Em uma rápida busca no Google podem ser encontrados diversos sites e blogs tratando dos assuntos mais variados. Como o nosso, que compartilha conteúdos de qualidade sobre planejamento financeiro, investimentos, estilo de vida, etc.

Mesmo que as possibilidades tenham aumentado muito nos últimos anos, as pessoas ainda se perguntam: será possível ganhar dinheiro com blog?

Quer entender um pouco mais sobre o assunto e, finalmente, responder a essa dúvida? Confira as informações deste post!

Novas profissões na era da internet

A internet não veio só para facilitar nosso dia a dia. O desenvolvimento dela também gerou grandes mudanças no mercado, possibilitando a criação de novos negócios. Afinal, você só consegue fazer compras online ou estudar diversos assuntos na internet porque existem empreendedores digitais.

Sim, tem muita gente ganhando dinheiro por meio da internet. E não são apenas as pessoas famosas (os chamados “influenciadores digitais”). Muitos profissionais autônomos e empresas também criam blogs e os consideram seus principais meios de trabalho.

Além de blogs, o universo online oferece outras opções de negócio, como os sites de vendas e os canais do YouTube. Dessa forma, novas profissões estão surgindo para mostrar que é possível construir uma carreira e obter rendimentos de diferentes maneiras na era da tecnologia.

Inclusive, alguns influenciadores ou empreendedores digitais começaram seus negócios como um hobby e foram se profissionalizando aos poucos. Hoje em dia, já existem diversas possibilidades para quem quer estudar e atuar nesse mercado.

Formas de ganhar dinheiro com blog

Entender como a internet mudou nossa forma de viver — e de trabalhar — é fundamental para romper com alguns mitos sobre esse tema e reconhecer que há sim caminhos para quem quer ganhar dinheiro com blog. Então, conheça agora as principais maneiras de monetizar uma página pessoal.

Anúncios

Anunciar produtos e serviços de outras empresas é uma das maneiras pelas quais as pessoas fazem do blog um negócio. Você provavelmente já teve contato com algum conteúdo patrocinado — um post ou vídeo com a apresentação ou a resenha de algum produto, por exemplo.

Esses são anúncios diretos. Ou seja, as empresas pagam para que o proprietário do blog publique esse conteúdo publicitário. Há também formas de anunciar indiretamente, produzindo conteúdos diversos e inserindo banners de marketing ao longo do post.

O próprio Google pode ajudar a gerenciar esse tipo de anúncio no seu blog por meio da ferramenta Google Adsense. Essa é uma boa opção para quem não tem contrato com empresas anunciantes ainda.

Venda de produtos

Um blog também pode servir para vender online seus próprios produtos. É o caso de quem produz determinados itens (como roupas ou acessórios) ou quem tem uma loja virtual para revender produtos. Essa pessoa pode utilizar o blog para anunciar e negociar as vendas.

Se você não fabrica produtos ou não está interessada em revender objetos, há uma alternativa: os infoprodutos. Eles se referem à “venda” de informação e conhecimento. Muitos profissionais autônomos estão investindo nesse modelo de negócio.

Como ele funciona? Alguém que é especialista em um assunto publica conteúdos no blog e anuncia a venda de conteúdos premium, que são mais aprofundados no tema — que podem ser e-books, cursos, assinaturas e outros.

Divulgação de sua marca

Profissionais especializados também utilizam o blog para divulgar a própria marca pessoal ou de sua empresa. O funcionamento é semelhante à venda de infoprodutos, mas vai além, pois também ocorre venda de serviços — como consultoria e palestras.

Essa estratégia é bastante utilizada por empresas que investem no chamado marketing de conteúdo. As publicações no blog compartilham informações relevantes e as pessoas ficam conhecendo a empresa por meio disso.

Assim, quem realiza uma busca no Google para entender sobre um assunto acaba encontrando os posts de determinado profissional ou empresa e se transforma em um cliente em potencial para ele.

Estratégias para profissionalizar um blog

Percebeu de que forma é possível ganhar dinheiro com blog? A monetização da presença online acontece nos mais variados nichos e traz sucesso para muitas pessoas. Se você quer ser uma delas, confira dicas para profissionalizar seu blog e transformá-lo em uma fonte de renda.

Estudar o mercado

O primeiro passo para ganhar dinheiro na internet é ter visão de negócio. Ou seja, seu blog é um empreendimento e há muito que aprender sobre como as coisas funcionam. Encare como qualquer profissão: é preciso estudar e obter conhecimentos essenciais para ter sucesso.

Você até pode começar um blog de maneira informal, como um diário ou página pessoal. Entretanto, saiba que manter as coisas assim trará obstáculos relevantes para seu desejo de ganhar dinheiro com isso.

É imprescindível profissionalizar sua atuação online se você quer fazer do blog uma fonte de renda. Então, vale a pena buscar conteúdos sobre isso, conversar com pessoas que têm sucesso na área, fazer cursos de marketing digital, posicionamento de marca online, etc.

Conhecer o Google

O Google é a principal ferramenta de busca que as pessoas utilizam na internet. Logo, ele é fundamental para o trabalho de quem atua online. O seu fluxo de leitores precisa aumentar e o Google é o responsável por possibilitar isso.

Portanto, um empreendedor digital necessita entender como os mecanismos do Google funcionam. Você sabe, por exemplo, o que define que um site apareça na primeira página das buscas? Essa é uma informação essencial, já que o número de cliques para esses sites se torna muito maior.

Então, aprofunde seus conhecimentos sobre técnicas de SEO (Search Engine Optimization). Elas permitem que seu blog se posicione melhor no Google e aumente a quantidade de visitas. Assim, seu conteúdo chegará a mais pessoas.

Saber vender

Quem monetiza um blog está criando uma empresa — e precisa saber vendê-la. Isso acontece mesmo que você não venda seus próprios produtos. É preciso vender o espaço de publicidade no seu blog para empresas ou sua própria marca e a qualidade dos seus conteúdos para os leitores.

De qualquer modo, você deve se ver como um empreendedor que administra sua própria empresa. Saber valorizar seu negócio para os clientes e possíveis patrocinadores é essencial.

Algumas dicas para isso são ter um design atraente no blog e comprometer-se com a atualização frequente das publicações. Seu conteúdo deve agregar valor para quem tem contato com ele.

Chegando ao final do texto, você já sabe responder a pergunta que fizemos na introdução: sim, é viável ganhar dinheiro com blog. Assim como qualquer negócio, os empreendimentos digitais podem oferecer ótimas possibilidades de rendimento para quem souber atuar no mercado!

Agora, aproveite para conferir nossas dicas práticas para lucrar com redes sociais e blog!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *