Você sabe dizer para onde está indo seu dinheiro? Se olhasse para o ano passado, quanto você ganhou ou perdeu? Seu patrimônio está crescendo ou diminuindo? Você tem clareza dessas informações ou você vai “somente” vivendo com o dinheiro que tem?

Responder a essas perguntas tem a ver com diferenciar duas situações: a de ser rico e a de parecer rico.

Diferença entre ser rico e parecer rico

A diferença entre parecer e ser rico pode até parecer óbvia se você pensar em termos gerais, mas quando o assunto é finanças pessoais, a análise é um pouco mais profunda.

Por exemplo, vamos imaginar duas pessoas que ganham a mesma renda mensal de R$ 10 mil. Uma delas possui dois imóveis e um automóvel. A outra não tem nenhum bem tangível. Comparando essas duas pessoas, quem é rica? Quem parece mais rica?

Se formos olhar apenas os bens, poderíamos dizer que o indivíduo com imóveis é o que tem mais riqueza. Isso pode até ser verdade, mas quando falamos em ser rico x parecer rico temos que analisar a relação entre ativos e passivos.

Explicando melhor: uma pessoa com muitos ativos (renda) pode ser rica. Mas, se ela possui mais passivos (ou seja, mais dívidas) ela entra no grupo daquelas pessoas que apenas parecem ricas, quando na verdade podem estar muito endividadas.

Isso significa que, se analisarmos o exemplo, as informações que temos ainda são poucas para avaliar a riqueza de alguém. Para isso, precisamos conhecer o Balanço Patrimonial

Ser rico x parecer rico: a importância do Balanço Patrimonial

Imagine que neste exato momento fosse tirada uma foto das suas finanças: de tudo o que você tem e do que você deve. É mais ou menos isso que é o Balanço Patrimonial (BP).

Também conhecido como BP, o balanço é como se fosse uma fotografia de uma pessoa ou empresa que reflete a situação financeira dessa pessoa/empresa no dia em que a foto foi tirada.

Trata-se de um demonstrativo extremamente importante porque nos mostra como estamos financeiramente em um determinado momento. É ele que nos ajuda a responder às perguntas que fizemos logo no primeiro parágrafo.

Além disso, sua importância está também no fato de que muitos outros índices de saúde financeira partem das informações extraídas do BP. Para você entender como ele funciona, tenha em mente que o Balanço Patrimonial é representado por um retângulo e mostra os seguintes itens:

  • Ativos: localizado no lado esquerdo do BP, apresenta tudo que possuímos. Na lista estão itens como: ativos circulante, que são as aplicações em dinheiro (em ações, na poupança etc.); ativos de longo prazo, representado pelas contas a receber (por exemplo, a prestação de um aluguel, FGTS); e os ativos permanentes, que são os bens (como imóveis, carros, joias etc.).
  • Passivo: localizado no lado direito, apresenta tudo o que devemos. São as dívidas que temos com o parcelamento de um imóvel, cartão de crédito, consórcio, financiamento, entre outros.
  • Patrimônio Líquido (PL): localizado no lado direito, apresenta a diferença entre o que uma pessoa possui e suas dívidas. Em outras palavras: é calculado pela fórmula PL = Ativos – Passivos.

Analisando o balanço patrimonial

Voltando ao exemplo do começo do texto: analisando o Balanço Patrimonial de ambas as pessoas, sabemos que as duas possuem no ativo circulante a renda de R$ 10 mil. A diferença é que no ativo permanente apenas uma possui bens (dois imóveis e um carro).

No entanto, para fins de Balanço Patrimonial, temos que verificar também os passivos. Se no ativo permanente de uma pessoa temos os valores do automóvel e dos imóveis na sua totalidade, no passivo temos que considerar o saldo devedor dos financiamentos do automóvel e dos imóveis.

Acreditando que ambas possuem dívidas no cartão de crédito, pode ser que aquela que tem mais bens seja a que tenha um patrimônio líquido menor do que a que não possui ativos permanentes, portanto, é a “menos rica”.

Então, conforme mostramos, a definição de parecer e ser rico é definida no Patrimônio Líquido, o qual mostra a relação entre ativos e passivos. Por isso, nossa pergunta é:

Ser rico x parecer rico: como está seu Patrimônio Líquido?

Um Patrimônio Líquido positivo significa mais ativos do que passivos (isto é, mais geração de renda do que retirada). Logo, quanto mais ativos e menos dívidas você tiver, maior sua riqueza.

Observe que em finanças pessoais,o objetivo não é o de ter ativos somente. Como vimos, uma pessoa pode ter muitos ativos, mas ter altas dívidas para manter cada um dos ativos. Portanto, o objetivo é o de fazer o PL crescer, pois isso significa que está havendo uma geração de riqueza ao longo do tempo, com entradas maiores que retiradas.

Como vimos, o Balanço Patrimonial é um reflexo das escolhas financeiras feitas a cada dia. Quando o BP apresenta um Patrimônio Líquido crescente ao longo do tempo, significa que no nosso dia a dia estamos tomando boas decisões financeiras.

Por isso, se você quer conquistar a tão sonhada liberdade financeira, inicie trabalhando para, se for o caso, diminuir suas dívidas. Lembre-se que para começar a deixar a casa em ordem sua missão inicial será a de ter mais ativos e menos endividamento.

“Ser rico” e “parecer rico” é uma questão de escolha. Se você optar pelo primeiro, é porque vai querer ver o Patrimônio Líquido crescer. Isso pode ser feito através de bons investimentos. Caso você queira aprender mais sobre o tema, que tal conferir nossas 5 dicas de ouro para você investir seu dinheiro?

Gostou desse conteúdo? Quer acompanhar de perto todas as novidades do blog? Então não perca tempo e assine gratuitamente a nossa newsletter e siga-nos em nossas redes sociais.

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

Nosso site é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *