Você tem dívidas e não sabe quando conseguirá quitá-las. Tem um sonho, mas não consegue organizar-se financeiramente para conquistá-lo. Se por algum motivo você está frustrado com sua situação financeira, saiba que não está sozinho.

E não importa a faixa salarial, pois pessoas dos mais variados níveis de renda têm a mesma queixa: falta de segurança financeira para poder viver a vida que almejam.

Conquistar a segurança financeira é poder tomar decisões sem se estressar excessivamente com o impacto financeiro. É controlar as finanças ao invés de ser controlado por elas. Se você ainda não está seguro financeiramente falando, continue aqui e acompanhe algumas estratégias que podem lhe ajudar a mudar o cenário.

O que você entende por segurança financeira?

Em outra oportunidade, comentamos que conquistar a liberdade financeira é “ter equilíbrio de orçamento, conseguindo cobrir seus gastos mensais, não contrair dívidas e, ainda por cima, ter dinheiro o suficiente para investir e buscar suas metas de vida”.

Ter segurança nas finanças é praticamente a mesma coisa, uma vez que estando financeiramente seguro, você tem opções de, como por exemplo:

  • Poder escolher uma carreira sem se preocupar com o salário;
  • Poder fazer uma viagem internacional todos os anos sem sobrecarregar o orçamento;
  • Poder aposentar-se mais cedo;
  • Poder viver de renda;
  • Etc.

Em suma, alcançar a segurança financeira é chegar ao ponto de ter um fluxo de caixa confiável que permite que você viva a vida que deseja. Pessoas que conseguem isso não se preocupam em como pagarão suas contas ou despesas. Tampouco estão sobrecarregadas com uma pilha de dívidas.

Parece um sonho? Como dizem: sonhos estão aí para serem realizados. Para mostrar que você pode ter uma vida segura financeiramente, confira nossas 5 dicas a seguir.

Dicas para conquistar a segurança financeira

Aqui está uma fórmula de cinco pontos que você pode usar para conquistar a segurança financeira, acumulando riqueza e, consequentemente, tornando-se mais feliz.

1. Aprenda a gerenciar o dinheiro

Sem conhecimento não tem como começar, pois será impossível progredir sem um plano para suas finanças. Para isso, invista em educação financeira e aumente sua consciência sobre o valor do dinheiro.

Pessoas que aprendem a gerenciar o dinheiro estão aptas a avaliar como as despesas afetam o orçamento no longo prazo. Desse modo, conseguem chegar no ponto em que os meses passam sem surpresas financeiras.

2. Entenda onde você está

Seu ponto de chegada é conquistar a segurança financeira. Mas, onde está o seu ponto de partida?

Para descobrir, analise suas dívidas, listando-as cuidadosamente. Antes de qualquer ação, o seu foco deve ser o de quitar as pendências financeiras. Para sair do vermelho é preciso ter planejamento e, principalmente, deixar o desespero de lado.

Ao ter uma lista com suas dívidas, liquide aquelas que forem possível em um primeiro momento. Comece tentando negociar as que têm juros mais altos.

Caso você precise de ajuda para dar um fim ao endividamento, recomendamos o post 7 passos para sair das dívidas definitivamente.

3. Controle seus gastos

Tenha em mente também que não basta acabar com o endividamento. É preciso ter um controle para não contrair mais dívidas.

Nesse sentido, relacione todos os seus gastos e analise aqueles que podem ser cortados ou reduzidos. Aqui não estamos falando para você privar-se de ter uma vida com prazeres, mas sim de analisar se tudo o que gasta é realmente o que você precisa.

Isso porque segurança financeira é também sobre aprender a economizar sem perder qualidade de vida.

Será que você não está fazendo compras por impulso, por exemplo? Será que as faturas do seu cartão de crédito não estão transformando-se numa bola de neve? Faça uma análise cautelosa das suas despesas e veja o que você tem feito com o dinheiro que entra na sua conta.

4. Tenha uma reserva de emergência

Após eliminar suas dívidas e estabelecer um controle dos gastos, é preciso ter uma garantia de que você terá o resguardo financeiro no caso de algum imprevisto. Afinal, conquistar a segurança financeira é saber que você estará protegido nos dias mais chuvosos. É a reserva de emergência que dá essa proteção.

O ideal é que ela cubra seu custo de vida por, no mínimo, 6 meses. Portanto, para montá-la, calcule suas despesas mensais, faça um orçamento somando os gastos fixos, os variáveis e os extras.

Caso precise de ajuda, explicamos mais em Reserva de emergência: importância e alternativas para montá-la.

5. Aprenda a investir

Hoje em dia existem diversos tipos de investimentos, com opções de aportes iniciais que cabem em todos os bolsos. Mais uma vez, o conhecimento sobre educação financeira é importante.

Para começar, é importante que você conheça seu perfil de investidor e analise três fatores: risco, a rentabilidade e a liquidez (conhecido como tripé dos investimentos).

Muitas pessoas têm receio desse tema, pois investir parece um bicho de sete cabeças. Você pode, por exemplo, iniciar com investimentos de baixo risco. Os CDBs, Letras de Crédito (LCIs e LCAs), Títulos Públicos e Fundos de Investimentos de Renda Fixa podem ser boas opções para investidores mais conservadores.

Concluindo

Alcançar a segurança financeira significa ter dinheiro suficiente para cobrir despesas inesperadas ou a perda de renda por pelo menos seis meses. Além disso, pessoas financeiramente seguras normalmente não têm dívidas e cumprem suas obrigações mensais ao mesmo tempo que economizam dinheiro para necessidades futuras e vivem bem.

Para obter segurança financeira, comece pagando as dívidas e controlando os gastos. Em seguida, crie uma reserva de emergência. Quando tudo estiver organizado, invista seu dinheiro.

Claro que o caminho para conseguir conquistar a segurança financeira é longo e exige disciplina. Mas, a partir do momento que a pessoa tem consciência financeira, ela consegue criar o hábito de ter uma relação mais saudável com o dinheiro.

Para isso, como gostamos de frisar, é fundamental ter conhecimento do universo das finanças. Divulgamos diariamente diversos artigos para ajudar a todas as pessoas que querem gerenciar melhor seu dinheiro, realizar sonhos e a conquistar a segurança financeira.

Siga-nos em nossas redes sociais e assine nossa newsletter para ficar por dentro de nossos materiais. Até a próxima!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *