Nassim Taleb é considerado uma das maiores referências modernas no mundo dos investimentos. E, por sua importância, todo investidor precisa conhecer seu legado.

Nessa série de artigos sobre grandes nomes do mercado financeiro, tem tido a oportunidade de conhecer diversos nomes de peso, que contribuíram e que têm grande importância para os investidores até hoje.

No artigo de hoje, você conhecerá um pouco sobre a história de Nassim Taleb. Continue a leitura do artigo, aprenda mais sobre ele e conheça sua contribuição para o mercado e para todos aqueles que desejam investir melhor!

Quem é Nassim Taleb?

Nassim Taleb é considerado um dos maiores escritores do mercado financeiro. Estatístico e ensaísta, Taleb ficou conhecido pelos livros “A lógica do Cisne Negro” e “Antifrágil”.

Nasceu no Líbano em 1960 e é filho de um oncologista e de uma antropóloga. Apesar de ser membro de uma família com certa influência na região, Taleb e seus pais tiveram que lidar com a guerra civil libanesa e se refugiaram na França.

Taleb obteve uma excelente educação. Bacharel e mestre em matemática pela Universidade de Paris, possui MBA pela The Wharton School, na Universidade da Pensilvânia e PHD em administração pela Universidade de Paris.

Seu conhecimento em matemática e finanças o fez conseguir cargos de destaque em importantes instituições financeiras. Alguns de seus trabalhos foram:

  • Diretor Administrativo do Credit Suisse;
  • Trader proprietário do BNP Paribas;
  • Chefe de arbitragem proprietária com derivativos no First Boston.

Sua carreira no mundo do mercado financeiro não parou por aí. Taleb passou anos atuando como chefe de trading de derivativos na Bolsa Mercantil de Chicago.

Além disso, fundou a empresa Empírica Capital, um grande fundo de hedge. Trabalhou também como conselheiro do grupo Universa Investments.

Abandonou a carreira no mercado financeiro em 2006 para se dedicar ao setor acadêmico como pesquisador e ensaísta nas áreas de matemática e filosofia. Dessa forma, passou a lecionar em diversas universidades, como a New York University e Oxford University.

Por que Nassim Taleb é importante para o mercado financeiro?

Uma das contribuições que fez Nassim Taleb se tornar conhecido e ter importância no mercado financeiro é ter criado o termo “cisne negro” para identificar eventos imprevisíveis intensos cujas consequências não podem ser vislumbradas.

O termo foi usado para fazer analogia à crença de que todos os cisnes eram brancos. Afinal, essa era a certeza da população até o final do século XVII. Até que, em 1697, o primeiro cisne negro foi avistado na Austrália.

No âmbito do mercado financeiro, os cisnes negros são eventos imprevisíveis. Trata-se de situações que não podem ser previstas e que geram forte impacto.

Taleb diz que, quando tentamos prever os fatos, teremos erros em nossas previsões. Ou seja, quando um sistema dá muita relevância às previsões e se alavanca em função delas, fica extremamente exposto a eventos raros, como os cisnes negros.

Assim, por mais que hajam economistas que utilizam recursos avançados para trabalhar em modelos econométricos, o ato de prever é imperfeito. Taleb afirma que o sistema financeiro mundial agrava o impacto dos cisnes negros. Dessa forma, sugere que, já que não é possível prevê-los, devemos saber o que fazer caso aconteçam.

Taleb também ganhou fama por apostar em falhas e eventos improváveis, fazendo-o ser considerado um dos investidores mais controversos do mercado financeiro. Sua estratégia consiste em ganhar com a volatilidade do mercado.

E, apesar de controverso, foi a partir deste método que Taleb faturou cerca de 40 milhões de dólares em algumas horas em 1987.

Nas crises de 2000 e 2008, Taleb obteve bons resultados financeiros utilizando suas técnicas. Suas ideias contrariam o que a maioria dos investidores fazem. Enquanto a maioria pretende ganhar pouco com foco no longo prazo, ele aceita correr maiores riscos de perda para ter bons ganhos em oportunidades eventuais.

Qual o legado de Nassim Taleb?

Suas estratégias de investimento são bastante questionadas no mercado financeiro. No entanto, suas ideias o fizeram atingir patamares bastante altos.

Além dessa estratégia, o maior legado de Nassim Taleb pode ser considerado seus livros. Alguns deles ficaram muito conhecidos e se tornaram best-sellers. Três deles são:

  • Arriscando a própria pele: assimetrias ocultas no cotidiano;
  • A lógica do Cisne Negro;
  • Antifragil: coisas que se beneficiam com o caos.

Os dois últimos foram altamente aclamados pelo público. A lógica do Cisne Negro foi considerado pela The Sunday Times como um dos doze livros mais influentes desde a Segunda Guerra Mundial.

Esse livro, como você já sabe, se refere ao cisne negro – um evento muito raro, imprevisível e que gera grandes consequências. O livro também explica a tendência do ser humano de tentar explicar eventos raros por meio de explicações simplistas.

Alguns exemplos de cisnes negros: o atentado de 11 de Setembro, a Quebra da Bolsa de Nova Iorque, em 1929, a crise de 2008 e a crise do coronavírus, em 2020.

Em sua outra obra, o Antifrágil, Taleb explicita o conceito de antifragilidade. Uma coisa é antifrágil quando se beneficia de uma situação de estresse. Logo, antifragilidade pode ser entendida como a capacidade de se beneficiar e crescer a partir de eventos aleatórios, como crises e volatilidade.

Esses dois livros o fizeram se tornar conhecido por todos os investidores. Além disso, suas ideias de cisne negro e antifragilidade fez com que Taleb se tornasse um dos mais influentes nomes para o mundo dos investimentos.

Outras ideias de Taleb

Além dessas obras, Taleb também contribuiu com muitas outras ideias. Tanto para o mercado financeiro quanto para o ramo acadêmico.

Uma delas é a estratégia de Barbell, que defende que se deve alocar a maior parte do dinheiro em investimentos de baixo risco e a outra em investimentos mais arriscados. Ou seja, deve-se ser conservador e agressivo ao mesmo tempo.

Nessa estratégia, quando os investimentos de alto risco vão mal, o investidor tem grande parte de seu dinheiro alocado em investimentos “seguros”. Caso contrário, quando essa pequena parcela de investimentos arriscados estão bem, os ganhos podem ser muito altos. Para Taleb, é desnecessário investir em papéis de médio risco.

Críticas à Nassim Taleb

Nassim Taleb é adorado e consagrado por diversos estudiosos sobre o mercado financeiro. Um de seus adoradores é o ganhador do prêmio nobel, Daniel Kahneman, autor de “Rápido e Devagar: duas formas de pensar”. Kahneman o considera como um dos maiores intelectuais do mundo.

Entretanto, por mais que seja visto como um grande investidor, suas estratégias de investimento são criticadas por outros estudiosos. Inclusive, é importante ter cautela na hora de aplicá-las na prática.

Diversos investidores consideram sua tática arriscada e com grande potencial de perda. Apostar em cisnes negros, eventos aleatórios, bem como a estratégia de Barbell deve ser feito com muita cautela. Principalmente pelo alto grau de risco que possuem.

É importante, portanto, avaliar se os ensinamentos de Taleb são adequados ao seu perfil e objetivos.

Seja qual for o caso, Nassim Taleb é, sem dúvidas, uma personalidade marcante e de importância para o mercado financeiro. Ganhou destaque por sua postura controversa e técnicas arriscadas.

Seus livros fazem sucesso até hoje entre investidores que desejam aprimorar seus conhecimentos e desejam saber como obter vantagens em eventos aleatórios.

Gostou de aprender sobre Nassim Taleb? Então continue seu aprendizado sobre grandes nomes do mercado financeiro! Confira agora quem é Peter Lynch e descubra por que ele é importante para os investidores.

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Comentários

  1. Rodrigo    

    Bona!!!Excelente série!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *