Você se considera uma pessoa produtiva? De acordo com pesquisa recente, a produtividade do brasileiro é baixa: uma pessoa aqui gasta cerca de 1 hora fazendo o que um estadunidense faz em 15 minutos. Assustador, não acha?

Produtividade tem a ver com fazer mais em menos tempo e da melhor forma possível. Felizmente, esse atributo não é um dom e pode ser aprendido! Contudo, muitas pessoas querem ser produtivas, mas são poucos os que realmente sabem como ser eficientes em seus projetos.

O que exatamente faz uma pessoa ser mais produtiva que outra? Qual o segredo que permite que elas consigam fazer tudo o que planejaram no tempo estabelecido?

É sobre isso que este artigo tratará! Quer entender mais sobre o assunto? Então leia até o final e descubra o que torna as pessoas mais produtivas!

1. Organizam o dia seguinte

As pessoas mais produtivas são organizadas. Elas anotam tudo o que precisa ser feito no dia seguinte na sua agenda pessoal e começam o dia fazendo, em primeiro lugar, as tarefas mais importantes – ou as mais chatas. Quando fazemos o que não gostamos primeiro, poderemos focar melhor nas tarefas mais prazerosas pelo resto do dia de trabalho.

Organização é essencial na vida de quem quer conseguir fazer tudo o que planejou. Por isso, faça como os profissionais mais produtivos e comece a planejar o que precisa realizar, anotando tudo em uma agenda.

2. Sabem dizer não e delegam tarefas

Ninguém é perfeito e consegue fazer tudo sozinho ou ajudar a todos (a todo momento). Para não perder o foco, uma pessoa produtiva diz não aos outros quando está sem tempo e principalmente, diz não a si mesmo.

Entender que “não se pode abraçar o mundo” e que precisamos estabelecer prioridades é o primeiro passo para atingir nossos objetivos.  Dessa forma, usamos nossa energia somente no que importa e não nos desgastamos com outros assuntos.

Além disso, delegar o que é menos importante também e essencial. Acabamos perdendo tempo precioso realizando tarefas que podem ser solicitadas a outra pessoa ou que faça mais sentido para a rotina de outro profissional..

3. Usam a tecnologia com sabedoria

A tecnologia pode ser vilã ou aliada da produtividade, depende de como você utilizá-la. Pessoas produtivas usam-na ao seu favor, dispondo de aplicativos de produtividade, como apps de agenda, bloqueadores de e-mail, apps que facilitam o trabalho, etc.

Ao mesmo tempo, não deixam que ela atrapalhe seu foco no que realmente importa. Ou seja, checam o e-mail somente após o expediente e olham para o celular somente quando terminam de fazer algo importante.

4. Não realizam mais de uma tarefa ao mesmo tempo

Ser multitarefa é terrível e os produtivos sabem disso. Quando realizamos mais de uma tarefa ao mesmo tempo, gastamos mais energia e não focamos no que realmente importa.

Assim, perdemos mais tempo executando o que precisa ser feito e, no final, corremos o risco de não ter conseguido finalizar tudo o que precisávamos.

Comece a adotar o hábito de fazer somente uma coisa de cada vez, priorizando o mais importante (ou o mais chato) e obrigue-se a fazer somente aquilo que você planejou.

5. Fazem as coisas na hora em que aparecem

Se você recebeu um relatório para fazer, um e-mail importante ou precisa enviar algum documento, não deixe para depois. Pessoas produtivas não “encostam na mesma coisa duas vezes”, ou seja, assim que recebem alguma tarefa fazem-na de imediato, seja responder uma mensagem, comprar o que precisa ou passar um recado importante a alguém.

6. Anotam tudo

Assim como toda pessoa com alta produtividade, você deve ter o hábito de focar e fazer o que importa e livrar sua mente de preocupações e outros compromissos anotando o que precisa. Desta forma, você não esquecerá compromissos e não perderá tempo pensando ou tentando lembrar de informações importantes.

7. Sabem da importância de fazer pausas

Quando focamos em alguma atividade por muito tempo, ficamos cansados e precisamos fazer uma pausa para recarregar as energias. Para não diminuir o nível de produtividade, as pessoas eficientes fazem intervalos por alguns minutos entre uma tarefa em outra.

Contudo, conseguem ter disciplina e, assim que o tempo acabar, logo voltam ao trabalho e focam no que é preciso.

8. Entendem que “desaparecer” pode ser bom

Ficar com amigos e conversar é muito bom, mas infelizmente pode atrapalhar nossa produtividade. Para manter a eficiência dos projetos, algumas pessoas “somem do radar” dos amigos por um tempo, principalmente se precisam executar tarefas muito complicadas.

Dessa forma, conseguem focar no trabalho a ser entregue. Sem interrupções ou companhia, fica mais fácil manter o foco.

9. Conseguem ser disciplinados

Às vezes fazemos coisas que não gostamos e há momentos em que sentimos sono ou preguiça. Isso acontece até com as pessoas mais produtivas, mas elas sabem da importância de continuar a trabalhar.

O sono ou a preguiça nunca serão mais fortes que você. Por isso, diga a si mesmo que você precisa completar determinada atividade e foque somente nela.

No início é muito difícil, mas essas pessoas já entenderam que precisam vencer as adversidades para conseguir terminar as atividades.

10. Entendem que sua saúde é importante

Trabalhar e manter o foco pode desgastar nosso corpo. Pessoas produtivas sabem da importância de se alimentar bem e, principalmente, da prática de exercícios físicos. Quando nosso corpo não está bem, não produzimos bem.

Os exercícios físicos ajudam na concentração, no bem estar e, logicamente, são necessários para a saúde.

11. Sabem que o tempo é precioso

Essa talvez seja o fato que separa os produtivos dos improdutivos. Pessoas produtivas entendem que precisam trabalhar e fazer tudo e muito mais de maneira eficiente no tempo necessário ou até em tempo menor.

Elas entendem que produtividade não tem a ver com trabalhar mais horas. Assim, buscam otimizar seu tempo o máximo que puder.

12. Acreditam que feito é melhor do que perfeito

Pessoas produtivas não perdem tempo com pequenas coisas sem importância que apenas tomam seu tempo. Assim, procuram sempre executar tudo da melhor maneira possível e sabem que uma meta bem executada é o bastante para a efetividade do projeto.

Quer se aprofundar mais no tema? Dê uma olhada nesses conteúdos:

A produtividade é uma qualidade que todos devem desenvolver se quiserem alcançar os seus objetivos e realizar todos os seus sonhos, pessoais e profissionais.

Se quiser ser mais produtivo, aprimore as 12 qualidades citadas acima, que tornam algumas pessoas mais produtivas que outras, e acabe com a frustração de não conseguir fazer tudo o que queria!

Lembre-se que tudo é questão de disciplina e aprendizado de novos hábitos. Portanto, comece já a implantar o que foi dito e veja as maravilhas que a produtividade pode fazer por você!

Gostou do artigo? Assine nossa Newsletter e continue seu aprendizado para ter uma vida melhor!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *