS.

Vale citar que os países do Reino Unido, como Inglaterra e Irlanda, não exigirão o ETIAS. Isso porque estes países não seguem o tratado de Schengen. Eles seguem regulamento próprio.

Ou seja, para visitar a Inglaterra, Irlanda, Escócia e País de Gales, por exemplo, os brasileiros continuam isentos de visto e podem permanecer no país por um tempo sem ele (geralmente a regra é de 90 dias).

Outros países como Croácia, Romênia e Bulgária, do leste Europeu, também não exigirão o ETIAS.

Quais os países que devem solicitar o ETIAS para entrar na Europa?

O ETIAS não é uma exigência somente para brasileiros. Nacionais de diversos países serão obrigados a solicitar o ETIAS. Os países que deverão adotar essa nova regra são:

  • América Latina: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela;
  • América anglo-saxônica: Estados Unidos e Canadá;
  • Ásia: Coreia do Sul, Hong Kong, Japão, Singapura, Taiwan, Malásia;
  • Países e ilhas do continente americano: Antígua e Barbuda, Bahamas, Dominica, Granada, Barbados, Trinidad e Tobago, São Cristóvão e Nevis, Santa Lúcia;
  • Oceania: Austrália, Nova Zelândia;
  • Europa e Leste Europeu: Albânia, Andorra, Bósnia, Geórgia, Israel, Moldávia, Montenegro, Reino Unido, Sérvia, Ucrânia;
  • Árabes: Brunei, Emirados Árabes Unidos;
  • Outros: Ilhas Marshall, Ilhas Salomão, Kiribati, Macau, Macedonia, Micronésia, Mauricio, Palau, São Vicente, Samoa, Seychelles, Timor Leste, Vanuatu, Tuvalu e Tonga.

Como visto, diversos países deverão aderir às novas regras do ETIAS. Inclusive, até países do mesmo continente, como Geórgia, Sérvia, Montenegro, e outros.

Como conseguir o ETIAS?

Apesar de ser um tipo de visto, a boa notícia é que o ETIAS não é cheio de processos e caro como o visto para os Estados Unidos, por exemplo.

O viajante que deseja ir para a Europa precisa preencher um formulário online e informar seus dados pessoais, como: nome, endereço, endereço eletrônico, número de passaporte, escolaridade, emprego, se tem família na Europa, o país de entrada da viagem e os países que pretende visitar.  Além disso, precisa fornecer dados sobre antecedentes criminais e condições médicas.

Esses formulários ficarão guardados na base de dados de segurança da União Europeia e com a Interpol.

A taxa será cerca de 7 euros, sendo que os menores de 18 anos são isentos de pagamentos (mas devem retirar mesmo assim). O prazo, de acordo com a Organização, é para ser analisado e aprovado em minutos. Caso seja aprovado, o aceite é enviado por e-mail.

Caso tenha a necessidade de maior tempo para a análise, pode chegar de 96 horas a duas semanas para o veredito final. Se negado, o viajante pode recorrer da decisão.

Na hora de entrar em território europeu, o viajante precisa mostrar a autorização digital juntamente com o passaporte. As companhias aéreas e marítimas poderão checar caso necessário.

O ETIAS é válido por 3 anos ou até a data de vencimento do passaporte.

Outros documentos importantes

Além do ETIAS, é essencial não esquecer de outros documentos que já são exigidos para a maioria dos viajantes brasileiros, que são (lembrando que o ideal seria levá-los impressos):

  • passaporte com validade mínima de 6 meses;
  • seguro-viagem;
  • passagem de volta em mãos;
  • comprovante de hospedagem;
  • dinheiro suficiente para se manter durante a viagem.

Artigos relacionados:

O ETIAS será cobrado a partir do final de 2021 e foi criado para controlar melhor a entrada e saída de estrangeiros em território europeu. Apesar de ser uma burocracia a mais na hora de viajar, esse autorização pode deixar tudo mais organizado e evitar transtornos como ser barrado no aeroporto do país e ter que voltar, por exemplo, gastando dinheiro em vão com as passagens.

Se foi uma medida necessária, útil ou não, isso somente o tempo poderá dizer.

Gostou do artigo? Então confira o Canal do Youtube do Portal André Bona e fique por dentro das melhores dicas sobre investimentos!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Share.

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos.

Leave A Reply