Conhecer novos lugares é sempre interessante e os amantes de viagem sabem da maravilha que é isso. Uma forma de aproveitar e ver bem os lugares é viajando de carro. Mas, como fazer uma road trip? Muitos ainda tem dúvidas e não sabem como planejar algo nesse estilo.

As vantagens de uma road trip são várias: você pode conhecer lugares incríveis no seu tempo, economizar e ainda tem a possibilidade de ver muito mais se comparar com outros tipos de viagem.

Se interessou? Então acompanhe a leitura do artigo e saiba como planejar a sua viagem de carro e tenha aventuras inesquecíveis!

O que é road trip?

Antes de dar as dicas, o termo road trip pode ser desconhecido por alguns. Como citado na introdução, é uma forma de viajar de carro. Ou seja, você viaja pela estrada e é um meio bacana de passar por outros lugares e conhecê-los de maneira mais completa.

Diversos filmes mostram como uma viajar dessa maneira pode ser interessante, como Diários de Motocicleta, Na Estrada e Na Natureza Selvagem.

Como organizar uma road trip?

Para fazer um bom passeio de carro, algumas dicas são essenciais e você precisa planejar-se em vários sentidos. Confira agora como fazer uma road trip bacana.

1. Escolha o seu destino

Antes de tudo, você precisa definir o lugar que deseja conhecer ou as cidades pelas quais pretende passar. Veja nos mapas ou em aplicativos como Google Maps as estradas e se é possível fazer a viagem que tem em mente. Defina o tempo que deseja ficar passeando e trace uma rota que caiba no tempo que você disponibilizará para isso.

Não esqueça também de conferir seu orçamento! Planeje os gastos de alimentação, gasolina, hotel e outros que possam aparecer. Use a internet e aplicativos como o Tripadvisor para ver estabelecimentos necessários nos locais que você vai passar.

Confira artigos relacionados:

2. Organize tudo o que você precisa levar

Organize seus documentos, como CNH e algum outro de identificação pessoal, cartões de crédito e outros. Se você deseja fazer uma viagem de estrada no exterior, não se esqueça de deixar o passaporte em ordem e na data de validade, verificar as regras de trânsito, aluguel de carro e a documentação para dirigir no país.

Outros utensílios essenciais são: carregadores portáteis, GPS e, se possível, um mapa, pois nem sempre a tecnologia funciona como desejamos.

Pense também em lanchinhos que você pode levar no carro para se alimentar durante a viagem. Certifique-se de deixar o carro bem abastecido com diversos lanches e bebidas. Assim, você não perde tempo procurando um restaurante ou lanchonete para comer, o que pode ser difícil dependendo do lugar, evita de ter fome em momentos difíceis e economiza dinheiro.

Além disso, não esqueça de itens básicos como: roupas extras, produtos de higiene (considere levar até toalhas, sabonetes e papel higiênico, dentre outros) e utensílios para comer ou guardar alimentos, dentre outros.

3. Escolha um carro confortável

Uma das maiores dúvidas de quem pretende fazer uma viagem de estrada é sobre automóveis. Afinal, quais são os melhores carros para fazer uma road trip? A resposta depende do seu estilo, da estrada e do tempo de viagem.

Lembre-se que, dependendo da rota, você pode pegar estradas complicadas ou com problemas e que as chances de você ficar horas dentro do veículo são grandes. Logo, você precisa escolher um modelo que seja confortável para você.

Se for viajar com seu carro, é aconselhável levá-lo para uma revisão antes. Caso a viagem seja entre amigos, escolha o que tem o carro mais confortável e completo. Por outro lado, caso você viaje para longe e precisa alugar um automóvel, certifique-se de escolher uma boa locadora e ler o contrato antes de escolher qualquer veículo.

Inclusive, já falamos sobre como alugar um carro no exterior sem pagar o IOF de uma maneira totalmente legal. Clique aqui e veja como! (colocar link do artigo “como alugar um carro sem pagar iof”)

Lembre-se também de sempre viajar com o tanque cheio. Se for possível, leve gasolina extra para o caso de não encontrar postos para abastecer o carro.

4. Tenha criatividade na hospedagem

Você pode pegar hotéis ou motéis na beira da estrada ou até dormir no carro, se quiser. Outra maneira de economizar na viagem é levando uma barraca e encontrando um lugar legal para acampar pela noite.

Às vezes, a zona urbana de uma cidade pode ser longe da estrada e os hotéis costumam custar mais caro.

5. Pense em alternativas para deixar a viagem mais interessante

Viajar longas horas de carro pode ser cansativo e você pode acabar se sentir irritado. Por isso, parar em alguns lugares para alongar o corpo lhe fará bem. Para deixar mais interessante, dê um momento para conversar com os moradores locais, tirar fotos ou simplesmente para pedir informações e dicas com as pessoas da região.

Pense também em formas de deixar os momentos dentro do carro menos monótonos, como montar uma boa playlist de música ou ouvir audiobooks, por exemplo.

6.  Baixe aplicativos

Aplicativos de viagens podem ser grandes aliados para deixar sua viagem mais fácil e eficiente. Assim, escolha aplicativos para encontrar estabelecimentos para dormir ou comer, como o Tripadvisor, apps para encontrar redes de wifi, verificar a previsão do tempo, converter moeda e encontrar o posto de gasolina mais próximo, dentre outros.

Se quiser saber quais aplicativos você deve ter nas suas viagens, confira 8 que são indispensáveis no celular para essa ocasião:

7. Tenha cuidados básicos no trânsito

Agora que você sabe como organizar uma road trip, é sempre bom lembrar algumas regras de condutas (e bom senso) quando for viajar de carro. Por isso, nunca beba álcool antes de dirigir, respeite seus limites e atente-se aos avisos de cansaço do seu corpo para descansar, lembrando de nunca dirigir com sono e em alta velocidade.

Independente do país, acidentes de trânsitos acontecem, por isso, seja um motorista responsável e dirija com cuidado.

Viajar é sempre incrível e com essas dicas você saberá como fazer uma road trip incrível e segura. Lembre-se que o mais importante é aproveitar a viagem, ter experiências incríveis e inesquecíveis e conhecer novos lugares.

Por isso, aproveite bem sua road trip e planeje-a cuidadosamente para que possa usufruir ao máximo dos lugares que você deseja conhecer.

Já assinou nossa newsletter? Então que tal assinar agora para receber conteúdos incríveis? Vai em frente, não custa nada e você sairá ganhando com os aprendizados que você terá!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *