Há muitos livros sobre finanças que trazem diversas lições importantes para qualquer pessoa. São eles que nos ajudam a lidar com o dinheiro e organizar a nossa vida financeira.

Em momentos de crises, sejam elas econômicas, do seu próprio negócio ou até pessoais, saber tomar as melhores decisões de forma acertada é essencial. E a leitura pode nos promover conhecimentos preciosos para essas ocasiões.

A educação financeira, portanto, deve ser vista como um aprendizado essencial para todas as situações. Por isso, confira 10 livros para ler em casa que podem lhe ensinar muito sobre finanças e a melhor maneira para lidar com o seu dinheiro em todos os momentos.

Vamos lá?

1.  Rápido e devagar: duas formas de pensar

O autor, Daniel Kahneman, ganhou o Prêmio Nobel de Economia por pesquisas interessantes em relação à tomada de decisão das pessoas. Essa obra explica que as  nossas escolhas não são totalmente racionais.

Basicamente, os estudos do escritor demonstram que há duas formas de pensar: uma que é mais rápida, intuitiva e emocional e outra que ocorre devagar e de forma lógica. A leitura nos mostra também os defeitos do pensamento rápido e revela o quanto esse tipo de raciocínio pesa na tomada de decisões – podendo, muitas vezes, nos prejudicar.

Além disso, o escritor oferece soluções para que possamos fazer escolhas melhores e evitar que o pensamento rápido prejudique nossas vidas.

Por isso, é uma leitura obrigatória para aqueles que buscam entender como pensamos e querem desenvolver formas de aprimorar as decisões, principalmente nas questões econômicas.

2. Mercado financeiro: produtos e serviços

O livro é do autor Eduardo Fortuna, sendo considerado por alguns como a bíblia dos profissionais de finanças. Esta obra pode servir como um manual para as pessoas entenderem sobre os mais variados produtos e serviços disponíveis no mercado financeiro, de capitais e de derivativos.

Pode ser uma excelente leitura para quem deseja investir ou trabalhar na área financeira.

3. O que os ricos sabem e não contam

Brian Sher dá conselhos para que o leitor mude a mentalidade, abordando temas como: características da economia e marketing pessoal, além de outros diversos conteúdos correlatos. De forma resumida, o livro nos mostra que muitos não conseguem obter sucesso porque não acreditam em si e assumem antecipadamente que irão falhar.

Por ser um livro mais voltado às questões psicológicas, pode ser recomendado a todos que precisam, antes de tudo, alterar seu mindset e começar a ter confiança em si. O sucesso, como se mostra, tende a ocorrer quando se desenvolve uma mentalidade vencedora, criando coragem e se planejando para isso.

4. Seu futuro financeiro

Escrito por Louis Frankenberg, a obra tem a proposta de ensinar as pessoas como poupar no dia a dia. O autor também consegue esclarecer o que deve e o que não deve ser levado em consideração na hora de guardar dinheiro e traz dicas para utilizar melhor os recursos disponíveis.

Excelente para quem precisa aprender a ter controle de gastos e entender o que deve ser visto como supérfluo e o que é prioridade.

5. Desafio dos deuses

Peter L. Bernstein ensina como avaliar riscos de um negócio e tomar decisões mais acertadas em relação ao dinheiro. Desafio dos deuses traz lições aprofundadas sobre finanças de uma forma simples, tendo uma narrativa semelhante à de um romance.

Ideal para quem deseja entender como funciona o mercado financeiro e precisa compreender conceitos de amostragem, probabilidade, teoria dos jogos, tomada de decisões racionais e irracionais, dentre outros.

Por isso, essa é outra obra que pode ser uma recomendação para quem busca tomar decisões mais certeiras na hora de fazer seus investimentos e escolhas financeiras.

6. A cabeça do investidor

A cabeça do investidor: conheça suas emoções para investir melhor, de Vera Rita de Mello Ferreira, é uma obra que aborda sobre como as emoções podem afetar nossas finanças, escolhas e, principalmente, os investimentos que fazemos.

Desenvolvido por uma psicanalista, o livro pode ser fonte para quem precisa entender mais sobre psicologia econômica e finanças comportamentais. Afinal, nossa vida financeira sofre influência das nossas emoções a todo instante, e não devemos deixar que elas atrapalhem a nossa estabilidade econômica.

Vera Rita explica como os mecanismos emocionais agem e interferem na maneira como lidamos com o dinheiro, seja positiva ou negativamente.

7. Mundo financeiro

Trata-se de uma obra mais técnica na qual o autor, Alexandre Póvoas, compartilhe sua experiência como um gestor de fundos de investimentos e traça um perfil do comportamento dos mercados.

Outro livro sugerido para quem deseja entender como funciona o mercado financeiro e busca aprender com um profissional que trabalha diariamente nessa área.

8. Saiba mais para gastar menos

Elaine Toledo, nesta obra, tenta abordar de forma simples o seguinte questionamento: você está com dificuldades financeiras porque ganha pouco ou porque gasta demais?

Para ajudar a responder a pergunta de forma honesta e clara, a autora apresenta ferramentas para melhorar a saúde financeira e dá exemplos de possíveis soluções para sair desse mal-estar financeiro.

Leitura relevante para aqueles que ainda precisam entender por que não conseguem estabilizar sua relação com o dinheiro.

9. Terapia Financeira

A obra mostra algumas das diversas dificuldades financeiras que as pessoas enfrentam e as saídas que o autor desenvolveu para tentar ajudar todos aqueles que não sabem controlar seus recursos.

O livro também auxilia o leitor a compreender os seus gastos e as suas despesas, além de fazê-lo entender como priorizar os seus sonhos, Ainda, demonstra como planejar um orçamento eficiente para poupar dinheiro. Livro desenvolvido por Reinaldo Domingos.

10. Como organizar sua vida financeira

Esse é mais uma das obras de Gustavo Cerbasi, autor do best seller “Casais inteligentes enriquecem juntos”. Como organizar sua vida financeira apresenta formas de tomar decisões mais conscientes sobre o seu dinheiro, além de maneiras eficazes para gerenciar, organizar e planejar suas finanças.

Ensina a fazer um diagnóstico da situação financeira atual, a descobrir o valor do patrimônio que você precisa para chegar à independência financeira e também a analisar o seu orçamento doméstico para identificar o que precisa ser melhorado.

Além disso, o livro ajuda o leitor a encontrar o seu perfil de consumo e de investimento, explicando como fazer a declaração do Imposto de Renda, como utilizar o crédito a seu favor, dentre outros ensinamentos importantes.

Conclusão

Os 10 livros sobre finanças deste artigo são leituras recomendadas para aqueles que precisam, acima de tudo, mudar sua ações e, especificamente, a mentalidade para aprender a lidar com as finanças de forma eficiente.

A educação financeira é importante e não pode ser negligenciada. Ler livros sobre o tema ajuda a ficarmos cada vez mais próximos do que esperamos atingir em relação ao nosso dinheiro. E pode ser um passatempo interessante e instrutivo para fazer nas horas vagas em casa!

Quer continuar seu aprendizado? Confira agora 10 livros para você aprender a cuidar melhor do seu dinheiro!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *