Quando vamos a uma loja, é comum que acabemos caindo naquele dilema “afinal, devo comprar à vista ou parcelado?”. Dependendo das circunstâncias, uma opção de pagamento pode ser mais vantajosa que a outra.

Tanto o pagamento à vista como o parcelado tem seus prós e contras. Cabe ao consumidor entender quando usar um ou o outro e saber o que é melhor para si e, principalmente, para as suas finanças.

Você é daqueles que se pega perguntando se deve comprar à vista ou parcelado? Então leia o artigo e descubra as vantagens e desvantagens de cada forma de pagamento e comece já a fazer compras de forma inteligente!

Vantagens e desvantagens de comprar à vista

Comprar produtos à vista é um fato que dificilmente você vê acontecer no nosso país, principalmente quando se trata de produtos de alto valor.

Na prática, no entanto, existem apenas vantagens em optar por essa forma de pagamento. Afinal, pagando à vista você evita comprometer seu orçamento e não corre riscos de se endividar.

Apesar disso, confira algumas outras vantagens de se pagar à vista e descubra quando, na teoria, comprar sem parcelamento pode ser uma desvantagem.

Vantagens

Vamos concordar que a melhor forma de comprar qualquer coisa é tendo o valor total do produto e pagar tudo de uma vez para o vendedor. Dessa maneira, você não cria dívidas para os próximos meses, como já falamos.  Essa é a maior vantagem dessa forma de pagamento.

Além disso, fica mais fácil organizar as contas e isso impede o endividamento, pois uma pessoa que compra à vista prefere segurar um pouco seus desejos de consumo para não cair no parcelamento.

Vale destacar também que não ter parcelamentos ajuda a juntar mais dinheiro para investir em um sonho ou numa aplicação financeira.

Outro fator importante é que o fato de desembolsar uma quantia grande de uma só vez faz a pessoa pensar mais antes se realmente precisa ou não daquilo que pretende adquirir. Dessa forma, fica mais fácil se segurar na hora de comprar algo.

Se o pagamento for todo em dinheiro, o sentimento de perda será maior ainda. Pagar à vista também ajuda a pedir descontos, principalmente se a compra tiver um valor bastante considerável.

Desvantagens

A maior desvantagem desse tipo de pagamento é o risco de ficar sem dinheiro o restante do mês ao desembolsar todo o valor à vista para comprar um item.

Contudo, deve-se ter em mente que isso acontece apenas nos casos em que a pessoa não se planeja, não tem uma boa educação financeira ou não possui renda suficiente para cobrir gastos que possam aparecer eventualmente.

Portanto, se o pagamento é feito com planejamento e organização financeira, não há desvantagens em fazer uso da modalidade à vista.

Vantagens e desvantagens de comprar parcelado

Você sabia que, segundo uma pesquisa do SPC, 79% dos brasileiros costumam parcelar suas compras? Isso mesmo, o brasileiro infelizmente caiu no costume do parcelamento.

Isso ocorre porque as pessoas enxergam o cartão de crédito como um auxílio na renda e, assim, acabam utilizando-o mesmo não tendo o dinheiro para pagar. Isso porque contam que, no próximo mês, com o salário, conseguirão quitar a parcela do que foi comprado.

Veja agora as vantagens e desvantagens de parcelar suas compras!

Vantagens

A maior vantagem é poder contar com mais dinheiro no mês. Se você parcela, obviamente desembolsará menos dinheiro no momento da compra.

Quem tem pouco dinheiro, mas é organizado, pode se beneficiar dos parcelamentos em determinadas situações.  Por exemplo, há lojas que dividem o valor dos seus produtos em algumas vezes sem juros. Assim, a pessoa paga o mesmo valor de forma parcelada, sem nenhum acréscimo.

Lembre-se, no entanto, que você precisa ser organizado, comedido e deve planejar-se com eficiência para que o pagamento parcelado não influencie negativamente no seu orçamento.

Desvantagens

Vale adiantar que as desvantagens do parcelamento são muitas. Primeiro porque parcelamentos em vários casos implicam em pagar juros, ou seja, a pessoa acaba gastando um valor maior do que se comprasse à vista.

As lojas que parcelam em várias vezes sem juros geralmente obrigam o consumidor a fazer o cartão ou crediário da loja e comprar por meio dele. Dessa maneira, o consumidor fica cheio de cartões de lojas, sendo que alguns cobram anuidade.

Outro problema do parcelamento é que a pessoa acaba se acostumando a comprar dessa forma e, como não se atém ao valor inteiro, somente à parcela do mês, pode acabar se endividando.

Isso é comum de se perceber principalmente quando alguém compra diversos itens parcelados. Isso porque as parcelas são baixas e, no final, a soma fica alta demais e a pessoa cai no parcelamento das faturas do cartão de crédito, o que é pior ainda.

Endividamentos por parcelamento não são difíceis de acontecer, e o consumidor pode ficar meses ou até anos pagando as compras (e perdendo muito dinheiro com isso).

Afinal, qual é o melhor?

Para falar a verdade, a melhor forma de comprar – visando uma maior tranquilidade financeira – sempre será à vista. Como dito, é mais fácil organizar as contas, não cair em dívidas e faz a pessoa pensar melhor antes de comprar qualquer item que seja.

Contudo, a maioria da população acaba não tendo dinheiro para comprar o que precisa dessa forma. Os motivos são vários: renda insuficiente, falta de organização das contas e falta de educação financeira. Nesses casos, parcelar compras pode ser uma alternativa. 

Se este for seu caso, vale a pena começar a educar-se financeiramente e organizar suas finanças para que seja possível, em um futuro breve, comprar itens sempre à vista nos eu dia a dia.

E, independente da forma que você deseja pagar suas compras, o ideal é sempre ter hábitos de consumos conscientes, saber lidar com impulsos e aprender a comprar melhor no dia a dia.

Conclusão

Comprar à vista ou parcelado pode ser uma grande dúvida na hora de comprar algum utensílio, um curso ou outro tipo de produto/serviço. As duas formas de pagamento possuem suas vantagens e desvantagens, mas não se pode negar que o pagamento à vista é sempre mais garantido.

Afinal, é melhor comprar algo tendo a certeza de que tem o dinheiro para pagar.

Por isso, organize-se e escolha a melhor opção para o seu planejamento financeiro, sempre com muita consciência!

Quer aprender a fazer seu dinheiro render? Assine a newsletter e junte-se a mais de 120 mil pessoas que recebem dicas valiosas para saber utilizar o dinheiro de forma inteligente!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *