Ao começar a organização do orçamento pessoal, é comum notar que a busca pela redução de custos diários pode representar uma grande diferença no resultado final de suas contas, ajudando a alcançar um superávit.

Essa tarefa pode parecer árdua, não só pelos apelos ao consumo aos quais você está exposto diariamente, mas por representar na maioria das vezes uma mudança de comportamento e a adoção de um controle de gastos.

Se você busca se organizar financeiramente, saiba que é possível economizar nas compras do dia a dia sem necessariamente cortar compras e deixar de consumir o que você programou. Existem algumas boas práticas que podem lhe ajudar a alcançar o sucesso nas finanças, e muita economia também! É sobre elas que falarei neste artigo.

Boa leitura!

Planeje-se! Saia para comprar, mas não compre ao sair!

Pode parecer estranho, mas para começar a falar de economia em compras é preciso assimilar que planejamento de compras é essencial.

Quando você realiza compras que não pretendia ou programava, há grandes chances dessa compra ser por impulso, o que faz com que não sejam devidamente analisados os valores praticados e a real necessidade de adquirir o item.

Nesse tipo de consumo o gatilho da emoção certamente foi acionado, pois você não pretendia realizar a compra, não era seu objetivo. E há grandes chances de haver arrependimento após passado algum tempo.

Já quando você sai especificamente para comprar algo, é bastante provável que já tenha sido feita uma pesquisa de preços, que você realmente tenha a necessidade de comprar esse bem, e que esteja indo realizar a compra onde verificou o melhor custo benefício. Você está decidindo.

Além disso, a sensação de ter feito um bom negócio é crescente após adquirir algo que você planejou.

Portanto, planejamento financeiro para realizar compras nos faz analisar melhor os valores, economizando substancialmente, tanto na compra em si quanto por deixar de comprar por impulso.

Monte sua wish list! Mantenha listas do que precisa adquirir, do que deseja, repasse os itens algumas vezes. Você perceberá que alguns não irão durar na lista e serão cortados, pois eram apenas impulsos passageiros.

Eno caso dos que permanecerem, eventualmente você poderá se deparar com promoções ou boas oportunidades.

Quando as compras não forem para você, e destinam-se a presentes e épocas festivas, o planejamento é ainda mais necessário, já que as chances de você gastar muito mais ao comprar o presente passando no shopping na ida ao aniversário do que se programando são maiores.

Realize uma comparação de preços eficiente

A comparação de preços está cada vez mais facilitada pelas buscas na internet, pelas incontáveis propagandas nas redes sociais e presença online de praticamente todas as marcas, e realizar uma pesquisa de preços se tornou uma tarefa bastante simples em relação ao que já foi.

Há algum tempo, era necessário realizar uma peregrinação em lojas, gastar sola de sapato e, inclusive, contabilizar custos com deslocamento para realizar essa pesquisa.

Hoje, para economizar, bastam alguns cliques no celular e você já descobre se aquele item está sendo vendido a um preço atraente. Não faz sentido realizar uma compra em uma loja física sem antes dar uma buscada no celular naquele item e verificar os valores que aparece. Ou, ainda, realizar uma compra pela internet sem ter navegado por várias lojas buscando o menor valor.

Existindo algum produto ou serviço que realmente faz sentido para você, não hesite em cadastrar-se nos sites que enviam alertas de promoções. A diferença entre a utilidade ou não desse serviço é a quantidade cadastrada de ofertas via email, SMS, e outros canais.

Oortanto, selecione os que realmente deseja receber para que não fiquem alertas demais, que só atrapalham e até induzem a realizar compras desnecessárias, tendo efeito contrário. Lembre-se, como diz o dito popular “o que difere o remédio do veneno é a quantidade”.

Negocie a forma de pagamento

Ao organizar seu orçamento, você deve organizar também as formas de pagamento que funcionarão melhor para você: cartão de crédito, débito, aplicativos e cada vez mais formas, sendo esse inclusive o ramo de maior crescimento de fintechs no país – como pode ser visto em artigos da Febraban sobre o mercado de pagamentos e as fintechs.

Com essa variedade de possibilidades, você pode aproveitar desde descontos até a chance de obter cashback em aplicativos de pagamentos ao utilizá-los.

Os descontos não saem de moda e vão dos tradicionais descontos ao comprar à vista, como no débito, ou ainda, no dinheiro. Muitas vezes um planejamento para passar no caixa eletrônico no caminho de uma compra específica pode te render um bom desconto.

Quantas vezes você passa por um posto de gasolina que pratica um preço atrativo no dinheiro e está em seu trajeto, mas não aproveita por não ter o dinheiro em mãos? Programe-se para sacar e abastecer por um preço melhor.

Já sobre a onda do cashback, se você ainda não aproveitou, saiba que existem aplicativos nos quais você cadastra seu cartão de crédito e realiza o pagamento por eles (ganhando assim um retorno financeiro, geralmente um percentual sobre a compra, que deixa você com saldo na conta do aplicativo). Este saldo pode ser utilizado em futuros gastos, gerando ainda mais economia.

Concluindo

Nem sempre economizar nas compras do dia a dia significa cortes bruscos no orçamento. Uma adequação da forma de como comprar já pode representar uma redução significativa de gastos. Lembre-se do exemplo do posto de gasolina!

Gostou de ler sobre orçamento pessoal por aqui? Continue com a leitura do artigo Orçamento familiar: como organizar as finanças domésticas?

Se você tem experiências a compartilhar sobre formas de economizar no seus dia a dia deixe seu comentário abaixo!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *