Independente da profissão que exerça, todos precisamos conseguir clientes, seja para uma loja, advocacia ou outro tipo de negócio que ofereça produtos ou serviços. Para isso, é necessário saber vender nossa imagem, cativar as pessoas e demonstrar segurança e conhecimento.
Uma coisa é fato: absolutamente nenhum empreendimento sobrevive sem clientes. Por isso, devem ser considerados o bem mais valioso dos negócios. Felizmente, esse desafio pode ser atingido com maestria seguindo algumas dicas.
Quer saber como conquistar e manter clientes? Então leia o artigo e saiba fazer isso de forma eficaz! Acompanhe!
1. Entenda o perfil de seu cliente e foque nele
Oferecer seu produto ou serviço para todos que aparecerem na sua frente não trará resultados e você só perderá tempo. Não é qualquer pessoa que se interessa pelo que você tem para oferecer. Por isso, pesquise sobre seu público-alvo e entenda o perfil do seu cliente.
Descobrir sua “persona” lhe ajudará a poupar tempo e a criar estratégias eficazes para atingi-los. Para isso, utilize redes sociais e converse com profissionais que oferecem a mesma solução que você, a fim de entender qual o perfil de clientes que atendem.
Leve em consideração suas dores, gostos, o que eles gostam de fazer nas horas vagas, profissão e renda média mensal, dentre outras características. Dessa forma, você saberá como deve atrair a atenção, comunicar-se e abordá-lo para falar sobre o que tem para oferecer.
2. Aprenda a vender e técnicas de persuasão
Estudar a fundo o mercado em que se insere o seu negócio é essencial para conquistar clientes. Isso porque você precisará explicar sobre e esclarecer as dúvidas que podem surgir acerca do que você está anunciando.
Aprenda sobre técnicas de vendas e de persuasão para ativar “gatilhos” que lhe ajudarão a melhorar sua performance.
Ainda, é importante saber explicar o que você faz/oferece em palavras simples e em uma única frase curta. Se você conseguir fazer uma criança de 5 anos, por exemplo, entender sobre o seu trabalho e explicá-lo em segundos, suas chances de atrair consumidores serão maiores.
Quer aprender melhor sobre vendas? Confira estes conteúdos:
- 4 Filmes que vão fazer você refletir sobre vendas!
- Pitch de vendas: 5 dicas para construir o seu
- 5 ações para aumentar as vendas de uma empresa
- Como elaborar um plano de vendas eficiente? Descubra!
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3. Seja facilmente encontrado
Seja facilmente encontrado por todos. Mantenha canais rápidos e acessíveis para falar com você. Disponibilize um endereço de e-mail, divulgue suas redes sociais e tenha um site para responder seus potenciais clientes.
Mostre-se disponível e aberto para conversas, críticas e dúvidas. Converse com seus clientes, divulgue-se e aprenda a ter uma boa relação com eles.
Vale ressaltar também que ter uma boa reputação é imprescindível, pois todos olham comentários e avaliações feitas por outros clientes.
5. Aposte no marketing digital
Hoje em dia, quem não está presente na internet e em pelo menos alguma rede social está perdendo clientes a todo momento. As pessoas estão na internet e seu cliente pode ser encontrado em pelo menos alguma das redes sociais disponíveis.
Contudo, estar presente nesses meios não é o bastante. Você precisa apostar no marketing de conteúdo e divulgar informação, ensinamentos, conteúdos em geral que eduquem e tire dúvidas dos seus clientes.
Isso é essencial porque as pessoas pesquisam muito sobre algum produto ou serviço antes de adquiri-lo. Ou seja, quando a pessoa diz que irá comprar ou lhe contratar, ela já sabe do que precisa.
Divulgar materiais valiosos serve para isso, para convencê-los de que você pode solucionar o problema das pessoas. Isso lhe ajudará a ter mais alcance no meio digital e construirá sua autoridade. Quem divulga e ensina sobre algo relacionado ao seu ramo começa a ser visto como uma pessoa que realmente entende do assunto.
Saber como captar clientes pela internet é o básico para qualquer negócio sobreviver atualmente. Por isso, confira os conteúdos abaixo e aprenda mais sobre como melhorar seu posicionamento na internet:
- Estratégias de marketing: saiba como utilizá-las para promover o seu negócio
- 4 boas estratégias de marketing digital para qualquer empresa!
- Como criar um planejamento de marketing para pequenas empresas?
- Como o Marketing de Oportunidade pode ser valioso para a sua empresa?
5. Frequente os mesmos lugares que seu cliente
Saber como atrair clientes pela internet não é o único ponto que você precisa saber. Saber se relacionar pessoalmente é essencial e, sem isso, nenhum marketing para atrair clientes será eficiente para trazê-los até você.
Por isso, seja amigável, atencioso, prestativo e saiba ouvi-los. Busque apresentar-se da mesma forma que seu cliente se apresenta.
Por exemplo, se você oferece serviços para advogados, busque vestir-se do mesmo modo que eles se vestem. No caso, pode ser terno e gravata ou uma outra roupa social.
Essa técnica é eficaz porque pessoas tendem a comprar ou relacionar-se com quem se parece com elas. Identifique os lugares que eles frequentam e vá nesses lugares. Mostre-se para o mundo, pois, como diz o ditado: “quem não é visto, não é lembrado”.
6. Não esqueça do velho boca a boca e networking
Deixe todos seus amigos e familiares a par do que você faz e diga-lhes que está disponível.
O boca a boca e o networking feito com todos os seus contatos podem levar você a novos clientes. Pense sempre nisso para conseguir mais clientes para seu negócio ou atividade profissional.
7. Saiba que a relação com o cliente não acaba com o fim da venda/serviço
Seguindo todas as dicas acima, você saberá conseguir clientes de forma eficaz e conquistá-los. Seja por meio de conteúdos valiosos na internet, técnicas de vendas e persuasão, por se comportar igualmente ou por ser uma pessoa amiga e atenciosa que entende as dores do cliente.
Contudo, isso não basta e você precisará fidelizá-los.
Clientes antigos fiéis podem lhe indicar para outras pessoas e são mais fáceis de manter do que conquistar novos. Por isso, mostra-se prestativo e disposto a ajudar quando terminar o serviço ou a venda.
Surpreenda-o com algum benefício gratuito ou com descontos e mande e-mail para mostrar que você não se esqueceu deles, seja no aniversário ou outra data comemorativa. Se quiser saber como mantê-los, de uma olhada nessas 8 estratégias para fidelizar clientes.
8. Estude seus concorrentes
Quem mais no mercado oferece o mesmo que você? Seja uma empresa ou outra pessoa física, pesquise sobre ela, suas qualificações, autoridades e encontre “fraquezas” para poder diferenciar-se perante eles.
Se o concorrente oferece algum produto semelhante ao seu, estudo para ressaltar as diferenças e qualidades do seu em comparação com o do rival.
Se oferece algum serviço, estude as qualificações, e busque diferenciar-se, oferecendo algo a mais ou distinto. Veja quem são os clientes dos concorrentes, analise-os e, se conseguir, conquiste-os trazendo para o seu lado.
Conclusão
Conseguir clientes não é uma tarefa simples, mas essa qualidade se aprende com o tempo e com experiência. O mais importante é conquistá-los de maneira positiva e depois mantê-los.
Portanto, se você quer conquistar clientes e vender mais, seja seu produto, serviço ou imagem, siga as dicas e tenha muitos “seguidores” do que você tem a oferecer!
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