Fazer a gestão de patrimônio pode não ser tarefa fácil para muitas pessoas — em especial, para famílias de alto patrimônio. É preciso ter atenção a aspectos contábeis, fiscais, jurídicos e um conhecimento especializado em investimentos.

Afinal, tudo o que foi construído e conquistado por gerações passadas não pode ser perdido. Para resolver essa questão existe o family office. A gestão de patrimônio, que também pode ser a do tipo multi-family office, é uma solução personalizada.

Quer descobrir como ela funciona, saber quais as principais vantagens de utilizar esse serviço e quais famílias podem ter acesso a ele? Confira as respostas para essas e outras questões no nosso post!

O que é o family office?

Bastante comum nos Estados Unidos e países europeus, o family office no Brasil vem para atender as famílias com alto poder aquisitivo. A ideia é oferecer uma gestão personalizada, que vai além da gestão da fortuna (wealth management).

É diferente, portanto, de serviços que bancos oferecem com produtos exclusivos para clientes milionários. O family office envolve uma consultoria completa em uma série de aspectos, como:

  • gestão tributária, jurídica, contábil e fiscal;
  • organização financeira;
  • planejamento orçamentário;
  • inventário;
  • planejamento de transmissão de patrimônio;
  • plano de sucessão empresarial;
  • investimentos na bolsa de valores;
  • educação financeira;
  • organização de recursos que são destinados para filantropia.

O escritório de gestão trabalha lado a lado com as famílias, fornecendo relatórios para que os membros possam ter ciência de toda a movimentação financeira. Ajuda, ainda, a gerenciar as despesas diárias, podendo eliminar gastos desnecessários.

Com isso, a família faz seu patrimônio crescer, pois conta com a expertise de uma equipe para realizar o gerenciamento de tudo o que envolve suas finanças.

Quais são os tipos de family office?

Existem dois tipos de serviço dessa modalidade. Veja a seguir!

Single family office

Aqui o serviço é prestado por uma gestora para uma única família. A atuação, portanto, é personalizada. O foco segue sendo em gerir o patrimônio familiar. Os custos, no entanto, podem ser mais elevados.

Multi-family office

Há também a opção de contratar uma gestora que presta o serviço para diversas famílias. Nesse tipo, o atendimento não é exclusivo. Há um serviço padrão para os clientes, com a vantagem de envolver custos menores.

São empresas que fazem a gestão de patrimônio para diferentes perfis de famílias. Assim, os profissionais não são contratados diretamente pelos familiares, e sim pelos escritórios de gestão patrimonial.

Quais as vantagens da assessoria?

Como você viu, o family office, tanto o do tipo single como o multi-family office, tem como objetivo fazer a administração do patrimônio financeiro de famílias que detém grandes fortunas. Desse modo, é um serviço faz a gestão dos dois tipos de patrimônio:

  • patrimônio líquido: são os ativos do fluxo de caixa, ou seja, a movimentação de entradas e saídas diárias nas contas dos familiares, bem como os investimentos;
  • patrimônio ilíquido: são os ativos representados por imóveis, joias, obras de arte, entre outros.

Certamente você percebeu que não se trata de um serviço para auxiliar apenas na alocação de recursos. São profissionais que participam da tomada de decisão em detalhes que envolvem a administração correta do patrimônio.

Assim, a principal vantagem da estratégia é fazer a manutenção e o crescimento dos recursos com mais tranquilidade. Com isso, é possível proteger a riqueza e, inclusive, facilitar a passagem dela para as gerações futuras.

Confira mais vantagens do family office!

Gerenciamento das empresas

No caso de famílias que têm grandes empresas, o family office pode cuidar de todos os trâmites financeiros e burocráticos, como participação societária. Os profissionais podem até mesmo fazer uma análise do mercado e avaliação de riscos.

Com isso, torna-se mais simples, por exemplo, decidir se vale a pena o negócio expandir em um momento de crise. Ademais, na situação de um planejamento sucessório tudo é realizado com mais tranquilidade ao contar com esse serviço.

Investimentos

Com o family office, há a orientação sobre investimentos. Os profissionais podem apresentar, por exemplo, alternativas mais interessantes para o patrimônio da sua família. Também atuarão para explicar características, como os custos envolvidos — especialmente tributários.

Essa assessoria pode ser feita de duas maneiras:

  • o próprio escritório é que realiza os investimentos, após decidir sobre as melhores estratégias junto ao cliente;
  • o familly office apenas define quais as melhores opções para investir, sendo que a atividade fica por conta de bancos ou gestores.

Com isso, os familiares não apenas preservam sua fortuna, mas conseguem fazer o patrimônio crescer.

Bem-estar da família

Não podemos deixar de citar uma vantagem essencial desse serviço. Ela está mais voltada para um fator subjetivo, mas de grande importância em qualquer família: o bem-estar e a qualidade de vida dos familiares.

Lidar com muito dinheiro é complexo e pode exigir bastante dos membros da família. Não raro, pode haver desentendimentos e conflitos, comprometendo a estrutura familiar. Com o family office, é possível evitar esse tipo de transtorno.

Como as famílias podem ter acesso a esses serviços?

Você acabou de ver como o family office se relaciona com a comodidade e a proteção do patrimônio, devido à expertise de profissionais da área financeira. Por isso, o serviço parece bastante atrativo, certo? Mas, como ter acesso a ele?

Para oferecer essa assessoria de gestão, os escritórios que oferecem o serviço realizam primeiro uma avaliação do perfil da família. Como vimos, eles gerenciaram altas fortunas e patrimônios complexos. Logo, o passo inicial é saber se o seu caso se alinha ao serviço.

Caso a resposta seja afirmativa, você pode procurar pelas alternativas de escritórios disponíveis no mercado. Não deixe de tirar todas as dúvidas sobre o assunto e se certificar de confiar nos profissionais. Afinal, eles participarão ativamente da gestão do seu patrimônio.

Agora você sabe que o family office é caracterizado como um serviço completo no que se refere à administração de patrimônio de famílias. A depender do perfil da sua família, é possível contar com profissionais dessa área para encontrar mais comodidade e segurança na gestão!

Você procura formas de gerenciar melhor suas finanças? Conheça 9 aplicativos que ajudarão nessa tarefa!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *