Quem não gostaria de viajar mais? Infelizmente, esse é um prazer que muitos brasileiros não conseguem viver da forma como queriam. Afinal, são muitos gastos envolvidos nele. Mas é possível mudar essa realidade tendo um planejamento financeiro para viagens.

Saber organizar o seu orçamento e fazer boas escolhas ajuda você a viajar mais e gastar menos. Então, que tal conferir algumas dicas para conquistar esse objetivo?

Nossas orientações valem para vários estilos de viagem — tanto domésticas quanto internacionais. Confira!

1. Pesquise bastante

Os preços de diversos produtos ou serviços podem variar muito de acordo com alguns aspectos — por exemplo, a empresa, a época do ano, etc. Pensado nisso, nossa primeira dica para viajar pagando mais barato é pesquisar.

É interessante fazer várias buscas na internet antes de escolher um destino e uma data para ir. Aliás, uma dica é pesquisar em vários dias da semana. Esse fator pode interferir bastante, principalmente no preço das passagens aéreas.

Ao fazer orçamentos de viagens, considere, ainda, diferentes épocas do ano. Dessa forma, você consegue perceber quais são os meses em que os preços ficam menores. Assim, é possível dar preferência para eles e conseguir economizar na viagem.

Não esqueça também de pegar orçamentos com empresas variadas. Companhias aéreas, agências de viagens, hotéis, etc. Tenha sempre mais de uma opção para poder comparar os valores e escolher o melhor custo-benefício.

2. Monte um roteiro

Um dos maiores segredos para fazer um bom planejamento financeiro de viagem é a antecedência. Pense bem: ir a um local sem um roteiro definido faz com que você saiba das programações na hora e não tenha muita possibilidade de decidir sobre seus gastos.

Com isso, fica fácil gastar muito mais. O contrário acontece com quem já viaja com um roteiro definido. Essa pessoa procurou antecipadamente as atrações da cidade e verificou quais eram os valores praticados em passeios, restaurantes etc.

Assim, é viável montar um roteiro adaptado para o seu orçamento e controlar os gastos durante a viagem. E o melhor: você consegue curtir tudo o que queria sem enfrentar surpresas desagradáveis na conta.

Por isso, depois de decidir para onde vai viajar, monte um roteiro. O orçamento é montado a partir dele — com todos os custos básicos, como passagem, seguro viagem, hotel, alimentação, compras, atrações, etc.

3. Planeje-se com antecedência

Muitas pessoas passam a vida adiando seus sonhos de viagem porque não conseguem poupar o valor necessário para realizá-los. Uma coisa que ajuda muito nisso é ter uma visão de longo prazo.

Isto é, talvez você não consiga viajar para seu lugar dos sonhos esse ano, mas e daqui a um ano ou dois? Tendo um planejamento financeiro, o tempo trabalha a seu favor. Logo, mesmo que demore um pouco mais, o seu objetivo pode ser realizado.

Então, se você quer colocar isso em prática, organize seu orçamento familiar hoje para que sobre mais dinheiro no final do mês. Fazendo algumas economias e colocando metas de poupança é possível juntar dinheiro para conquistar o que se deseja no futuro.

4. Aproveite promoções

Existem muitas formas de diminuir os gastos com viagem atualmente. Basta ficar atento a promoções e descontos. Uma opção interessante é adquirir os serviços em sites de compras coletivas. Eles oferecem tanto viagens nacionais quanto internacionais.

Nesses sites você paga muito menos por passagens, hotéis e até pacotes completos. Isso porque as empresas contam com a vantagem de realizar vendas em grande quantidade. Mas atenção: é importante tomar cuidado para comprar apenas com companhias confiáveis.

Outra forma de economizar é aproveitando épocas promocionais nas empresas de aviação. Muitas delas lançam descontos significativos em determinados períodos do ano. Acompanhe de perto para comprar passagens por preços menores.

Utilizar milhas para viajar também é uma boa opção. Além disso, existem sites que comparam preços de passagens e hotéis. Essa facilidade ajuda você a encontrar as alternativas mais baratas e gastar menos.

5. Planeje suas compras

Se nem sempre é fácil controlar os impulsos de compra estando na cidade onde mora, imagine durante uma viagem! De fato, os gastos com compras durante os passeios estão entre os principais fatores que fazem viajantes fugirem do orçamento.

Entretanto, é possível tentar evitar isso. Procure sair de casa com uma lista de itens que você deseja — e pode — adquirir na viagem. Se surgir um desejo fora dessa lista, avalie se vale a pena substituir algum item por esse.

É claro que possivelmente um ou outro gasto imprevisto vai surgir, mas o importante é manter o equilíbrio. Tenha certeza de que ir sem esse planejamento tornaria seus custos com a viagem muito maiores.

Para ajudar no seu autocontrole, evite utilizar cartão de crédito, principalmente em viagens internacionais. Você pode ter um grande susto ao receber a fatura depois.

6. Tenha flexibilidade no orçamento

Embora estejamos dando dicas para se planejar antes de viajar, não é interessante ir somente com o dinheiro estipulado. Afinal, ao chegar a outra cidade ou país muitas coisas inesperadas podem acontecer.

Além disso, estar preso ao orçamento inicial pode tirar o prazer de viajar e conhecer novos lugares. Por isso, vale a pena considerar uma flexibilidade no orçamento. Ou seja, tenha sempre um valor a mais para gastar — mesmo que pequeno.

Essa quantia lhe proporciona mais segura e tranquilidade diante de possíveis emergências. E também pode ser usada para fazer um passeio incrível que não estava no roteiro. Se o uso não for necessário, ela continua na conta e ajuda a custear a próxima viagem.

7. Anote todos os gastos

A ideia de anotar os gastos e fazer um controle de orçamento no meio de uma viagem pode não parecer muito atrativa, mas ela é bastante útil. A primeira vantagem é ajudar você a manter o dinheiro sobre controle.

Outro benefício é permitir o ajuste das contas. É o caso de remanejar custos de uma categoria para outra quando perceber que isso é viável. Por exemplo, em uma cidade você pode decidir gastar menos com compras e investir mais em alimentação.

No fim, as anotações também serão extremamente úteis na preparação dos seus próximos roteiros e passeios. Afinal, com essas 7 dicas de planejamento financeiro para viagens, você fará isso cada vez mais!

Quer continuar lendo sobre esse assunto? Conheça 8 aplicativos de viagem para instalar no seu celular!

Quer aprender a investir melhor? Então clique aqui!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *