O tema dos investimentos tem ganhado muita atenção no Brasil e várias pessoas já estão reconhecendo as vantagens de fazer melhores escolhas financeiras. Entretanto, ainda é comum que se busque o investimento ideal para multiplicar o dinheiro rapidamente.

Considerando isso, é importante esclarecer que esse pensamento não é realista. Na verdade, o compromisso de investir mensalmente e aumentar sua renda ao longo do tempo são os fatores mais importantes para seus resultados — e não a rentabilidade do investimento.

Então, que tal saber como conseguir investir com mais disciplina? Separamos dicas indispensáveis para lhe ajudar nisso!

Saiba quais são seus objetivos

A primeira coisa que você precisa saber é que a motivação é uma característica interna. Ou seja, é preciso que cada pessoa encontre seus próprios motivos para continuar realizando investimentos. A melhor forma de descobrir isso é pensando nos seus sonhos para o futuro.

Transformar esses sonhos em objetivos permite encontrar as razões pelas quais vale a pena organizar suas finanças e investir. Alguns exemplos de objetivos podem ser: fazer viagens, comprar um carro, adquirir um imóvel, conquistar a independência financeira, etc.

Esses objetivos precisam ser fortes na sua vida. Isto é, você precisa desejá-los de verdade. Assim, será mais fácil driblar o desânimo e outros obstáculos no momento de investir. Para isso, uma dica é montar uma lista ou até mesmo um quadro com imagens que representem seu futuro.

Coloque essa lista ou quadro em um local visível na sua casa. Dessa forma, os sonhos farão parte do seu dia a dia. Além disso, é válido usar as imagens como descanso de tela no celular e no computador.

Tenha metas financeiras

Mesmo sendo grandes motivos para manter o compromisso de investir mensalmente, seus objetivos podem não ser suficientes. Isso porque eles ainda não são totalmente concretos. Afinal, apenas pensar que quer ter um carro não é ainda um planejamento realista.

Por isso, nossa sugestão é fazer com que cada objetivo se desdobre em metas financeiras. Um exemplo: “investirei R$ 200,00 todos os meses para fazer uma viagem nas férias”. Ou “mensalmente separarei 10% do meu salário para investir na independência financeira”.

Essas metas tornam seus sonhos muito mais palpáveis. E facilitam bastante sua disciplina, já que você saberá exatamente o quanto precisa investir — e por quanto tempo fará isso — até conquistar seu objetivo.

Acompanhe os resultados dos investimentos

Outra forma de se manter motivado para continuar investindo é ver o fruto desse hábito na prática. Afinal, perceber que o seu dinheiro aumentou é bastante motivador, certo? Por isso, é interessante acompanhar o rendimento da sua carteira.

Mas há um cuidado em relação a esse ponto: é preciso também entender o funcionamento de cada produto financeiro. Algumas aplicações da renda fixa rendem diariamente, enquanto outras da própria renda fixa e também da renda variável apresentam maior volatilidade.

Acompanhar os resultados dos investimentos e entender como cada um funciona faz com que você saiba analisá-los de maneira mais consciente. E também ajuda a fazer melhores escolhas, encontrando rentabilidade ainda melhores.

Identifique os obstáculos

Você já parou para pensar sobre o que torna difícil seu compromisso de investir mensalmente? Os obstáculos variam de uma pessoa para outra, pois eles têm a ver com a maneira como cada uma vive e com as crenças que desenvolve sobre dinheiro.

Esse é um dos temas de estudo de uma ciência chamada Psicologia Econômica. Ela pode ser muito útil para quem procura entender um pouco mais os seus hábitos financeiros. Então, se você nunca pensou sobre esse assunto, tire um tempo para refletir.

Identificar os principais obstáculos que atrapalham sua saúde financeira é essencial para conseguir mudar a situação. Ao fazer isso, torna-se possível construir estratégias para driblar o problema.

Por exemplo, quem percebe que boicota suas metas financeiras por gastar muito durante o mês pode passar a controlar o orçamento mais de perto. Já quem tem dificuldades em resistir a promoções e descontos pode evitar o uso do cartão de crédito.

Pague-se primeiro

Um dos maiores obstáculos encontrados por quem deseja investir mensalmente é a crença de que é necessário esperar sobrar dinheiro para isso. Na verdade, o que costuma acontecer é não sobrar esse valor. Afinal, fica fácil se perder no meio dos gastos cotidianos.

Uma ótima técnica para resolver esse problema é sempre reservar a quantia dos investimentos logo no início do mês. Desse modo, você inverte a lógica e começa a adaptar seu consumo para o dinheiro que sobra.

Quer fazer isso? Comece organizando seu orçamento e entendendo seu padrão de gastos. Depois, coloque limites para cada categoria e defina um valor a ser poupado todos os meses. Se mesmo assim ficar difícil cumprir com o compromisso, programe seus investimentos para serem feitos automaticamente. O Tesouro Direto oferece essa facilidade.

Tenha uma reserva de emergência

A reserva de emergência é um conceito fundamental quando se fala em manter o compromisso de investir mensalmente. Imagine a seguinte situação: você conseguiu poupar um bom dinheiro para comprar seu carro, mas lhe apareceu um grande gasto imprevisto.

Não existe nenhuma outra reserva além dessa que está sendo montada para comprar seu veículo, então, o único jeito é tirar parte desse valor para resolver sua emergência. Provavelmente, isso causaria desmotivação, não é mesmo?

Se as reservas para conquistar seus objetivos não estiverem protegidas contra imprevistos ficará muito complicado realizá-los. Por isso, é necessário montar uma reserva toda dedicada às emergências. Ela ajuda a evitar decepções, desequilíbrios no orçamento e dívidas.

Busque sempre educação financeira

Por fim, buscar educação financeira é uma estratégia que traz ótimos efeitos na sua disciplina para investir. Isso acontece porque ter mais informações nos capacita para tomar decisões cada vez melhores ao longo do tempo.

Então, estudar o assunto permitirá que você perceba mais claramente as vantagens de investir. Além disso, será possível saber como fazer suas escolhas e como conseguir resultados eficientes com elas. Consequentemente, sua motivação para continuar na linha aumenta.

A educação financeira desenvolve e fortalece os bons hábitos, mudando a sua relação com o dinheiro. Sem dúvida, essa aliada torna mais fácil manter o compromisso de investir mensalmente. Não esqueça também de mais um grande amigo: o tempo. Quanto antes você começar seus investimentos, melhor!

Nossas dicas foram úteis? Aproveite para entender por que não é preciso ganhar mais dinheiro para começar a investir!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *