Ter um planejamento financeiro de longo prazo é essencial para a saúde nas finanças. E saber por que investir também pode ajudar muito. Afinal, os investimentos podem apresentar rendimentos e são úteis para proteger e multiplicar seu patrimônio.

Se você já pensa nos estudos dos filhos menores, comprar uma casa ou fazer uma viagem dos sonhos, por exemplo, é interessante considerar investir. É possível encontrar boas oportunidades na renda fixa ou variável.

Mas, será que o investimento realmente é válido para você? Confira a importância de investir e veja 5 razões para fazer seu dinheiro render!

A importância de investir

Ter educação financeira e conseguir poupar dinheiro já são passos importantes para organizar sua vida financeira. Mas muitas pessoas deixam de encontrar benefícios ao não aprender a investir para alocar suas reservas.

Em tempos de instabilidade econômica e oscilações do mercado, quem consegue ter uma reserva financeira pode se beneficiar ao recorrer a um dinheiro guardado. Assim, uma das primeiras vantagens ao investir é compor um colchão financeiro.

Além disso, o investimento também facilita propósitos específicos e projetos de futuro. A partir da rentabilidade, é possível acelerar a realização de sonhos. E até mesmo construir sua independência financeira e viver de renda passiva.

Entretanto, é fundamental analisar bem as oportunidades e comparar ao seu perfil de investidor para formar uma carteira de investimentos adequada. Isso porque todo tipo de investimento apresenta riscos, do menor ao mais elevado.

Além disso, é preciso pensar nos prazos dos investimentos. Cada opção pode ser mais adequada para determinado período. Assim, você deve avaliar os planos de curto, médio e longo prazo para decidir os investimentos.

5 Razões para começar a fazer aportes periódicos

Existem diversas razões para começar a investir desde agora e fazer o seu dinheiro trabalhar por você. Quer conhecê-las?

Confira 5 razões a seguir!

1. Maior segurança para o futuro

Economizar no presente é ter a oportunidade de construir uma vida mais tranquila no futuro ou colocar os planos em prática. Como você viu, investir é saber que existe uma reserva da maior segurança para enfrentar problemas de oscilações econômicas ou possível falta de renda.

Ademais, os investimentos de longo prazo permitem conquistar mesmo os planos que exigem muito dinheiro. Com os aportes frequentes, é possível, ao longo do tempo, fazer uma boa economia e conquistar suas metas de forma organizada.

2. Garantia de uma aposentadoria mais tranquila

Você já pensou em como será seu momento de sair do mercado de trabalho e desfrutar de uma aposentadoria? Todos desejam viver essa fase sem dificuldades, mas nem sempre isso é possível. Afinal, a Previdência Social pode ser bastante limitada.

Por isso, os investimentos podem complementar a aposentadoria tradicional e ser mais uma fonte de renda futura. Assim, você terá mais garantias de que é possível ter os recursos necessários para manter o padrão e a qualidade de vida.

3. Segurança de respaldo financeiro familiar

Muitas pessoas se convencem do por que investir depois de pensar na situação familiar. Uma família que tem patrimônio pode viver com mais tranquilidade e, inclusive, planejar de forma mais segura o futuro dos filhos.

É possível, por exemplo, aumentar as chances de prosperidade dos seus filhos ao ter capital para custear seus estudos e mesmo para repassar a eles uma herança. Assim, construir o patrimônio familiar é essencial para ter mais segurança ao longo da vida.

4. Multiplicação do patrimônio

Sem dúvida, um dos maiores objetivos ao investir dinheiro é receber rentabilidade. Com isso, os investimentos oferecem a chance de aumentar sua renda, a partir dos juros pagos ou dos ganhos conquistados em cada um.

As possibilidades são muitas, desde os mais seguros da renda fixa até os ativos mais arrojados na renda variável. Confira opções comuns:

Quando você investe, seu patrimônio não se limita ao dinheiro poupado e investido. Os juros e a rentabilidade também passam a compor seu capital. Assim, é possível multiplicar os valores pela ação dos juros compostos ao longo do tempo.

5. Alcance de objetivos financeiros

Muitos objetivos e sonhos se perdem no meio do caminho pela falta de planejamento financeiro. É comum que as pessoas se sintam frustradas por não conseguirem montante suficiente para alcançar o que desejam.

Mas o que muitos não sabem é que o investimento pode tornar mais fácil visualizar a realização de um projeto. Como você viu, ele permite ter ganhos, financeiros, acelerando a acumulação de dinheiro. Logo, você tem uma ajuda para realizar suas metas.

Primeiros passos para começar a investir

Depois de conhecer motivos para investir seu dinheiro e saber por que vale a pena, é importante entender como fazer isso, certo? Quem busca por maiores chances de rentabilidades deve saber, em primeiro lugar, que esse não é o único fator importante.

Também é preciso pensar na segurança e na liquidez dos investimentos. Assim, você precisa ter em mente o seu perfil de investidor antes de começar a investir. Depois, lembre-se de analisar as opções com cuidado para tomar decisões mais alinhadas.

Veja os primeiros passos para investir:

  • tenha um bom controle financeiro e faça sobrar dinheiro para investir;
  • conheça seu perfil de investidor;
  • saiba quais são seus objetivos financeiros e os prazos;
  • avalie as opções de investimento e veja as mais adequadas para você;
  • abra uma conta em um banco de investimentos e comece a investir.

Agora você pode responder à pergunta inicial deste post: afinal, por que investir? Cada pessoa tem duas próprias respostas, a depender dos sonhos e projetos. Não deixe de considerar o que viu aqui para começar a compor seu patrimônio o quanto antes!

Depois de saber os motivos e benefícios de começar a investir, é hora de pensar em uma parceria que gere sucesso e mais oportunidades para a sua carteira. Conheça o BTG Pactual Digital e saiba como ele pode ajudar nos seus primeiros passos!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Comentários

  1. Joice    

    Nunca é cedo e nem tarde para começar a investir. A melhor hora é agora!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *