Você já ouviu falar em cicloturismo? Viajar de bicicleta pode não ser uma das maneiras mais comuns se comparado com as roads trips e com as viagens de avião, mas a verdade é que há muita gente viajando de bike pelo Brasil e pelo mundo todo.

Viagens de bicicletas podem ser uma boa alternativa para aqueles que gostam de se deslocar mais devagar, aproveitar mais o tempo e conhecer melhor os lugares que visita e se locomover de uma forma mais sustentável.

Pode parecer difícil, mas é possível fazer um bom passeio e, principalmente, pode ser bem mais econômico do que viajar das formas convencionais. Que tal aproveitar as dicas, se aventurar e viajar pedalando por aí?

Continue a leitura do artigo e veja como viajar de bicicleta!

1. Escolha uma boa bicicleta

Escolher uma bicicleta de qualidade, com amortecedores, confortável e com o tamanho ideal para você fará toda a diferença na hora da viagem. Há diversos modelos de bikes feitas especialmente para cicloturismo e viagens longas. Se não puder comprar, há também locais que alugam.

No entanto, somente a bicicleta não é o bastante. Compre um bom capacete e utensílios de segurança pessoal, como joelheiras, cotoveleiras, óculos, coletes reflexivos, dentre outros. Além disso, equipe sua bicicleta com espelhos, buzina, bagageiro dianteiro e traseiros, pára-lamas, faixas reflexivas e bolsas para colocar na lateral da bike.

2. Previna-se

Imprevistos podem acontecer nos mais diferentes tipos de viagens, e no cicloturismo não é diferente. Logo, o ideal é você aprender um pouco sobre manutenção básica de bicicletas para poder concertar algo que porventura venha a estragar.

Leve um kit básico de ferramentas e peças para resolver imprevistos como: pneu furado, quebra da corrente, por exemplo.

3. Vá preparado

Apesar da viagem ser realizada de bicicleta, isso não significa que você não tenha que levar objetos e roupas para uma viagem longa. Por isso, utensílios como: barraca, mini fogareiro, pratos e talheres reutilizáveis, capas de chuvas e outros itens para a sua sobrevivência no dia a dia podem ser valiosos, dependendo do lugar que você estiver.

É aconselhável também que sejam levados, em uma bolsa, alimentos e bebidas para pelo menos dois dias.

Mesmo que você planeje ficar hospedado na casa de alguém ou em algum estabelecimento, como albergues e hotéis, é ideal você levar esse tipo de bagagem, pois pode acontecer de viajar durante muito tempo por uma estrada onde não há nada por perto.

4. Aprenda primeiros socorros

Quem anda muito de bicicleta sabe que fica bem exposto a certos riscos, como cair da bike e outros pequenos acidentes. Por isso, você precisa aprender primeiros socorros e levar um kit com você.

No kit, tenha remédios, band-aids, gases, esparadrapos, faixas e até um creme de arnica para torções e dores musculares. Além de aprender primeiros socorros, é aconselhável você ir ao médico e fazer alguns exames para saber como está sua saúde, principalmente a cardiovascular.

5. Leve apenas o necessário

Você terá que pedalar e levar tudo o que precisa com a sua própria força muscular. Logo, por mais que seja necessário ter à disposição diversos itens, concentre-se apenas no que realmente importa e deixe o que não é essencial. 

Ter uma bagagem muito pesada fará você cansar mais rápido. Por isso, não exagere! Ainda, veja como distribuir o peso de sua bagagem equilibradamente pela bicicleta, pois isso facilitará a sua viagem.

6. Faça uma revisão na bicicleta

Assim como qualquer outro meio de transporte, o ideal é levar sua bicicleta em uma oficina para fazer uma revisão antes de viajar. Veja a qualidade dos pneus, da corrente, do banco, do freio e de outras partes essenciais da bicicleta.

Esteja certo de que seu equipamento está em ótimas condições para você poder viajar longas distâncias!

7. Prepare seu físico

Viajar de bicicleta exigirá muito do seu corpo, então você precisa preparar seu físico. Por isso, faça exercícios físicos e, principalmente, comece a pedalar!

Ande cada dia uma distância maior e trabalhe sua respiração, pois você precisará ter força e disposição física para isso.

8. Crie um roteiro inteligente

Viajar de bicicleta sem roteiro não é indicado. Você precisa criar seu roteiro e estudar muito bem os caminhos para saber como é a condição da estrada, montanha ou rodovias, por exemplo.

Dessa forma, você já sabe qual o tipo de solo que terá que enfrentar. Além disso, fique observando as condições climáticas dos lugares pelos quais você passará! Sempre que estiver na estrada, reveja o seu roteiro para saber para onde estará se dirigindo.

9. Tenha uma boa alimentação

Seu corpo é o combustível da bicicleta, logo, você precisará deixá-lo bem nutrido! Procure comer bem, ou seja, o bastante para matar sua fome mas não exageradamente, para não correr o risco de passar mal no percurso.

Tenha uma alimentação saudável e inclua alimentos que dão energia para o seu corpo. Evite frituras ou alimentos que podem deixar seu corpo desconfortável ou preguiçoso.

10.  Comece aos poucos

Se você pretende fazer uma viagem longa pela primeira vez, saiba que dificilmente conseguirá fazê-la rapidamente. Comece viajando aos poucos. Não tenha pressa e viaje no seu tempo, respeitando os seus limites.

Uma dica é começar fazendo viagens curtas e ir aumentando a quilometragem conforme o tempo passa – até você pegar o ritmo.

11. Aprenda sobre normas de segurança no trânsito

Um ciclista é considerado uma pessoa conduzindo um veículo ou é equiparado ao pedestre? Depende. Se estiver na bicicleta, está conduzindo um veículo. Quando está andando com sua bicicleta ao lado, é equiparado ao pedestre.

Essa é a regra que vale no Brasil, mas você sabe exatamente como são as leis de trânsito – especificamente as regras para ciclistas – nos outros países que pretende visitar? Se o seu intuito é viajar por outros países como um cicloturista, aconselha-se muito o estudo das normas de trânsito local.

Veja também como é o trânsito da cidade e saiba como se prevenir de acidentes.

12. Faça amizade

Utilize as redes sociais e sites como o Warm Showers para conectar-se com outros viajantes que fazem seus roteiros de bicicleta! Dependendo de onde você está, e para onde vai, poderá encontrar um companheiro e fazer a viagem ser mais divertida!

Viajar em grupo pode ser divertido também. Por isso, não deixe de entrar em grupos de cicloturismo, faça amizades e aprenda com os mais experientes!

Quer descobrir algumas dicas para deixar sua viagem ainda mais econômica? Confira estes artigos:

Viajar de bicicleta pode ser uma maneira muito interessante e divertida de conhecer novos lugares. Além disso, o cicloturismo acaba sendo mais econômico e, por essa razão, conseguiu diversos adeptos, principalmente entre os mais aventureiros.

Então comece agora a visitar diversos lugares de bicicleta e tenha aventuras diferentes e enriquecedoras!

Você ama viajar? Então que tal aprender a fazer seu dinheiro trabalhar para que você tenha recursos para suas viagens?  Clique aqui e aprenda a investir melhor!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *