Um trabalho freelance é a opção para muitos que querem complementar a renda, seja para ter dinheiro extra para investir, realizar sonhos ou cobrir as despesas mensais. Há ainda aqueles que entram nesse universo por estarem desempregados e precisarem de dinheiro.

Para um grande grupo, ser freelance é o primeiro passo para a realização do sonho de ter o negócio próprio. Neste artigo, falaremos sobre pessoas que têm um trabalho integral, mas que querem, aos poucos, começar a trabalhar por conta própria.

Se você se encaixa no perfil, mostraremos o que você pode fazer para, desde já, desenhar e trilhar sua carreira como freelance.

Dicas para começar um trabalho freelance

De todos os negócios que você pode ter enquanto cumpre a jornada integral, um trabalho freelance é um dos mais viáveis. Na essência, você utilizará as habilidades que já domina para ter seu próprio negócio.

No entanto, como tudo na vida, quanto melhor for o seu planejamento melhores serão os seus resultados. A seguir, damos algumas dicas para você iniciar um trabalho freelance e garantir o sucesso da empreitada a longo prazo (até que chegue o ponto em que você consiga largar seu emprego integral):

1. Defina seus objetivos

Já falamos em diversas outras situações, mas nunca custa repetir: sem metas claramente definidas e facilmente mensuráveis, será muito difícil chegar onde você deseja. Você quer um trabalho freelance pelo estilo de vida? Pelo fato de que será seu próprio patrão?

Por exemplo, digamos que seu objetivo maior seja o de ser um freelancer totalmente autônomo. Você definirá seu próprio horário, decidirá com quem deseja trabalhar e fará todas as solicitações em sua empresa. Agora, como você chega lá?

O segundo passo é entender que antes de largar o emprego atual é preciso que você tenha uma renda saudável em seu trabalho freelance. Por isso, ao definir seus objetivos pense também em sua meta de renda como profissional autônomo.

Analisar as despesas pessoais é muito importante neste ponto. Para tal, recomendamos fortemente o controle mensal dos gastos.

2. Encontre um nicho rentável

Analise um nicho rentável para o seu negócio freelance, isto é, uma indústria e tipo de cliente que valorizam a qualidade. Como hoje em dia existem muitos profissionais freelancers, a competitividade é elevada.

O ideal é entrar em um nicho em que a concorrência seja por qualidade. Quando isso acontece, a competição é por valor e não por preço. Então, escolha uma área que realmente lhe interessa e concentre-se em se tornar o melhor no espaço escolhido.

3. Identifique seus clientes-alvo

Em um trabalho freelance, atrair os tipos certos de clientes para o seu negócio é tão importante quanto encontrar um nicho lucrativo. A decisão é difícil no começo, pois pode significar ter que afastar algumas possibilidades.

No item acima comentamos sobre competir em valor, não em preço. Desse modo, especialmente quando você ainda está com uma quantidade limitada de tempo (afinal, tem seu trabalho em tempo integral), lembre-se que precisará mostrar a capacidade de entregar resultados de qualidade para o tipo de cliente que você definir.

Para determinar quem serão seus clientes-alvo, faça a si mesmo estas três perguntas:

  • Quais empresas acharão meus serviços úteis?
  • Quais empresas podem pagar os valores que eu cobrar?
  • Quem são os tomadores de decisão nesses negócios?

4. Defina preços

Neste ponto é importante ter em mente que você precisa precificar seu trabalho com base no valor que entrega. Não existem preços muito altos, pois tudo depende dos tipos de clientes que você está segmentando.

Todavia, se você fizer sua lição de casa ao decidir para quem oferecer seus serviços, venderá exatamente o que seus clientes precisam (e por um preço que eles podem pagar).

Para precificar serviços é importante colocar na ponta do lápis itens como:

  • Despesas fixas, como internet, aluguel, energia etc.;
  • Valor cobrado dos concorrentes; e
  • Valor da sua hora profissional.

5. Construa um site (e/ou tenha uma forte presença online)

Como as pessoas saberão que você também exerce um trabalho freelance se isso não for divulgado? Você precisa comunicar efetivamente os serviços que oferece e para quem são esses serviços (quais tipos de clientes).

Alguns itens importantes a se considerar:

  • Comunique sua especialidade e mostre exemplos de seu trabalho;
  • Divulgue suas informações de contato;
  • Destaque suas habilidades relevantes, educação e realizações;
  • Exiba depoimentos (mesmo que sejam de colegas de trabalho ou ex-chefes quando você está apenas começando); e
  • Tenha atualizações regulares que mostram sua evolução, novos clientes e o trabalho mais recente.

6. Jamais misture suas prioridades em seu trabalho integral com o trabalho freelance

Acima de qualquer coisa, lembre-se que seu trabalho diário ainda é sua única fonte de renda confiável. Portanto, deve ser sua prioridade número 1.

No futuro, você tem a intenção de se posicionar como autônomo e, por isso, precisa ser um profissional de confiança. Então, não faça nada que comprometa seu emprego em tempo integral. Fuja de atitudes como:

  • Violar quaisquer contratos ou acordos que você tenha assinado com seu empregador;
  • Exercer o trabalho freelance durante o tempo na empresa;
  • Utilizar recursos da empresa, como computadores ou ferramentas, em seu trabalho como freelancer;
  • Entre outros.

7. Aprenda a organizar suas finanças

Você terá um negócio próprio, então, inevitavelmente terá que ser organizado financeiramente. E quando falamos em organização, nos referimos ao nível pessoal e profissional.

Aproveite que você tem um emprego fixo e comece montando uma reserva de emergência. Ela será extremamente útil em casos de imprevistos surgirem.

Além disso, é fundamental ter um bom planejamento financeiro. Sobre o assunto, e indo ao encontro do trabalho freelance, recomendamos o post Aprenda a organizar as finanças sem ter um salário fixo.

Com estudo, planejamento e controle, com toda certeza seu negócio será um sucesso!

Gostou desse conteúdo? Quer acompanhar de perto todas as novidades do blog? Então não perca tempo e assine gratuitamente a nossa newsletter!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

Nosso site é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *