Você gosta de viajar? É bem difícil encontrar alguém que responda negativamente a essa pergunta. De fato, as experiências proporcionadas pelas viagens permitem sair da rotina e trazem um colorido a mais para a nossa vida.

E essas experiências podem ser bem diversas. Desde aventuras e novos amigos até momentos íntimos e relaxantes com a família: existem muitos tipos de viagem.

Quer saber se conhece todos eles? Confira 7 estilos que você precisa conhecer agora mesmo!

1. Mochilão

O mochilão geralmente é a escolha das pessoas que curtem a liberdade e gostam de fazer viagens econômicas. Isso porque ele promove gastos muito menores, que começam na escolha da hospedagem: muitos viajantes procuram opções mais baratas, como hostel.

Alguns são ainda mais ousados e participam de programas que trocam trabalho por hospedagem. Mas também é possível fazer mochilão com um pouco mais de conforto em pousadas e hotéis.

A ideia principal é viajar com pouca coisa (daí a relação com uma mochila) e realizar atividades de aventura. Por exemplo, trilhas em montanhas, passeios no deserto e alguns esportes radicais.

Alguns países da América do Sul, como Chile e Peru, são famosos por proporcionar muita diversidade nesse estilo. É possível fazer um mochilão com amigos ou ir sozinho e se juntar a diversos grupos acostumados com esse tipo de viagem.

2. Aventura

Se você deseja ter contato com a natureza, mas não faz o estilo mochilão, saiba que é possível viver viagens de aventura mesmo assim. Esse estilo permite vivenciar coisas bem diferentes, como uma road trip — sair conhecendo vários destinos em uma viagem independente de carro.

Outra possibilidade interessante nesse nicho é o ecoturismo. Que tal conhecer cenários belíssimos e fazer atividades como rapel, tirolesa e montanhismo? É possível encontrar diversas agências organizando esses passeios em cidades com estrutura para eles.

Com isso, muitas regiões se especializam nesse tipo de turismo. É o caso de Bonito, em Mato Grosso do Sul. Os países da América do Sul também são destaques no turismo de aventura.

3. Viagem romântica

Da simplicidade e aventura das opções anteriores pulamos para um estilo de viagem em que a última coisa que se quer passar é perrengue. Afinal, um passeio romântico pede calmaria e muito conforto para curtir a dois.

Os cenários também costumam ser diferenciados: uma praia paradisíaca ou cidades cheias de romance, como a famosa Paris. Tudo que remeta a relaxamento, amor e momentos de intimidade — a menos, é claro, que o casal seja aventureiro e prefira viver um mochilão juntos!

Se o objetivo é calmaria, saiba que muitos hotéis no Brasil e em outros países se especializam no atendimento de casais — oferecendo ótimos serviços para a lua de mel, por exemplo. Experienciar um destino romântico com uma estrutura especial para isso é uma oportunidade maravilhosa.

4. Passeio relaxante

Se o que você mais busca em uma viagem são dias tranquilos para relaxar e fugir da rotina de trabalho, talvez seu estilo preferido seja esse. Geralmente, os destinos mais procurados para esse tipo de experiência são os que oferecem muita beleza natural.

Nesse sentido, as praias e as cidades com bastante preservação da natureza se destacam. Já pensou em se conectar com o meio ambiente em uma incrível viagem para a Amazônia? Ou visitar uma das praias maravilhosas do Nordeste brasileiro?

Um passeio relaxante também pode ser feito em cidades históricas, como alguns destinos de Minas Gerais. Há, ainda, a possibilidade de encontrar descanso até em destinos mais badalados — como as cidades europeias.

5. Cultural e gastronômica

Qualquer tipo de viagem tem potencial para ser cultural e gastronômica — já que conhecer outra cidade é sempre descobrir culturas e pessoas diferentes. E qual é um dos elementos mais fortes na cultura de um local? Sem dúvida, a gastronomia. Viajar e não comer coisas diferentes parece deixar a viagem incompleta.

Ainda que esses sejam aspectos presentes em qualquer destino, muitos viajantes não têm esse foco específico quando saem de casa. Enquanto isso, outras pessoas já pesquisam cidades históricas e com vida cultural forte para conhecer.

Os países europeus são grandes exemplos disso. Em geral, quem planeja conhecê-los busca descobrir as especificidades dos locais, visitando ruas históricas, museus, restaurantes, feiras livres e outros eventos que permitam o contato com a rotina dos moradores.

Um objetivo muito interessante nesse estilo de viagem é o desejo de conhecer o local onde seus antepassados viveram. Normalmente, essa é uma prática emocionante para familiares que conhecem um pouco mais de perto a cidade de onde vieram seus entes queridos.

6. Espiritual

Alguns destinos são marcantes para quem procura exercitar a espiritualidade. Por exemplo, muitos cristãos sonham com uma viagem para Israel. Lá, eles passam por diversos locais citados na história de Jesus e vivem momentos muito comoventes.

Quem tem interesse em vivências espirituais também pode encontrar ótimas opções em países como a Índia, onde a espiritualidade é um fator marcante.

Além disso, diversos destinos nacionais e internacionais oferecem retiros com esse objetivo. Eles costumam acontecer em locais silenciosos e tranquilos, próximos da natureza e são realizadas atividades como detox digital, meditação, Yoga, etc.

7. Intercâmbio

Por fim, não poderíamos deixar de falar do intercâmbio. Ele é um tipo de viagem bem específico, pois o objetivo não é apenas conhecer outro local — mas viver nele de verdade, pelo menos por um tempo.

Viagens de intercâmbio permitem que a pessoa estude ou trabalhe em outro país. Com isso, ela acompanha a rotina dos moradores bem de perto, aproveitando a oportunidade de não ser somente um turista.

Esse estilo de viagem promove um conhecimento aprofundado da cultura de outro lugar. As pessoas que fazem um intercâmbio também costumam voltar para casa com muito crescimento na bagagem. Afinal, passar um tempo longe de seu país é um desafio e tanto.

Esses são os 7 principais tipos de viagem que você precisa conhecer! E agora, qual é o seu preferido? Você já fez ou pensou em fazer vários desses?

Conhecer suas preferências é importante para viajar com mais qualidade. Entretanto, estar aberto para outras opções também é uma maneira de viver momentos sensacionais!

Quer saber como viajar mais? Veja nossas 8 dicas para juntar dinheiro e fazer isso!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *