Todos que desejam alcançar a tão sonhada liberdade financeira precisam ter o hábito de poupar no dia a dia. Crescemos em uma sociedade em que o consumo desenfreado é um padrão comum e, sem pensar, acabamos repetindo o que grande parcela da sociedade faz.

Atualmente, compra-se mais que o necessário, aumenta-se o desperdício e as dívidas também crescem conforme o salário é reajustado. Contudo, sabe-se que isso não está certo e, para termos uma vida saudável financeiramente, precisamos saber como economizar dinheiro no dia a dia.

Ficar sem dinheiro ninguém gosta e você não quer se prejudicar por isso, não é mesmo? Então aprenda 11 maneiras simples para adotar no dia a dia e poupar dinheiro para usá-lo nos seus planos futuros e garantir uma vida estável financeiramente!

11 maneiras simples para adotar o hábito de poupar no dia a dia

Poupar dinheiro pode ser difícil, principalmente porque associamos o ato de comprar com prazer, mas essa mentalidade pode ser modificada. Economizar é preciso se quisermos garantir nosso bem-estar.

E isso pode ser feito com apenas algumas mudanças em nossas vidas. A seguir, confira como fazer isso de maneira simples sem se sentir prejudicado.

1. Tenha o dia “zero gastos”

Tenha sempre um dia da semana para não gastar nada. Para isso, escolha o melhor dia da semana para você e tente não abrir a carteira nesse dia.

Pode ser difícil no início. Mas, após algum tempo, este poderá mais um hábito de poupar no dia a dia que fará parte da sua vida.

2. Peça descontos

Há quem tenha vergonha de pedir descontos ou utilizar os cupons para pagar menos. Se você não gosta de fazer isso, comece a pensar diferente!  Não tenha medo de utilizar esses benefícios, pois é assim que economizamos para outros momentos importantes.

3. Peça emprestado

Ao invés de comprar, que tal pedir emprestado algo que você precise? Se você necessita de algo, seja uma roupa, mochila para viajar ou até de algumas quantidades de um determinado alimento, veja se não há algum amigo ou vizinho que possa lhe emprestar.

Quando precisamos de algo, automaticamente pensamos em abrir a carteira. Essa mentalidade precisa mudar. Comece antes a se perguntar se alguém não tem o que você precisa.

4. Cozinhe mais

Todo mundo gosta de comer fora, seja pela comida ser boa ou pela comodidade de não precisar cozinhar.  Dessa forma, ficamos mais “preguiçosos” e, quando percebemos, estamos gastando muito com delivery e indo em restaurantes.

Por isso, adote o hábito de cozinhar suas refeições. Além de custar muito menos, é mais saudável comer o que nós mesmos preparamos.

Se realmente quiser saber como economizar dinheiro todo mês, evite ao máximo comer fora. Afinal, em uma única saída, é possível desembolsar o valor de uma compra no supermercado para prepararmos todas as refeições de uma semana inteira.

5. Pesquise muito bem os restaurantes

Se não puder levar marmita ou lanches de casa, pesquise muito os restaurantes ao redor do local em que trabalha ou visita antes de comer, para escolher o que apresenta melhor custo x benefício.

Entrar em qualquer local para comer sem analisar os preços pode nos pegar de surpresa. E, assim, acabamos gastando mais do que planejamos.

6. Conserte mais e compre menos

Há algo que estragou? Em vez de comprar outro, busque maneiras de consertar. Seja uma roupa que rasgou, um sapato de caiu a sola ou algum artefato que sofreu danos. Tentar arrumar sairá mais barato do que adquirir um novo, na maioria das vezes.

7. Peça caronas

Um dos mais interessantes hábitos para economizar dinheiro é aderir às caronas. Precisa ir em algum lugar ou trabalha longe? Veja se não há alguém que more perto e possa lhe oferecer caronas todos os dias.

Outra possibilidade é combinar com vizinhos ou amigos de cada um dar carona para todos em um dia da semana. Assim, todos economizam gasolina e o número de veículos diminui nas ruas, desafogando o trânsito e emitindo menos gases poluentes.

8. Faça listas de compras

Os supermercados podem comprometer muito do nosso orçamento doméstico. Para evitar gastar mais do que o necessário, precisamos ter paciência e pesquisar muito sobre os produtos e mercados da região em que vivemos.

Para evitar desperdícios, siga essas sugestões se quiser saber como economizar dinheiro no supermercado:

  • não vá ao supermercado com fome. Dessa forma, evitamos de comprar mais que o necessário;
  • anote tudo o que precisa e compre somente o que estiver na lista;
  • nunca faça compras mensais. Compre aos poucos e somente o que for utilizar na semana. Assim, evita-se jogar alimentos estragados fora e comprar produtos a mais

9. Procure lazer gratuito

Se divertir nos momentos de lazer é essencial para nosso bem-estar emocional. Embora a maioria das atividades que pensamos fazer envolva dinheiro, há como encontrar formas de se divertir de forma gratuita.

Ir a um parque fazer um piquenique, jogar vôlei na praia ou visitar museus, por exemplo, podem ser divertidos e não envolver nenhum gasto. Utilize a criatividade.

Essa dica é valiosa se você não ganha uma boa quantia e quer saber como economizar dinheiro ganhando pouco sem perder qualidade de vida.

10. Saia correndo da loja

Sim, se quiser saber como criar o hábito de poupar, você precisa evitar ao máximo as lojas. E, se tiver vontade de comprar algo, sair imediatamente do local antes que compre algo que se arrependa.

Viu algo que gostou? Pense se você quer isso ou se realmente precisa. Se ficar com muita vontade de levar, mude seu foco e, se necessário, saia da loja sem pensar muito. Depois de alguns minutos, a vontade de comprar passará.

11. Seja organizado

Essa dica é a mais importante, principalmente para aqueles que desejam saber como economizar metade do salário. O segredo está na organização.

Tenha o costume de anotar todos os seus gastos. Assim, você conseguirá visualizar se está gastando mais que o ideal e o que está levando todo seu dinheiro. Corte o excesso e tudo o que não é importante.

Estabeleça metas e planos para o futuro. Sabendo onde quer chegar, você saberá o quanto precisa poupar para conseguir alcançar o que deseja. Procure também deixar as contas em dia, pagar à vista e fugir do cartão de crédito.

Por que você deve adotar o hábito de poupar?

Por que economizar dinheiro? Há quem pergunte isso porque pensa que o dinheiro serve para ser usado. De fato, isso não é mentira mas, como precisamos dele para garantir um futuro feliz, precisamos poupá-lo para não nos arrependermos e termos a vida que queremos.

Economizar dinheiro não significa perder qualidade de vida! Precisamos gastá-lo com sabedoria para conseguirmos ter uma vida de abundância financeira, um futuro estável e para realizar nossos sonhos e objetivos.

Se não economizamos, não teremos tranquilidade financeira e não alcançaremos a tão sonhada liberdade financeira. Por isso, adquirir esse hábito é fundamental para sermos felizes futuramente.

Quer entender mais sobre liberdade financeira? Veja esses artigos:

O hábito de poupar no dia a dia pode ser difícil no início, levando um tempo para o indivíduo se acostumar. Mas pode ser aprendido e aprimorado com o tempo.

Lembre-se que precisamos usar o dinheiro com sabedoria, pois trata-se de um recurso findável. Quem não tem esses hábitos pode prejudicar-se muito no futuro e se arrependerá por não ter conseguido realizar seus sonhos. Portanto, siga essas 11 maneiras e siga no caminho certo rumo à sua liberdade financeira!

Gostou do artigo? Assine a Newsletter e receba mais conteúdos e aprenda a fazer seu dinheiro trabalhar para você!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *