Quando se fala nos maiores investidores de todos os tempos, o nome de Peter Lynch precisa, obrigatoriamente ,ser mencionado. Empresário e investidor, Lynch obteve sucesso nessas áreas e, até hoje, suas lições são utilizadas por quem deseja saber em quais ações investir.

Ao longo dessa nossa série de artigos você conhecerá um pouco sobre diversos nomes importantes para o mercado financeiro. No artigo de hoje, você saberá mais sobre Peter Lynch.

Continue a leitura do texto e descubra mais sobre essa importante personalidade para todos que desejam aprimorar suas habilidades sobre investimentos!

Quem é Peter Lynch?

Peter Lynch é um dos maiores investidores do mundo. Foi ex-gestor daquele que foi considerado o maior fundo de ações do planeta, o Fidelity Magellan Fund.

Nasceu em 1944 no Estados Unidos. Perdeu o pai ainda criança, que faleceu por câncer e sua família foi sustentada pela mãe. Entrou na Boston College e estudou História, Filosofia e Psicologia.

Anos depois, se tornou mestre em Administração de Empresas pela Universidade da Pensilvânia. Além desses títulos, Lynch escreveu livros sobre investimentos que serviram de base para diversas pessoas aprenderem a investir.

Começou no mundo dos investimentos ainda jovem. Na época, utilizava suas economias para adquirir ações da Flying Tiger Airways.

Iniciou sua carreira no mercado financeiro como estagiário da Fidelity Investments. Sua contratação definitiva ocorreu 3 anos depois, em 1969.

Entre 1974 e 1977, Lynch se tornou Diretor de Pesquisa da Fidelity. Nesse último ano, foi o responsável por gerir o maior fundo de ações do mundo, o Magellan Fund.

Pediu demissão em 1990, quando o fundo havia crescido muito e tinha uma média de retorno anual de 29,2%. No entanto, mesmo tendo se aposentado, permaneceu ligado a ele como vice-presidente da empresa.

Depois de deixar a liderança do Magellan, Peter Lynch começou a investir seu tempo e dinheiro em filantropia.

Foi criada a Fundação Lynch, que doou mais de 80 milhões de dólares até hoje.  A instituição apoia causas ligadas à educação e ajuda organizações religiosas, culturais, históricas e o ramo da saúde – como hospitais e pesquisas médicas.

Entendendo um pouco sobre o maior fundo de ações do mundo

Vale mencionar brevemente a atuação de Lynch no Magellan fund. Sob seu comando, o fundo passou de 18 milhões de dólares em ativos para 14 bilhões em 1990, ano de sua saída.

Durante seus 13 anos no comando, o fundo batia o S&P 500 anualmente. O Magellan fund se tornou o que é graças à capacidade e métodos de Lynch, que apostou em empresas como: Ford, Volvo, Kemper, General Eletric, dentre outras.

Por que Peter Lynch é importante para o mercado financeiro?

Lynch demonstrou ter grande capacidade para atuar nesse ramo. Tanto o Magellan fund quanto a empresa, a Fidelity Management & Research Co., tiveram sucesso devido aos conhecimentos de Lynch.

Peter Lynch é considerado hoje como uma lenda nos investimentos e chegou a ser citado na atualização do livro “O investidor Inteligente”, feita por Jason Zweig e escrito originalmente por Benjamin Graham.

O jeito de investir dele até hoje é difundido entre investidores iniciantes e experientes. Inclusive, há um livro chamado: “O jeito de Peter Lynch de investir: as estratégias vencedoras que transformou Wall Street” que contém seus principais ensinamentos e práticas para investimentos.

Sua regra base para comprar ativos é: antes de investir, você precisa conhecer o que está comprando.

Ou seja, é essencial levar o mercado financeiro a sério, entender a complexidade que envolve o meio e compreender a análise de risco antes de investir em alguma empresa.

Conheça um pouco sobre sua filosofia de investimentos a seguir.

Qual a estratégia de investimento de Peter Lynch?

Peter Lynch é outro adepto do buy and hold. Sua estratégia é simples, como você já sabe: invista em negócios que você consegue entender claramente e aposte no longo prazo.

Lynch acredita que não se deve ficar tentando adivinhar os melhores momentos dos ativos. Para ele, o segredo para lucrar no mercado de ações é apostar em boas empresas e ter paciência.

Logo, suas principais estratégias são as seguintes:

1. Invista no que você conhece

Esse é o princípio mais importante de Peter Lynch. Quando se investe no que se conhece e, principalmente, no que domina, as chances de êxito podem ser maiores. 

Por outro lado, investir em um segmento no qual não temos contato torna a análise muito mais complicada.

2. Certifique-se da qualidade da empresa

Depois de identificar as possíveis boas opções para investir, o segundo passo é sempre verificar a qualidade da empresa e fazer uma análise fundamentalista.

Nunca invista em uma empresa sem antes analisar tudo: governança, condições financeiras, perspectiva de crescimento, etc.

3. Invista com objetivo no longo prazo

Não se preocupe com as oscilações e mudanças no curto prazo, pois os resultados aparecem no longo prazo.

4. Cuidado com a diversificação

Diversificar a carteira é importante. Mas, para Lynch, uma carteira muito extensa atrapalha no acompanhamento dos ativos comprados e na hora de fazer uma pesquisa sobre eles.

Ou seja, diversifique seu portfólio, mas mantenha somente as ações que considera importantes para conseguir acompanhar o mercado.

5. Small caps podem ser ótimas opções

Lynch acreditava que ações de pequenas empresas com bons investimentos têm maiores chances de crescer e trazer retorno ao investidor no longo prazo.

Qual o legado de Peter Lynch?

Além dessas estratégias de investimentos e da sua gestão no maior fundo de ações do mundo, Lynch escreveu livros que podem ser fontes de estudo sobre o mercado financeiro. Alguns deles são:

  • Learn to earn;
  • One Up on Wall Street;
  • Beating the street;
  • The Ugly Advantage;
  • O jeito Peter Lynch de investir.

Ressaltando que esse último citado está disponível em português. Suas obras podem ser lidas tanto por iniciantes quanto experientes. Learn to earn, ou “Aprendendo a Ganhar” pode ser considerada uma boa leitura para investidores jovens e iniciantes.

O segundo livro mencionado na lista aborda a técnica de investimento de Lynch. Beating the Street, por sua vez, é mais voltado à prática e discute cada ação adquirida por Lynch em 1992.

Conclusão

Por suas estratégias e conhecimento, Lynch se tornou referência para investidores no mundo todo e para quem deseja obter sucesso investindo em ações. Por isso, até hoje, Peter Lynch é um dos maiores investidores do mundo e uma inspiração.

Foi um dos maiores responsáveis pelo crescimento de um dos maiores fundos de ações do planeta e conseguiu destaque por suas estratégias de investimento, as quais são muito utilizadas atualmente por diversos investidores, em inúmeros lugares do mundo.

Gostou de aprender sobre Peter Lynch? Confira agora o que é falsa diversificação e como evitá-la em sua carteira de investimentos!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *