Grátis é a palavra mais interessante para qualquer um que está abrindo um novo negócio, não é mesmo? Aliás, obter algum benefício sem precisar pagar por ele é o desejo de muita gente.
E não há nada de errado nisso! Muito pelo contrário: buscar ferramentas gratuitas para pequenos negócios, por exemplo, é essencial, já que nesses primeiros momentos seu controle financeiro empresarial apertado.
Se você conhece alguém que está empreendendo ou deseja empreender em breve, confira abaixo 7 ferramentas gratuitas para pequenos negócios que podem ser muito úteis para qualquer empresa!
Boa leitura!
1. Hubspot
O melhor CRM gratuito do mercado. Mesmo que esteja no início, não é recomendado se apegar muito às planilhas Excel. Existem diversos motivos pelos quais um CRM é indispensável no seu negócio e o HubSpot é a plataforma grátis que vai lhe provar isso.
Ele é uma ferramenta completa para gerir o relacionamento com seus primeiros clientes. Desde a tela inicial, você pode ver seu funil de vendas completo, permitindo classificar suas oportunidades de negócios e fazer um melhor follow-up.
Além disso, você pode sincronizar o HubSpot com uma das ferramentas corporativas gratuitas mais usadas – como o email, permitindo receber e enviar emails aos seus clientes, sem precisar sair do sistema. Ele também se integra a sistemas de chat online para responder seus clientes em tempo real.
É importante mencionar que pode acessar todas as informações de um cliente ou prospecto em apenas uma janela. Ideal para não perder tempo pedindo informações que já devia ter nas mãos. Veja mais sobre o HubSpot acessando seu site e descubra porque ele é considerado uma das principais ferramentas usadas no empreendedorismo.
2. Dropbox
Se faz negócios na internet, é certo que tem uma pasta com documentos de trabalho no seu computador. Você faz ideia do risco que está correndo deixando esses arquivos apenas no PC?
Imagine que amanhã seu PC ou notebook apresente alguma falha que o impeça de acessar seus documentos. Já pensou no problema que teria, mesmo que conseguisse recuperá-los posteriormente?
Usar serviços como o Dropbox lhe ajudam a evitar que esse arquivo seja perdido para sempre. Com 2GB no plano grátis, você pode sincronizar com seu computador ou smartphone para acessar documentos importantes em qualquer aparelho que esteja.
Você também pode editar alguns tipos de documentos diretamente no app do Dropbox. Saiba mais acessando a página da empresa.
3. Wave
O seu problema é conseguir gerar as finanças do seu negócio? Você precisa conhecer o Wave para entender como ela pode ser a plataforma ideal entre as ferramentas de gestão online na área financeira.
Entre as funcionalidades, o aplicativo possibilita registrar receitas e despesas, categorizando-as de acordo com o tipo de transação. O Wave também facilita na criação e envio de faturas para seus clientes.
Conheça o Wave acessando sua página e fazendo seu cadastro grátis.
4. Zoom
O Skype pode ser a ferramenta de comunicação empresarial indispensável, mas não é a única. Outros aplicativos mais leves e que exigem menos domínio podem ser usados e são tão eficientes quanto o aplicativo da Microsoft.
Uma dessas alternativas é o Zoom. Você pode usá-lo tanto no computador quanto em seu smartphone. Por meio dele, você pode gerar links para uma sala de reunião para convidar para membros da sua equipe ou clientes para chamadas em áudio ou vídeo.
Pronto, não tem quaisquer outras complicações. Basta acessar a página, se cadastrar, baixar o app e gerar links para a reunião. O download é leve e rápido, então não deve ter problemas para convencer seus clientes e leads a usá-lo.
5. Google Analytics
Tem um negócio na internet e não usa o Google Analytics? Então você está fazendo algo muito errado: não está analisando se suas ações ou conteúdos estão dando resultados.
A não ser que trabalhe exclusivamente nas mídias sociais, você precisa usar essa ferramenta para conhecer informações importantes sobre o seu site.
Entre elas, o número de visitas mensais que recebe, se o seu espaço na internet tem recebido mais usuários e até mesmo quais canais estão levando pessoas para o seu blog, entre muitos outros.
Para começar a usá-lo, basta ter uma conta Google e acessar o Analytics para inserir seu site. A partir daí, bastará seguir o passo a passo da Google para que ele comece a te mostrar todas as informações sobre a performance do seu negócio na internet.
Ela é facilmente a melhor entre as ferramentas de análise de negócios que pode ter.
6. Google Docs
Outra das ferramentas corporativas gratuitas da Google, o Docs funciona junto ao serviço de armazenamento em nuvem da companhia, o Google Drive. Ou seja, é interessante que tenha a conta nele para usar os Docs.
Ao invés de pagar a assinatura do pacote Office da Microsoft, você pode usar as ferramentas Google gratuitamente. O pacote conta com editor de texto – e uma excelente alternativa ao Word, editor de planilha, criação de apresentações em slides e até mesmo um editor de imagens ao estilo Paint está disponível.
O preço: apenas ter uma conta Google para fazer login na página do Docs para criar seus primeiros documentos!
7. MailChimp
O email marketing é uma das principais ferramentas estratégicas de marketing digital. O MailChimp é a principal plataforma para fazer isso e, melhor ainda, é grátis!
Por isso, é bastante escolhido como uma das ferramentas gratuitas para pequenos negócios. O motivo para isso é que o MailChimp só passa a cumprir dos usuários que crescem no negócio, algo medido pela quantidade de assinantes da sua newsletter.
Com a plataforma, você pode captar contatos para se tornarem prospectos, criar modelos de emails e agendar o envio para a sua lista, entre outras funções. Acesse o site do MailChimp para saber mais.
Além de ver sobre o MailChimp e o restante das ferramentas gratuitas para pequenos negócios dessa lista, não saia deste artigo sem assinar a nossa newsletter. Assim, você receberá, em seu e-mail, diversas dicas de finanças e investimentos.
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