Você já começa a sentir um frio na espinha pensando no seu orçamento logo que o recesso escolar se aproxima? Essa é uma reação comum. Afinal, ter as crianças em casa pode significar gastos a mais, principalmente no final do ano.

Entretanto, também é possível economizar nas férias das crianças — e sem deixar de aproveitar esse momento. Inclusive, essa é uma ótima oportunidade para ensinar aos seus filhos que nem sempre a diversão é sinônimo de gastar dinheiro.

Que tal conferir 9 dicas para fazer isso?

1. Substitua presentes por presença

A primeira coisa que muitos pais precisam entender quando se fala da relação com os filhos é que nem tudo se resume a presentes.

Ver as crianças passando um tempo maior em casa durante as férias pode fazer com que você logo pense em comprar algo interessante para entretê-las. Mas já pensou que é possível aumentar a diversão de outra forma?

Com certeza os seus filhos adorarão contar com a sua presença em brincadeiras simples. Há diversas opções. Por exemplo, usar jogos que eles já têm, fabricar brinquedos artesanais, etc. Além de viver bons momentos em família, essa é uma ótima estratégia de educação financeira.

2. Confira programações gratuitas

Certamente existem atividades gratuitas para fazer na sua cidade. Você já conferiu essas possibilidades? É comum que as prefeituras e algumas instituições culturais promovam eventos abertos ao público, principalmente nas férias escolares.

São muitas as atrações: peças de teatro, shows musicais, gincanas para crianças e adultos, eventos esportivos e mais. Pesquise sobre isso e se informe para não perder essa oportunidade.

Também é possível aproveitar a folga para visitar museus, parques e zoológicos. Mesmo que nem todos eles sejam gratuitos, a maioria apresenta valores bem baratos — o que garante a diversão com economia nas suas férias.

3. Faça atividades ao ar livre

Uma das maiores diversões para as crianças é brincar ao ar livre. Correr em um parque, fazer um piquenique em família, andar de bicicleta… Isso sem falar no sucesso que faz um passeio à praia ou um banho de piscina, certo?

Todas essas são atividades gratuitas ou econômicas. Então, vale a pena adicioná-las ao seu roteiro de férias sem moderação. Além desses benefícios, investir em diversão ao ar livre tira um pouco seus filhos dos eletrônicos e é bom para a saúde deles.

4. Realize sessões de cinema em casa

Ir ao cinema em família é ótimo. Todo o clima da sessão costuma encantar muito as crianças. Entretanto, sabemos que nem sempre o orçamento tem espaço para vários passeios como esse.

Por isso, a dica é substituir alguns dias de cinema por sessões que você pode organizar na sua própria casa. Escolham um filme bacana, façam bastante pipoca e se divirtam de forma confortável sem gastar muito.

Uma dica extra é convidar alguns amigos dos seus filhos para esse momento. A atração fica completa quando as crianças recebem visitas em casa.

5. Teste receitas em família

Sua cozinha é mais um ambiente doméstico que pode contribuir muito para economizar nas férias das crianças. Afinal, quem não gosta de comer coisas gostosas e diferentes? Fica melhor ainda quando a receita é feita em família.

Envolver as crianças em preparações simples — como pipoca, brigadeiro de panela, cachorro quente ou bolo — rende experiências bem divertidas. E isso pode, inclusive, virar uma rotina na sua casa.

Essa é uma maneira simples de se entreter e gastar muito menos do que se todos fossem a uma lanchonete ou restaurante.

6. Convide familiares e amigos do seu filho

As crianças podem enfrentar muito tédio nas férias, especialmente se os pais não conseguem dedicar um tempo maior para acompanhá-las. Então, uma ótima dica é trazer primos ou amigos para brincarem com elas.

A diversão fica bem maior quando há outras crianças juntas. Além disso, a presença de um grupo favorece brincadeiras coletivas e diminui o tempo gasto em televisão ou jogos eletrônicos.

Que tal aproveitar o momento para organizar gincanas ou campeonatos esportivos? Sem dúvida, as crianças gostarão muito de se envolver nisso!

7. Ensine brincadeiras antigas

Você já se pegou pensando em como era mais prazeroso ser criança antigamente? Não é raro escutar os adultos falando sobre isso e lamentando a perda de certas tradições — como subir em árvores, brincar na rua etc.

Por que não ensinar algumas brincadeiras do seu tempo para as crianças? Inserir jogos tradicionais no cotidiano delas é muito interessante. E é também uma ótima oportunidade para brincar junto com seus filhos.

Algumas opções muito legais são: brincadeiras de roda, mímica, amarelinha, o mestre mandou, pular corda, caça ao tesouro e forca. As crianças ficarão encantadas e você vai adorar se divertir junto.

8. Planeje os custos de passeios

Quando falamos de economizar nas férias das crianças não se trata da obrigação de fazer apenas programas gratuitos. Como dissemos, existem muitas opções mais baratas. E, claro, também é possível realizar um ou outro passeio mais caro sem perder o controle do orçamento.

Basta se planejar para isso. Procure montar uma programação de férias com todas as opções que estão disponíveis e que seus filhos gostam. Aproveitando as possibilidades gratuitas que demos, sobra mais dinheiro para gastar um pouco mais em outros eventos.

Na hora de visitar restaurantes, cinemas ou shoppings, lembre-se de ter um teto de gastos e procure se manter dentro do planejado. Se for preciso, converse com as crianças sobre os limites nas compras.

9. Faça viagens com economia

Nossa última dica é sobre algo que é a cara das férias: viagem! Você sabia que é viável viajar com economia mesmo durante o recesso escolar? Pode ser mais difícil encontrar preços atrativos, mas não é uma tarefa impossível.

Uma sugestão é planejar sua viagem para locais mais próximos. Com isso, não é preciso gastar com passagens de avião e você economia também no combustível do carro. Outra dica é pesquisar bastante os valores e avaliar o local que oferece melhor custo-benefício.

Planejar os passeios e a alimentação durante a viagem também são boas estratégias para economizar nas férias das crianças. Seguindo nossas dicas, você consegue proporcionar momentos incríveis aos seus filhos sem ultrapassar seus limites financeiros.

E agora, já que estamos falando de família, que tal saber como incentivar a educação financeira dos seus filhos?

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *