Você já passou por um momento no qual você precisava fazer ou comprar algo, por vontade ou por necessidade, e não possuía dinheiro para isso? Essa é uma situação corriqueira entre os brasileiros, e muitos acabam se desesperando para encontrar uma forma de juntar dinheiro mais rápido nestes momentos.

Ter algum valor guardado é sempre importante e útil. Contudo, a mágica de obter uma quantia de dinheiro em pouco tempo não existe. Para alcançar este objetivo, é preciso muito mais do que tempo: é preciso tomar previdências.

Acumular rendimentos pode parecer uma tarefa impossível, mas a verdade é que pode ser feito de maneira simples. Com persistência, organização e calma, podemos alcançar o valor que tanto desejamos, seja para comprar algo que queremos muito, viajar ou fazer outra coisa.

Quer aprender a reunir dinheiro de forma mais ágil e da maneira mais segura possível? Então confira agora o artigo e aprenda a como acelerar suas conquistas financeiras começando agora mesmo!

1. Comece nesse exato momento

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que juntar dinheiro mais rápido se começa pelo primeiro passo.

Por isso, não deixe para começar a economizar e aprender a se organizar financeiramente no próximo mês. Veja se não há algum valor que possa ser guardado ainda neste mês e poupe o quanto puder.

O ideal também é começar fazendo um planejamento detalhando seus gastos. Organizando-os ficará mais fácil entender seu estilo de vida e você poderá verificar qual valor poderá guardar a partir de agora.

Anote todos os gastos. Deixe claro para si mesmo todas as suas despesas e entradas, pois a organização do dinheiro é a base para se ter uma vida financeira estável.

2. Modifique seus hábitos

Analise seus costumes e tudo o que você faz. Com certeza há alguma atitude sua que faz você gastar dinheiro sem necessidade, ou mais do do que o necessário.

Por exemplo, se você consome bebida alcoólica durante a semana, que tal diminuí-la e beber somente nos finais de semana?

Diversas outras mudanças podem ser feitas, como:

  • Sair para comer fora apenas eventualmente;
  • Levar almoço e lanche de casa em vez de comer em restaurante;
  • Andar menos de carro e mais a pé ou de bicicleta;
  • Fazer mais atividades gratuitas e ao ar livre ao invés de ir em atrações pagas;
  • Optar por fazer viagens low cost no lugar de viagens tradicionais;
  • Cortar supérfluos, como chocolates, vinhos caros e outros produtos que podem ser consumidos eventualmente;
  • Ir ao supermercado alimentado, pois quando estamos com fome, tendemos comprar mais que o necessário;
  • Fazer compras com a lista pronta. Compre somente o que está na lista;
  • Comparar preços em diversas lojas antes de comprar e não ter medo de pedir descontos;
  • Consumir tudo o que tem em casa antes de fazer as compras. Evite compras mensais e planeje o que for comer durante a semana e compre somente o que falta;
  • Vender tudo o que não usa ou não tem utilidade.

Não deixe de avaliar suas ações e ver para onde o seu dinheiro está indo. Assim você poderá facilmente identificar o que pode e não ser eliminado. Cortar gastos desnecessários é uma das principais partes para se juntar dinheiro rápido.

Lembre-se também que as pessoas geralmente não conseguem poupar dinheiro mais por causa da sua falta de visão e planejamento do que por receber pouco. Sobre isso, leia os artigos a seguir:

3. Compre apenas por necessidade

A compulsão por compras está a todo momento aparecendo. Isto posto, devemos aprender a dizer não e nos segurarmos quando queremos comprar algo. Com o tempo, isso vira um hábito e você perceberá que terá feito a melhor escolha.

Em muitos momentos compramos algo que achávamos que queríamos, mas no final, acabamos nem usando. Isso ajudará a manter as finanças em dia e a chegar no seu objetivo final, que é juntar a quantia desejada.

4. Seja minimalista

Aprender a viver apenas com o necessário e sem exageros é benéfico não somente para nosso dinheiro, mas também para a nossa saúde mental. Ser uma pessoa materialista demais não é bom, e ser acumulador é pior ainda.

Por esse motivo, aprenda a viver de forma simples e saiba que o que você possui já é o bastante para satisfazer suas necessidades e desejos.

Quer entender mais sobre o minimalismo e como aplicá-lo no dia a dia? Veja esses artigos:

5. Evite criar dívidas

Os maiores “criadores de dívidas” estão ao nosso alcance: cartão de crédito, financiamentos, cheques, boletos e parcelamentos, dentre outros. A facilidade do cartão, principalmente, faz com que automaticamente a gente peça para o vendedor parcelar as compras.

Os parcelamentos, assim como financiamentos e outros tipos de pagamentos podem se tornar um grande obstáculo na luta para juntar dinheiro de forma eficiente e rápida. Por isso, evite-os ao máximo. Utilize desses recursos somente em últimos casos ou de extrema necessidade.

7. Aumente seus ativos

Robert Kiyosaki, autor do best seller Pai Rico, Pai Pobre nos ensina que para sermos ricos, devemos parar de gastar em passivos e aprenda a multiplicar nossos ativos. Para aqueles que não leram o livro, passivo é tudo aquilo que tira nosso dinheiro, e ativo é tudo que coloca dinheiro no nosso bolso.

Se quisermos agilizar o processo de acumular dinheiro em pouco tempo, precisamos aumentar nossos lucros. Seja aumentando o salário ou arrumando novos serviços por fora, veja o que você pode fazer para receber mais dinheiro todos os meses.

8. Crie metas e as cumpra

Para ajudar-lhe a alcançar seus objetivos, faça metas semanais, mensais e anuais. Assim, poderá ver seu progresso e seus resultados.

Determine o que fazer durante a semana para economizar dinheiro, como comer somente em casa todos os dias e guardar todo o dinheiro do almoço, por exemplo.

Ainda, define um valor para guardar todo mês e cumpra suas determinações. Se você tem como objetivo guardar500 reais, procure maneiras de aumentar cada mês que passa um pouco mais que esse valor.

Escolha o valor que deseja ter ao final de cada ano. Dessa maneira, você saberá quantos anos serão necessários para atingir o valor desejado.

9. Aprenda sobre investimentos

Se você guarda seu dinheiro na poupança, pare de fazer isso agora mesmo. Se quiser entender os motivos, veja 6 motivos para deixar a caderneta de poupança!

Você pode usar a poupança sim, mas apenas para acumular algum dinheiro, por algum período. Depois disso, deixá-lo parado lá seria um desperdício.

Veja maneiras de rentabilizá-lo. Para isso, estude sobre investimentos e finanças pessoais. Faça cursos, entenda seu perfil de investidor e veja quais as melhores maneiras de fazer seu dinheiro trabalhar para você.

10.  Planeje todos os seus gastos detalhadamente

Como dito, planejamento é a base para se ter sucesso nesse desafio. Anotar todos os gastos e todas as entradas de dinheiro é importante, mas não se pode esquecer de anotar os pequenos gastos do dia a dia que às vezes são esquecidos.

Por isso, planeje os gastos diários ou da semana. Defina toda semana o que você pode ou não gastar e tente cumprir tudo o que foi estabelecido.

Como juntar dinheiro mais rápido?

O primeiro passo a ser dado, portanto, é anotar todos os gastos e entradas de ativos. Depois, veja o que pode ser cortado e estabeleça uma nova rotina com mais economia.

Seguindo as dicas, poderá chegar ao valor que você deseja em um determinado tempo. Tudo é questão de prática, estudo, mudança de pensamento e persistência.

Todos sabem da importância de se ter dinheiro reservado, mas poucos realmente sabem como juntar dinheiro rápido. Como visto, isso não é impossível e depende muito do estilo de vida de cada um.

Mas mudar a mentalidade e aprender a se organizar devem ser os primeiros passos para alcançar o objetivo desejado. Portanto, não espere muito! Comece já a colocar em prática o que foi indicado e consiga chegar no valor que você tanto deseja!

E aí, gostou do artigo? Assine nossa newsletter e saiba mais sobre como alcançar sua independência financeira!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *