Que viajar é uma das melhores maneiras de usar o dinheiro muita gente já sabe. Mas você consegue identificar qual é o seu estilo de viagem preferido? Como muitas coisas da vida, essa preferência depende bastante da sua personalidade e dos seus gostos.

E por que é importante saber disso? Para fazer viagens cada vez melhores, claro! Ao ser capaz de planejar com atenção aos detalhes e de acordo com seus interesses, fica mais fácil evitar perrengues e escolher os melhores destinos.

E então, quer ajuda para pensar sobre isso? Confira algumas perguntas que são úteis na hora de definir sua personalidade como viajante!

Quem lhe acompanha nas viagens?

Muito do estilo de viagem depende das pessoas com quem você convive. Por exemplo, quem gosta de viajar sozinho ou com amigos pode se interessar mais pelo turismo de aventura: conhecer lugares diferentes, se hospedar em locais coletivos, não fazer tanta questão de conforto, etc.

Já quem passeia com a família geralmente demanda um conforto a mais. Afinal, é um pouco mais complexo garantir a satisfação de pessoas de diferentes idades, principalmente quando tem crianças no grupo.

Por sua vez, as viagens de casal são uma escolha bem diferente das duas anteriores. Quem viaja a dois pode ter um ritmo mais lento e preferir programas românticos. A escolha do hotel também ganha uma importância extra nesse sentido.

Como sua viagem é planejada?

Pense um pouco sobre como você programa suas viagens. Como se dá a escolha do local? Que pesquisas costuma fazer sobre o destino? Você monta um roteiro sobre o que quer conhecer ou prefere deixar em aberto?

Se a sua preferência é escolher locais diferentes e conhecê-los na medida em que as coisas acontecem na viagem, você certamente tem um estilo mais livre e aventureiro. Mas se o seu hábito é fazer muitas buscas na internet e reunir todas as dicas em um roteiro para ser seguido à risca, as coisas já são diferentes.

Refletir sobre isso é importante para identificar seus principais gostos e saber escolher a próxima viagem ideal. Afinal, escolhas erradas podem tornar suas férias desconfortáveis e até mesmo desperdiçar seu tempo de descanso e divertimento.

Que cenários são os preferidos?

Outro ponto fundamental para escolher um destino de viagem é o seu interesse em relação aos cenários. Então, tire um tempo para identificar do que você gosta mais: praia, natureza, paisagens românticas, museus e muita cultura diferente?

Visualize o que você adoraria ver nas suas próximas viagens. O cenário que aparecer vai ajudar muito a identificar seu estilo e fazer escolhas melhores. Se sua imagem preferida lhe transporta para uma praia paradisíaca, há diversas opções maravilhosas no Brasil e em outros países.

Se você gosta mesmo é de andar por ruas diferentes e analisar a história e a arquitetura das cidades, seu estilo de viagem é outro. Assim, em vez de marcar um passeio para a praia, é melhor pesquisar destinos históricos e com programação cultural.

O que você gosta de fazer?

Pensar sobre as atividades que você gosta de fazer quando viaja tem muito a ver com os cenários. Se a sua opção é por belezas naturais, provavelmente seus programas preferidos envolvem fazer trilhas, passar uma tarde em frente ao mar ou praticar esportes em contato com a natureza.

Se você curte visitar museus, comer em restaurantes diferentes e conversar com as pessoas que moram em outros lugares, sua viagem ideal é para locais que proporcionem essas experiências.

Pesquisar sobre o que o destino oferece é fundamental para alinhar a viagem ao seu estilo. Dessa forma, quem gosta de badalação noturna pode evitar ir para lugares que não promovem isso. Igualmente, se o seu objetivo é relaxar, o melhor é não visitar cidades muito movimentadas.

Onde costuma se hospedar?

Já está conseguindo desenhar melhor seu estilo preferido de viagem? Ótimo! Temos outra pergunta essencial: que tipo de estrutura você busca quando está em um local diferente? Existem muitas opções de hospedagem para todos os gostos.

Os viajantes aventureiros e econômicos costumam ficar em hostels, um tipo de hospedagem coletiva onde se pode ter quarto privativo ou dividir o sono com desconhecidos. Essa é uma ótima alternativa para quem viaja sozinho ou com amigos e quer conhecer novas pessoas.

Casais normalmente prezam pela privacidade, de preferência em locais confortáveis e românticos. Enquanto isso, as famílias com crianças gostam de procurar hotéis que ofereçam alguma programação para os pequenos. Percebe como são diferentes?

Quais são os seus destinos dos sonhos?

Muitas pessoas mantêm uma lista de próximos destinos de viagens. Você é uma delas? Se não tem ainda esse hábito, pare um pouco e imagine quais são os seus destinos dos sonhos — sejam nacionais ou internacionais.

Eles vão poder dizer muito sobre o seu estilo de viagem. Por exemplo, quem sonha em conhecer Paris, considerada uma das cidades mais românticas do mundo, provavelmente busca uma viagem mais intimista.

Já quem tem uma lista cheia de destinos aventureiros da América do Sul já sabe que procura experiências diversificadas. Se o seu destino dos sonhos atualmente é um país como a Índia, talvez esteja buscando uma vivência espiritual.

Estamos dando alguns exemplos superficiais, mas a verdade é que um mesmo destino oferece estímulos muito diferentes. Por exemplo, um viajante solteiro com certeza vai olhar para uma cidade como Paris e encontrar várias possibilidades além do romance.

Então, esse exercício de identificar as primeiras ideias que surgem ao pensar sobre um destino serve para descobrir seu tipo de viagem preferido. Mas é sempre interessante pesquisar sobre os locais para encontrar todas as oportunidades que ele oferece.

Conclusão

E então, conseguiu perceber quais são as suas preferências quando viaja? Você gostaria de fazer um mochilão cheio de aventura, uma viagem bem romântica, algo relaxante ou um passeio cultural?

Não é preciso escolher apenas um, hein? Podemos ter várias preferências, a depender das condições de cada viagem. Como você viu, essas escolhas têm relação com nossa companhia e com os outros detalhes do planejamento.

O importante é estar sempre escutando a si mesmo e decidindo por destinos que atendam aos seus interesses. Assim, você programa tudo de acordo com seu estilo de viagem e suas férias saem incríveis!

Ficou com vontade de fazer as malas? Confira nossas 8 dicas para juntar dinheiro e viajar mais!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *