Quem é assalariado conhece bem o alívio e a animação que surgem com a proximidade do final de ano. Além das festas e do recesso para muitos profissionais, surge uma renda extra que pode fazer grande diferença no orçamento. Mas você sabe o que fazer com o 13º salário?

Sem planejamento financeiro, esse dinheiro a mais pode ir embora rápido e sem que você perceba. Então, que tal conferir algumas dicas para usar seu décimo terceiro salário de maneira inteligente?

Acompanhe!

Negociar dívidas

A primeira dica é para quem está enfrentando algumas dificuldades na vida financeira. Se você está inadimplente, o melhor destino para uma renda extra é a negociação das dívidas. Afinal, com um dinheiro em mãos é possível conseguir abatimentos e se livrar do problema.

Quando você for fazer isso, lembre-se de negociar primeiro as dívidas com juros mais caros —  como cheque especial e cartão de crédito. Contas que estejam atrasadas também podem ser colocadas em dia com a quantia extra.

Já se você tem dívidas, mas não está inadimplente, a sugestão é adiantar parcelas para conseguir desconto. Isso pode ser feito em empréstimos ou financiamentos, por exemplo. Em um consórcio, o décimo terceiro pode ser usado para oferecer um lance e ser contemplado.

Monte uma reserva de emergência

Se as suas dívidas estão sob controle ou você não tem pagamentos pendentes, o 13º salário traz novas possibilidades. Que tal guardar esse valor em uma reserva para ser usada com gastos imprevistos no futuro?

Isso é o que chamamos de reserva de emergência. Assim, suas finanças ficam protegidas contra dificuldades, pois haverá uma quantia pronta para cobrir, por exemplo, custos com saúde, manutenção do carro e outras contas inesperadas.

Afinal, sempre estamos expostos a elas, não é mesmo? A reserva de emergência também oferece segurança diante de problemas financeiros, como a perda de um emprego ou a diminuição da renda por algum motivo.

Invista

Já pensou em usar o 13º salário para entrar no mundo dos investimentos? Existem diversos produtos financeiros nos quais você pode investir essa quantia. Inclusive, o dinheiro da reserva de emergência pode ficar em um investimento com liquidez alta.

Quem já tem sua reserva de emergência e está mais tranquilo diante dos imprevistos, pode investir em alternativas diferentes e conseguir rendimentos interessantes. E se você já investe, ótimo! Aproveite a renda extra para impulsionar ainda mais sua carteira.

Lembre-se de conhecer os detalhes de cada aplicação ou produto financeiro. Fique atento, principalmente, ao prazo de vencimento, ao rendimento e ao valor mínimo para investir. Assim, você tem condições de decidir qual é a melhor opção para seu caso.

Poupe para planos futuros

Uma das vantagens de investir dinheiro é poder se organizar melhor para planos futuros. Por exemplo, se você deseja fazer uma viagem daqui a um ano, o investimento ajuda a manter o compromisso de poupar dinheiro —  além de render uma quantia a mais para facilitar suas férias.

Então, uma ótima ideia é reservar parte do décimo terceiro salário para a realização de algum projeto. Seja comprar um veículo, viajar, fazer um curso, adquirir a casa própria. Qualquer um desses sonhos se beneficiará de uma quantia a mais investida.

Assim, colocar o planejamento financeiro em ordem e utilizar benefícios como esse para poupar dinheiro é o melhor que você pode fazer por suas finanças. Dessa forma, fica mais fácil conquistar o que deseja.

Organize os gastos de final de ano

Todos sabemos que o fim de ano traz alguns gastos a mais. Afinal, o comércio já conta com o 13º salário dos brasileiros e abusa de propagandas para estimular o consumo. Em dezembro, também são comuns as confraternizações.

Então, você provavelmente terá alguns custos com presentes e reuniões de amigos, familiares e colegas de trabalho. Preparar-se para esses momentos é uma ótima estratégia para não exagerar nos gastos — faça uma lista de tudo que precisa e pesquise preços.

Outra boa dica é negociar descontos comprando à vista. Já que está com um dinheiro sobrando, organize suas compras e prefira essa forma de pagamento. Assim, você evita dívidas e os produtos saem mais barato.

Planeje os custos de janeiro

Muitas vezes, a euforia dos gastos de final de ano vem seguida pela angústia de janeiro. Isso porque essa é a época de cobrança de impostos (como o IPTU e o IPVA). Além de mensalidades de conselhos profissionais, matrículas de escolas e faculdades, compra de materiais escolares, etc.

São tantas contas que nos fazem pensar que o décimo terceiro salário deveria vir no início do ano, não é mesmo? Então por que não usá-lo para começar esse novo período de forma mais tranquila?

Poupar um valor do 13º salário permite que você não desequilibre seu orçamento de janeiro diante de tantos gastos. E o melhor: muitos desses impostos e contas oferecem bons descontos para quem faz o pagamento à vista. Nada mal hein?

Aproveite as festas para descansar

Até aqui demos algumas dicas para aproveitar a renda extra e organizar as suas finanças, mas o dinheiro também serve para o seu bem-estar. Por isso, considere utilizar uma parte dele para descansar e divertir-se com amigos e família.

Quem sabe até fazer uma viagem? Os dias de folga no final do ano são ótimos para sair da rotina e relaxar o corpo e a mente. Para não ter problemas com o bolso, considere algumas dicas de economia em viagens.

Incluir gastos pessoais no planejamento financeiro dessa época proporciona alegria e qualidade de vida sem atrapalhar a saúde das suas finanças. Logo, o décimo terceiro também pode ser usado para comprar algo que você deseja — mas nossa sugestão é que esses gastos sejam feitos moderadamente.

Essas foram nossas dicas sobre como usar o 13º salário de maneira inteligente. Ao colocar essas orientações em prática, você faz com que seu dinheiro dure mais e sirva para promover equilíbrio financeiro. Assim, evita contrair dívidas ou ficar frustrado por não ver para onde sua renda extra acabou indo!

E então, gostou deste artigo? Quer aumentar o seu salário todos os meses e não apenas com a chegada no 13º salário? Confira nossas 6 dicas de ouro para crescer na carreira!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *