Em meio a uma rotina extremamente corrida, repleta de compromissos, reuniões,  ganhos e perdas, não é simples manter o equilíbrio emocional e físico. Algumas atividades, como a Yoga, necessitam de pouco tempo e provocam grandes mudanças. Mas você conhece os benefícios da Yoga?

É fato: quanto mais tarefas você insere na sua “lista de coisas a fazer”, menos tempo resta para os cuidados pessoais, saúde e bem-estar. Sendo assim, buscar alternativas que lhe deixem mais relaxado, tranquilo e, ainda por cima, oferecem benefícios para a saúde física, é uma escolha sábia.

A Yoga é uma destas práticas. Além de proporcionar benefícios espirituais, benefícios psicológicos e benefícios para ansiedade, a Yoga emagrece, traz benefícios para a saúde do homem e interfere positivamente no metabolismo.

Então, ficou curioso para conhecer todas os benefícios da Yoga para o corpo e para a saúde? Acompanhe o artigo de hoje e conheça 8 benefícios desta prática milenar, que vão muito além do fortalecimento espiritual e psicológico.

Acompanhe a boa leitura!

Yoga: benefícios físicos e emocionais

Ao praticar Yoga, tanto o homem quanto a mulher notam seu impacto positivo na saúde do corpo e da mente. A prática não está relacionada diretamente a filosofias aprofundadas, que ligam religião, corpo e espírito.

Na verdade, a preocupação maior é com o equilíbrio entre o corpo e a mante. Afinal, “corpo sã, mente sã”.

O principal pilar da Yoga, junto a seus benefícios, é atingir um estado espiritual pleno, integrando o corpo, a mente e o espírito.

Quer comprovar os benefícios da Yoga e entender como a atividade interfere positivamente na sua vida? Confira agora 10 destes benefícios!

1.  Propicia um sono de mais qualidade

Por focar sua prática no relaxamento e tranquilização, um sono com mais qualidade é um dos benefícios da Yoga.

O principal motivo é a união de práticas que aliam a frequência respiratório aos pensamentos. Quanto mais concentrado em sua respiração, mais vagarosamente seus pensamentos vão fluir.

Toda esta tranquilidade afeta diretamente na qualidade do sono. Mais relaxado, você tende a reduzir a agitação e dormir com mais plenitude. Para quem pratica a Yoga a noite, os benefícios no sono são ainda mais visíveis.

2.  Reduz os níveis de ansiedade

Ao separar alguns minutos do seu dia para você, livres de pensamentos complexos e pesados, seu corpo tende a relaxar. Voltar as atenções para o seu interior, especialmente para a sua respiração, reduz a velocidade dos pensamentos e trabalha o relaxamento.

Consequentemente, como benefícios da Yoga, há uma redução considerável nos níveis de ansiedade.

3.  Melhora problemas respiratórios

Um dos grandes benefícios da Yoga está ligado a respiração. Isso porque a atividade exige uma respiração correta, que acompanhe os movimentos corporais. Resultado? Os pulmões funcionam em sua mais perfeita forma, sendo fortalecidos.

Atenção especial a quem possui problemas respiratórios mais graves: antes de iniciar a prática da Yoga, consulte seu médico e tenha uma liberação profissional para seguir a atividade.

4.  Alivia tensões musculares

Realizar movimentações bruscas no dia a dia facilita o surgimento de tensões musculares. Neste cenário, um dos benefícios da Yoga é trabalhar conscientemente cada um dos músculos corporais, tonificando-os e fortalecendo-os.

As posições praticadas na Yoga estão diretamente ligadas aos benefícios musculares que a atividade propõe.

5.  Afasta a depressão

Segundo dados da OMS, o Brasil é o país mais ansioso do mundo. Sendo assim, a Yoga atua como ferramenta indispensável para o equilíbrio entre o corpo e a mente.

Um dos benefícios da Yoga é a diminuição dos níveis de cortisol. Quando elevado, o hormônio causa depressão e estresse.

Vale destacar que a prática, por si só, não representa a cura da depressão mas, sim, contribui com a busca pela plenitude emocional, psicológica e espiritual.

6.  Auxilia no emagrecimento

Você já deve ter visto alguns antes e depois de corpo com o Yoga. Isso porque a prática atua no auxílio ao emagrecimento.

Pode parecer que não, mas o Yoga queima muitas calorias. No entanto, depende bastante da modalidade escolhida. Em tipos de Yoga com movimentos mais rápidos, como a Ashtanga Yoga, é possível queimar até 500 calorias em apenas uma aula.

7.  Oferece mais flexibilidade ao corpo

As posições da Yoga conferem flexibilidade ao corpo. Mesmo que, no início, realizar todas as posições possa soar complicado, a prática leva a perfeição.

Diferente do que ocorre em outras atividades físicas, o Yoga atua em inúmeros músculos e regiões, que nem sempre são trabalhados no alongamento e nos exercícios de musculação, por exemplo.

Portanto, mais flexibilidade e equilíbrio é outro dos mais importantes benefícios da Yoga.

8.  Melhora o desempenho sexual

Você sabia que a prática do Yoga oferece alguns benefícios específicos para a saúde e desempenho sexual, tanto dos homens quanto das mulheres.

Além de elevar o desejo sexual, praticar Yoga promove uma melhora tanto na performance sexual quanto na intensidade dos orgasmos. O motivo de se deve pelo aumento da circulação sanguínea na região genital. A partir de 12 semanas de prática já é possível notar os benefícios da Yoga neste sentido.

Praticando e aproveitando os benefícios da Yoga

Movimentar o corpo, por si só, já é especialmente vantajoso para a saúde. Quando há a união de benefícios para a mente, que contribuem com o bem-estar, vale ainda mais a pena iniciar a prática.

Na dúvida sobre como começar a praticar e aproveitar os benefícios da Yoga? Pondere algumas ações simples.

  • Escolha um local tranquilo e confortável;
  • Busque um bom profissional de Yoga;
  • Utilize apps para Yoga para lhe auxiliar;
  • Use roupas extremamente confortáveis;
  • Pratique Yoga diariamente, de preferência ao acordar

Uma coisa é certa: os benefícios da Yoga atuam em conjunto para uma condição de vida positiva, feliz, plena e livre de pensamentos negativos.

No começo pode não ser tão simples realizar os movimentos corretamente ou até mesmo regular a velocidade da respiração. Mas, como dito, praticar diariamente e com dedicação é o segredo!

Você já praticou Yoga alguma vez? Sente receio mais gostaria de aproveitar os benefícios da Yoga? Deixe seu comentário e contribua com a discussão!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!06

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *