4 minutes

Você consegue imaginar quais são os países que cobram menos impostos no mundo? Nações que não cobram impostos não existe, até porque todas precisam de dinheiro para manter-se funcionando.

De qualquer forma, existem alguns países que conseguem se manter mesmo tendo uma carga tributária menor e até, bem abaixo da maioria dos países.

Se você acompanhou o artigo do blog que falava dos países que mais cobram impostos do mundo, deve saber que o Brasil tem uma das maiores cargas tributárias. Caso não tenha visto o post e queira saber qual a posição do nosso país no ranking, clique aqui e leia-o.

Depois de falar dos maiores recolhedores de tributos, resolvemos mostrar os países com as menores cargas tributárias do mundo! Se interessou? Então continue a leitura do artigo e surpreenda-se com os nomes que você verá na lista!

1. Singapura

Singapura é um país asiático que chama atenção pela boa qualidade de vida, tecnologia e oportunidades. Esse pequeno país é considerado pelo Fórum Econômico Mundial como um dos mais competitivos do mundo.

Apesar de ser uma nação considerada evoluída, Singapura tem como carga tributária de cerca de 18,4% do PIB.

2. Georgia

A Geórgia é um pequeno país no leste europeu que muitas vezes passa despercebido. Isso porque fez parte da União Soviética e até hoje não é um país que apresenta boa qualidade de vida se comparado com outros países europeus e até mesmo com outros da mesma região.

O país reduziu seus impostos logo depois da queda da URSS no fim da Guerra Fria. Até hoje, sua carga tributária gira em torno de 16,4%.

3. Emirados Árabes Unidos

O país está entre os 20 mais competitivos do mundo e nos últimos anos, apresentou um bom crescimento, de acordo com o Fórum Econômico Mundial. Um dos países árabes mais ricos da região, vive quase que exclusivamente da exportação de petróleo.

Como tem abundância deste produto, não precisa taxar os rendimentos da população e oferece serviços gratuitos sem descontar das pessoas, como saúde pública e Serviço Social.  A carga tributária fica em torno de 15,9%.

4. Arábia Saudita

Outro país do Oriente Médio com muito dinheiro, principalmente por causa do petróleo e da exportação desse produto. Contudo, como depende muito da exportação de petróleo, enfrentou problemas econômicos com a queda do preço do barril.

Tanto que o Fórum Econômico Mundial alega que, para a Arábia Saudita conseguir manter-se bem, é necessário que o preço do barril fique próximo dos 100 dólares. A carga tributária do país é em média 15% do PIB.

5. Lesoto

O Lesoto é um país africano que fica no território da África do Sul. Ao contrário dos outros países citados até o momento, é considerado um país pobre e com baixo índice de desenvolvimento humano.

A carga tributária fica sempre perto dos 13,6% do PIB.

6. Bahrain

Para quem não conhece, o Bahrain fica no Oriente Médio e é também um dos países com menos impostos no mundo.  A nação arrecada cerca de 13,5% em tributos.

O Bahrain apresenta burocracias desnecessárias nos seus processos governamentais e leis trabalhistas que prejudicam a competitividade do país.

7. Kuwait

Outro país do Oriente Médio que tem pouca carga tributária. A arrecadação de tributos chega perto dos 13%, o que faz o Kuwait uma das nações com uma das menores cargas tributárias do mundo.

Apesar dessa cobrança pequena, o índice de desenvolvimento humano do país é alto e considera-se que as pessoas vivem bem no local. O Kuwait não cobra tributos sobre o lucro das empresas, por exemplo.

8. Macedônia

A Macedônia fica na Europa, entre a Albânia e a Grécia. Apesar de ser um dos países com menor carga tributária, apresenta indicadores de desenvolvimento humano e de qualidade de vida menores do que seus vizinhos.

O país também não é bem visto na questão de estabilização política. A Macedônia arrecada 12,9% de tributos.

9. Catar

A lista de países que cobram menos impostos tem a presença de diversos países do Oriente Médio, e o Catar também está entre eles. Altamente desenvolvido, o Catar apresenta indicadores de qualidade de vida e desenvolvimento humano altos, apesar de ser o país que tem a maior concentração de renda no mundo.

Assim como outros da região, vive da exploração de petróleo, o que pode ser prejudicial com a queda do preço do produto. O Catar arrecada 11,3% em tributos todos os anos, em média.

10. Brunei

De acordo com diversas fontes, o Brunei é o país com a menor carga tributária do mundo. Tanto que o país arrecada cerca de somente 8,7% em tributos! Trata-se de um pequeno país localizado na Ásia e é governado por um sultão muçulmano.

Seu tamanho é tão pequeno que a população tem em média apenas 500 mil habitantes. O Fórum Econômico Mundial comenta que o governo é cheio de burocracias e há dificuldade de acesso a financiamentos.

Outros

Além dessas 10 nações com pouco recolhimento de tributos, vale citar outros que também apresentam cargas tributárias pequenas. Confira:

  • Oman: país do Oriente Médio, não há imposto sobre a renda do cidadão e apenas é descontado cerca de 6,5% para a Previdência Social;
  • Namíbia: país africano que tem carga tributária perto dos 21,6%.
  • Camboja: país asiático que arrecada cerca de 21% em tributos;
  • Croácia: localizado no Leste Europeu, arrecada em média 20% em tributos;
  • Armenia: localizado na Ásia, com carga tributária em média de 19,9%;
  • Zâmbia: outro africano, tem cerca de 18,6% de tributos arrecadados no PIB;
  • Andorra: país que menos cobra impostos na Europa. Os cidadãos pagam cerca de 6% a 9% para a Previdência Social.

Breve comentário sobre o sistema tributário brasileiro

Como foi falado sobre impostos, vale citar uma curiosidade sobre o Brasil. Apesar de ser um dos que têm maior carga tributária no mundo, o Brasil é um dos países que menos tributa a renda no mundo.

Além disso, o Brasil é um dos países que menos tributa a herança. Enquanto o ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação) é cerca de 4% no Brasil, em outros, essa porcentagem chega a 40%.

Artigos relacionados:

O que achou dos países que cobram menos impostos do mundo? Como visto, não há um padrão, pois entre os que têm menor carga tributária, podemos encontrar países nos quais a população tem boa qualidade de vida e nações que apresentam diversos problemas sociais e econômicos.

Como você pode perceber, a quantidade de impostos arrecadados não tem muita relação com a qualidade de vida de sua população. Mas, de qualquer modo, é sempre importante estar atualizado sobre o tema!

O que você achou do artigo? Então inscreva-se na nossa newsletter e fique por dentro de como fazer seu dinheiro trabalhar para você!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Share.

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

2 Comentários

  1. Artio de Andrade Crasto on

    Esqueceu que na República Popular Democratica da Coreia (conhecida como ‘Coreia do Norte’) não se paga qualquer tipo de impostos desde 1974, e mesmo assim a população desfruta de moradias, saúde, educação e transporte de forma gratuita ou simbólica.

Leave A Reply