Quem precisa procurar um lugar para morar e quer guardar dinheiro fica com aquela dúvida: “como posso economizar no aluguel?” Ter uma despesa de uma locação é vista por muitos como dinheiro desperdiçado e, para outros, o valor pode ser significativo nas despesas do mês.

Apesar da crença da maioria, pagar aluguel não é ruim, sendo possível até mesmo morar de aluguel com pouco dinheiro e ainda ter uma sobra no final do mês. Felizmente, há algumas boas práticas que podem lhe ajudar a não gastar muito com isso.

Quer saber como pagar aluguel e economizar? Então continue a leitura e descubra 8 maneiras muito eficientes para poupar dinheiro mesmo sendo inquilino!

Acompanhe!

1. Encontre alguém para dividir o aluguel

Antes de alugar qualquer imóvel, tente conversar com algum amigo ou membro da família que tenha interesse em dividir as despesas de um aluguel com você.

Caso não encontre, anuncie nas redes sociais ou em universidades, pois as chances de encontrar algum estudante que tenha interesse em dividir algum apartamento são grandes.

2. Estabeleça um teto de gastos

Organize suas contas e estabeleça um valor máximo que você pode gastar com o aluguel. Saiba que há outros valores que são incluídos, como conta de luz, condomínio, gás e outras despesas, como internet e suas contas pessoais.

Anote todas as faturas que você precisará pagar e decida o valor máximo que você pode aceitar sem se prejudicar.

Fazer isso é importante para você não se endividar ou chegar num ponto sabendo que não terá como pagar suas despesas. Portanto, saber quanto gastar com aluguel é o primeiro passo que você deve dar antes de tomar qualquer outra ação.

Quer saber como organizar suas contas com eficiência? Confira abaixo esses artigos:

3. Fuja de bairros caros

Evite alugar casa ou apartamento em bairros onde os imóveis são mais caros. Procure algum lugar um imóvel em um bairro mais barato e que tenha serviços básicos por perto, como supermercados, farmácias e hospitais.

Isso não significa que você terá que viver em bairros mais afastados ou aqueles considerados “periféricos”. Escolha uma região que seja mais acessível, adequada a sua renda e que não seja muito longe do local onde você trabalha, estuda ou dos grandes centros urbanos.

4. Não seja exigente

Todo mundo quer morar em algum lugar confortável. Mas isso não significa que você precisa escolher lugares luxuosos e/ou espaçosos. Se você não tem muitas coisas ou não fica muito tempo em casa, conseguirá viver somente com o necessário e em um local menor.

Aprenda a viver somente com o que você precisa e tenha somente o que você utiliza no seu dia a dia. Inclusive, há pequenos apartamentos, flats ou quitinetes que já estão mobiliadas com o básico. Dê prioridade para esses espaços se forem mais em conta.

Se puder, evite lugares com piscinas, quadras de esportes, condomínios e áreas de lazer.  O valor do aluguel tem chances de ser maior nessas circunstâncias. Se você tem dúvidas sobre como escolher um apartamento para alugar, fugir dessas regalias é um bom começo.

5. Alugue de um conhecido

Se conhece alguém que tem algum imóvel para locação, tente conversar com essa pessoa para conseguir um valor que seja acessível ao seu bolso. Como o dono do imóvel lhe conhece, as chances de conseguir uma boa negociação e flexibilidade no pagamento é maior.

Caso não conheça ninguém que disponha de um local para alugar, converse com amigos, familiares e conhecidos para saber se eles não sabem de alguma pessoa que possa lhe indicar.

Falar com o proprietário e mencionar que alguém o indicou (principalmente se for algum amigo em comum) pode deixar a pessoa mais aberta a negociações.

6. Fale diretamente com o proprietário

Alugar através de uma imobiliária pode ser mais caro, até porque os estabelecimentos precisam ganhar suas comissões. Por isso, converse diretamente com o proprietário e tente negociar um bom valor. Sabendo como conversar e negociar bem, poderá estabelecer um valor mais razoável.

Uma dica para baratear o aluguel é se comprometer a alugar a residência por mais tempo. Assim, o locador consegue garantir a renda por um bom período e você consegue o desconto.

7. Seja criativo

Ainda, há outras maneiras de economizar na hora de alugar. As dicas a seguir também podem ser úteis se você quiser saber como juntar dinheiro pagando aluguel.

Confira:

  • alugue sua garagem para outra pessoa. Esse dinheiro extra pode ser utilizado para abater o valor do seu aluguel. Caso o locador se incomode com isso, peça para ele dar um desconto do total, já que você não vai usar a garagem;
  • todo mundo que vai se mudar sempre tem algo para se desfazer. Ao invés de doar ou deixar esses utensílios em outro lugar, venda-os para fazer uma renda extra;
  • ofereça algum produto ou serviço que você saiba fazer para o locador e para vizinhos. Assim, você adquire uma renda extra e consegue juntar dinheiro para o que deseja;
  • adquira hábitos sustentáveis e economize dinheiro;
  • converse com vizinhos para serem colaborativos e economizar entre si, como dar caronas para o trabalho, dividir o valor dos produtos de limpeza e utilizarem entre si, montar uma lavanderia comunitária, horta comunitária, etc.

8. Pesquise muito antes de tomar a decisão

Converse com todos que você conhece, procure nos jornais, sites de imobiliárias, redes sociais e sites de pessoas que colocam anúncios de aluguel antes de tomar qualquer decisão.

Se precisar de mais tempo para pensar ou encontrar opções melhores, faça isso, pois é melhor esperar do que tomar alguma decisão rápida e que tenha sido mal pensada.

Economizar no aluguel não é difícil e pode ser feito sem muitas preocupações. Basta ter paciência, planejamento e muita calma na hora de escolher. O mais importante é ter em mente que o dinheiro gasto com aluguel não é “jogado fora” como muitas pessoas pregam e que é possível guardar dinheiro para utilizá-lo no futuro em algo que você deseja.

Quer aprender a economizar dinheiro para depois fazê-lo render? Então assine a newsletter e fique por dentro dos diversos artigos do portal que podem lhe ajudar a alcançar a independência financeira!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!31

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *