Existem pessoas que ganham um bom salário, mas não conseguem acumular patrimônio. Outras que, mesmo com um bom contracheque todo mês, estão sempre endividadas.

Por outro lado, há aquelas que ganham menos, mas que conseguem realizar sonhos e adquirir bens sem precisar se afundar em dívidas. São pessoas que têm controle financeiro, investem da maneira certa e sabem planejar seu futuro sem deixar de viver o presente.

A diferença entre um grupo de pessoas – das que ganham bem mas nunca têm dinheiro – e de outro – que ganham menos e vivem melhor – está na maneira com que se relacionam com suas finanças. Se alguns indivíduos apenas ganham dinheiro, outros acumulam riqueza.

Mas, o que significa acumular riqueza ou ganhar dinheiro? Entender como os conceitos se diferem vai ajudá-lo a ter um olhar muito mais minucioso do seu dinheiro.

Para começar: como é sua relação com o dinheiro?

Se você analisar duas pessoas que trabalham o mesmo número de horas por mês, mas exercem cargos diferentes, é normal pensar que aquela com o maior salário é a que se relaciona melhor com as finanças. No entanto, sabemos que existem pessoas com renda menor e que conseguem acumular mais patrimônio.

Você provavelmente conhece ou já ouviu a história de alguém que ganhou muito dinheiro e acabou passando o resto da vida sem nada. Por outro lado, talvez você tenha um exemplo de uma pessoa que ganhe menos que você, mas que viva melhor com as finanças.

Para garantir um futuro financeiro sólido, sabemos que é fundamental planejar com antecedência e criar uma estratégia de gastos e economias para cada fase de nossas vidas.

Muitos pensam que para conseguir adquirir bens e viver bem é preciso ganhar um salário alto. A questão é que a relação entre acumular riqueza e ganhar dinheiro é definida por uma palavra: hábito.

Explicando melhor: não tem a ver com o quanto que se ganha, mas o que se faz com o que se ganha. O destino que se dá para o dinheiro, mais as escolhas financeiras feitas ao longo da vida, são fatores determinantes para definir onde nos enquadramos: estamos ganhando ou acumulando dinheiro?

Portanto, sua relação com o dinheiro tem a ver com as opções que você faz ao utilizá-lo. Mais uma vez, tem a ver com o hábito (que podemos também chamar de comportamento).

Acumular riqueza x ganhar dinheiro

Quando um indivíduo consegue fazer o patrimônio crescer, dizemos que ele está acumulando riqueza. Se ele “apenas” ganha dinheiro, entendemos que não há um controle sobre entradas e saídas e, por consequência, a pessoa não acumula patrimônio e/ou está sempre no meio de dívidas.

Desse modo, entendemos que se formos para pensar em um único objetivo para nosso dinheiro, ele deveria ser o de acumular riqueza. Isso porque o acúmulo de riqueza proporciona qualidade de vida e realização dos desejos de forma tranquila.

Pessoas que conseguem isso são aquelas que viajam nas férias, realizam sonhos como o de abrir um negócio ou comprar um imóvel, planejam a aposentadoria, têm um fundo de emergência e por aí vai. São indivíduos que consomem mais e melhor do que aqueles que se preocupam somente em ganhar dinheiro.

Perceba que para acumular riqueza é preciso ganhar dinheiro. No entanto, como vimos, ganhar dinheiro não é sinônimo de acumular riqueza. Então, a pergunta é:

Como acumular riqueza?

Se tudo gira em torno do hábito (ou comportamento), o primeiro passo é avaliar se suas decisões financeiras trazem gasto adicional ou receita. Por exemplo: imagine que ao comprar um smartphone você opta por um plano de pagamento mensal de consumo porque o aparelho sairá mais barato.

Se você não utilizar o consumo que está pagando, então você está tendo uma despesa. Mas, suponha que o celular seja usado para o trabalho. Neste caso, o consumo mensal está sendo usado e você tem uma receita.

Por isso, faça uma lista de todas suas despesas e avalie minuciosamente aquelas que realmente são necessárias e aquelas que você pode cortar ou reduzir. Paralelamente, tenha um controle financeiro para organizar as finanças. Se você gosta de utilizar aplicativos, temos um artigo em que damos dicas de 9 apps para organização financeira.

Além de observar seus gastos, para acumular riqueza é importante fugir das dívidas. Sabemos que em alguns momentos não há como evitar as prestações, mas tente minimizar a situação. Procure fazer parcelamentos mais longos apenas quando as compras forem realmente grandes (além de necessárias, claro).

Já que acumular riqueza tem a ver com bons hábitos, adicionalmente àqueles que citamos, para ajudar suas finanças a ficarem organizadas invista em educação financeira.

Sejam cursos, livros, palestras, conteúdo online, entre outros, informações sobre economia e administração vão ajudá-lo a abrir os olhos para questões que estão impedindo o acúmulo de riqueza. Destacamos ainda que com uma boa educação financeira você conseguirá também investir seu dinheiro da maneira certa.

Concluindo

Acumular riqueza não significa ter que abrir mão de viver a vida para poupar. Muito pelo contrário, uma vez que pessoas que acumulam riqueza o fazem justamente para realizarem seus desejos de uma forma muito mais tranquila (sem ter que entrar em dívidas).

Conforme falamos, a relação que temos com o dinheiro tem a ver com hábitos. Então, agora que você entendeu a diferença entre acumular riqueza e ganhar dinheiro, conheça os 5 hábitos que prejudicam sua vida financeira.

E como educação financeira é importante para quem quer gerenciar bem o dinheiro, mantenha-se informado dos nossos conteúdos. Para isso, assine nossa newsletter e siga-nos em nossas redes sociais!

 

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *