Fim de ano chegando e, com isso, a família já começa a fazer os planejamentos para o Natal. Mas como comemorar o Natal com economia?

Se não forem analisados corretamente, os gastos de final de ano com as comemorações natalinas podem ser altos e quem não se planeja pode ficar com o orçamento comprometido. A boa notícia é que existe a possibilidade, com criatividade, de se planejar o que comprar e o que fazer nessa data com muita economia.

Quer aprender a festejar o Natal sem gastar muito? Então acompanhe o artigo e veja as dicas para se divertir e ter bons momentos sem precisar abrir mão de muito dinheiro!

Como comprar presentes de Natal com economia?

A compra dos presentes provavelmente é a parte na qual as pessoas mais gastam. Dependendo do tamanho da família ou da quantidade de amigos, saber impor limites é importante para evitar exageros.

Conseguir comprar presentes de forma a economizar poderá exigir um pouco mais de tempo, de pesquisas e planejamentos. Mas compensará no final.

A primeira atitude que você deve ter é estabelecer um valor máximo para ser gasto com todos os presentes e um valor máximo para cada presente. Por exemplo, se você estabeleceu que o máximo que poderá utilizar são 400 reais e decidiu que vai comprar presente para 10 pessoas, então o limite por presente será de 40 reais.

Essa é a maneira mais simples de dividir, mas você pode fracionar o valor do jeito que desejar.

Se o Natal for somente com o núcleo familiar e você não deseja comprar nada para outros integrantes, estabeleça um valor máximo em conjunto e deixe-os escolher um presente que está dentro do valor que foi decidido.

Como lidar com as crianças?

Se você tem filhos, sabe muito bem que frequentemente as crianças pedem presentes caros e ficam chateadas quando não ganham o que querem. Para evitar comprometer o seu orçamento, converse com elas e diga o valor máximo que poderá pagar no presente.

No início pode ser difícil e seus filhos podem não gostar disso. Mas o importante é manter-se seguro e não deixar se influenciar pelas chantagens que eles podem fazer. Afinal de contas, é melhor a criança se conformar do que você ficar com dívidas para o próximo ano, não é mesmo?

A vantagem é que isso é passageiro e logo a criança para de pensar a respeito. Outra maneira de contornar a situação é fazendo uma troca.

Por exemplo, você oferece um brinquedo mais barato e algo que seja em conta para seu bolso e que aparenta ter um alto valor, como um passeio num parque, uma tarde no parque de diversões ou no cinema, dentre outros.

Se você quiser dicas para escolher um bom presente para as crianças, clique aqui e veja dicas que poderão lhe ajudar!

Como lidar com amigos e outros parentes?

Às vezes, é inevitável que jantares natalinos acabem reunindo parentes que não se veem durante o ano. Entenda que você não é obrigado a dar presente para todas as pessoas! Mas caso queira, dê algo simbólico, pois no Natal não devem haver exageros e a data jamais pode deixar você sem dinheiro!

O que pode ser considerado algo simbólico? Um pequeno chocolate, uma caixa de bombons ou até um simples cartão já basta. Tenha em mente que essa data é especial justamente para reunir pessoas, e não simplesmente para ganhar presentes.

Se você está sem dinheiro, uma maneira divertida de economizar é comprando algo para dividir com todos, como alguns chocotones ou chocolates para saborear depois da ceia.

Como escolher e pesquisar presentes?

Mas então, como escolher presentes de Natal sem um consumo excessivo de recursos? A chave para isso está em ter paciência para pesquisar e selecionar a melhor loja e o melhor presente.

Portanto, pesquise preços, compare valores e acompanhe as promoções. Essa pesquisa deve começar a ser feita pelo menos um mês antes do Natal. Se conseguir comprar bem antes, melhor! Geralmente, as lojas tendem a aumentar os valores quando a data comemorativa se aproxima.

Visite as lojas, utilize a internet e saiba negociar valores nos estabelecimentos. Saber “pechinchar” pode lhe ajudar a economizar e ainda render um brinde, muitas vezes. Quer aprender a pechinchar com eficiência? Então confira esse artigo clicando aqui e saiba pedir descontos!

Caso não tenha encontrado nada que lhe agrade e com um valor acessível, use a criatividade! Se tiver habilidades manuais, faça algo você mesmo.

Outras atitudes que você pode ter para contornar a situação é fazer o jantar, ajudar na compra dos alimentos para a ceia ou criar um programa low-cost, como uma noite de filmes, ou ainda fazer uma boa sobremesa para ajudar.

Como economizar na ceia de Natal?

A ceia de Natal, quando não planejada, pode custar caro e pior, desperdiçar alimentos que poderiam ter sido poupados. Para evitar de jogar comida fora, calcule a quantidade de pessoas e tente fazer a comida para evitar sobras. Caso tenha excedentes, peça para que cada um leve uma parte para casa.

Mesmo assim, há algumas medidas que podem ser tomadas para deixar as refeições mais em conta. Você pode, por exemplo, pedir para que todos colaborem fazendo parte das compras ou pedir uma contribuição em dinheiro, por pessoa, para comprar tudo com o valor que foi arrecadado.

Caso queira comprar tudo e pagar com seu próprio dinheiro, estabeleça um orçamento limite para isso também!

Outras maneira interessante é pedir para cada convidado leve um prato que fez. Assim, todo mundo cozinha e não deixa ninguém sobrecarregado, além de mostrar os dotes culinários.

Como economizar nos passeios e viagens?

Se você resolveu tirar alguns dias de descanso no final do ano para viajar, algumas dicas podem lhe ajudar a aproveitar o Natal e os passeios com pouco dinheiro, sem gastos excessivos.

A primeira delas, obviamente, é estabelecer o máximo que você pode despender com esse passeio ou viagem. Evite planejar-se em cima da hora, pois os preços poderão aumentar muito perto da data da compra de pacotes ou das passagens, por exemplo.

Por isso, planeje-se com antecedência, pesquise os melhores precos e compre alguns meses antes da data da viagem. Outras dicas que podem lhe ajudar a economizar são:

  • evitar lugares que sejam caros no final do ano;
  • procurar opções de hospedagens alternativas, como hostel, AirBnb e outros;
  • pesquisar os lugares mais em conta para visitar e comer na hora de planejar o roteiro;
  • pesquise por lugares bonitos que sejam desconhecidos para economizar.

Se você quiser planejar uma viagem no Natal e quer economizar, dê uma olhada nesses artigos para lhe ajudar!

Como comemorar o natal sem comprometer o orçamento? Quem deseja poupar para seus objetivos deve ter plena noção de que o Natal deve ser festejado com economia. Essa data geralmente é vista como especial para reunir a família ou passar bons momentos com amigos.

No entanto, ninguém pode se prejudicar financeiramente somente para agradar os outros. Por isso, aproveite o fim de ano e faça um Natal equilibrado e econômico, entenda que os bons momentos não precisam envolver grandes quantias de dinheiro e, principalmente, divirta-se!

Lembre-se que os melhores momentos estão sempre nos momentos mais simples e com a companhia que temos!

E você, já planejou suas metas para o próximo ano? Então dê o primeiro passo e assine já a Newsletter para aprender a fazer seu dinheiro render de forma eficiente!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *