O dólar há muito tempo está em alta no mercado brasileiro. Para aqueles que gostam de viajar sem estourar o orçamento, esta movimentação pode ser desanimadora.
Não é possível identificar quando teremos uma cotação mais baixa para a moeda norte-americana em relação ao real. Mas a boa notícia – se você gosta de viajar para fora do país – é que a alta cotação do dólar o impede de viajar para o exterior!
Quer viajar mas não sabe para onde? Leia o artigo e confira alguns países interessantes que você pode conhecer em suas próximas férias sem desembolsar muito dinheiro!
México
Há muitas semelhanças culturais entre o Brasil e o México. Atualmente, 1 real equivale a 4,76 pesos mexicanos, aproximadamente.
O custo de vida no país é menor e é possível comer e se hospedar por valores mais acessíveis do que em uma viagem nacional para outro estado brasileiro.
Além disso, a cultura mexicana é riquíssima. O país oferece atrações para todos os tipos e gostos, seja para se divertir, fazer turismo gastronômico, aprender história e cultura ou ver belas praias.
Há brasileiros que se preocupam com os índices de violência do país. Logo, é bom deixar claro que o Brasil apresenta dados semelhantes, e quem viaja pelo Brasil pode ter maior facilidade em se precaver como for possível quando o assunto é segurança.
África do Sul
Para aqueles que desejam conhecer um país de língua inglesa ou fazer um intercâmbio para aprender o idioma, a África do Sul é uma boa opção para viajar com o dólar em alta.
Geralmente, é comum que estes viajantes optem por países como Inglaterra, Irlanda, Estados Unidos e Canadá, com custo de vida maior e moeda mais cara. Para fugir disso, a África do Sul pode ser uma boa opção; 1 real custa em média 3,50 da moeda local, o rend.
Há lugares muito conhecidos, como a Cidade do Cabo e outras praias bonitas que valem a pena serem visitadas, como: Camps Bay Beach e Boulders Beach. Se quiser saber um pouco sobre a história do país e ver onde Nelson Mandela ficou preso, por exemplo, visite Robben Island.
Reforçar a segurança nesse país durante sua visita também é indicado, apesar de não ser um país altamente perigoso se comparado com outros.
Croácia
Se você quer fugir do dólar alto, muito provavelmente não pensará em viajar pela Europa, pois o Euro custa mais que a moeda americana. Porém, há diversos países no velho continente que nao estão na zona do Euro, apresentam moedas mais baratas e ainda, custo de vida menor.
O leste europeu é um lugar riquíssimo em cultura e há muito para se ver. Diversos países são interessantes, e um deles é a Croácia.
Continua sendo localizado na Europa, mas muito mais acessível ao nosso bolso. Um real equivale a 1,77 da moeda croata, o kuna.
Em comparação com outros países, a Croácia conseguiu manter os preços moderados, o que ajuda os turistas a conhecê-la melhor.
O país possui muita história, arquitetura e diversas praias. Os lugares mais conhecidos são os Lagos de Plitvice, considerado um dos lugares mais belos do mundo e um patrimônio da Unesco.
Índia
Outro país super em conta para brasileiros – especialmente para viajar com o dólar em alta, a Índia é um destino bastante interessante.
Com a nossa moeda compra-se 16,56 rupias. E, por ser barato, torna-se um destino acessível para fazer intercâmbio de idiomas.
O país apresenta uma cultura farta e é excelente opção para aqueles que desejam visitar templos e fazer viagens diferentes para meditar, por exemplo. A Índia e um dos países que oferece hospedagem com preços muito baratos.
Além disso, você poderá conhecer o Taj Mahal, uma das sete maravilhas do mundo.
Indonésia
A Ásia apresenta diversos países com custo de vida muito baixo, e a Indonésia certamente é um deles. O lado bom de viajar para o sudeste asiático é que você pode montar roteiros e juntar diversos países em uma única viagem.
Se escolher a Indonésia, você pode visitar países como o Vietnã, Laos, Camboja e Tailândia, dentre outros.
A rupia indonésia é desvalorizada frente ao real brasileiro e é possível encontrar hospedagem e alimentação por valores muito abaixo do que costumamos ver por aí em outras viagens.
Dentre os locais conhecidos, você pode passear por Bali e visitar algumas ínsulas, como a Ilha de Sumatra e a Ilha de Java, dentre outras. O país é imenso e há muito o que se explorar.
Colômbia
Outro país latino-americano na lista, a vizinha Colômbia tem muitas semelhanças com o Brasil, como a culinária e estilos musicais locais, que assemelham-se a alguns ritmos do Nordeste brasileiro.
A Colômbia tem um custo de vida um pouco mais baixo que o do Brasil e é possível comprar cerca de 826 pesos colombianos com apenas 1 real.
Além das praias do Caribe, Cartagena e San Andrés, há cidades no interior do país que valem a pena conhecer, como a Capital Bogotá e Medellín. Esta última ficou conhecida por causa de Pablo Escobar e da série Narcos.
A cultura colombiana é riquíssima e quem adora o Brasil dificilmente sentirá saudades de casa, pois até o bom “feijão com arroz” pode ser encontrado por lá.
É possível obter passagens aéreas para o país a preços baixos. Por isso, é bom ficar de olho nas promoções e melhores épocas para visitar a cidade que deseja.
Turquia
Para aqueles que desejam conhecer dois mundos, um lado europeu e outro muçulmano, a Turquia é uma opção interessante para conhecer e viajar com o dólar em alta. Para ter noção, a Turquia é um dos países mais visitados do nosso planeta.
Uma das cidades mais visitadas é Istambul, conhecida por ser a antiga Constantinopla. O destino é perfeito para quem gosta de história. A cidade é interessante por apresentar mistura de culturas e maneiras muito diferentes de se viver.
A culinária turca é também muito apreciada e saborosa. Outro lugar conhecido e que vale ser visitado no país é a Capadócia. Atualmente, com 1 real é possível comprar 1,36 liras turcas.
Saiba como fazer boas viagens e economizar! Confira estes artigos:
- Fazer mochilão: como realizar uma viagem incrível sem gastar muito?
- 5 dicas de ouro para fazer uma viagem com economia
- Como pechinchar em uma viagem?
- É possível economizar em viagem internacional? Descubra!
- Conheça 4 destinos de viagem que custam menos que os novos iPhones da Apple
- Viajar barato: 6 formas de trocar hospedagem por trabalho
Conclusão
Viajar com o dólar em alta é possível sim. Afinal, há inúmeros lugares incríveis que podemos conhecer e que possuem moedas mais desvalorizadas e custo de vida menores. Por isso, se quiser sair do Brasil, pesquise sobre os países indicados no artigo e faça uma viagem fantástica!
Lembre-se: o mundo tem muito a lhe mostrar. Por isso, tente fugir do dólar alto até mesmo se estiver com dinheiro sobrando e surpreenda-se com o que os outros povos têm a lhe oferecer!
Gostou das dicas? Então assine a Newsletter e aprenda a como ter dinheiro sempre disponível para realizar o que deseja!
Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?
Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.
Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!