Em tempos de crise, saber o que fazer para ganhar dinheiro em casa pode fazer toda a diferença no seu orçamento para evitar prejuízos financeiros. Afinal, uma instabilidade econômica pode acarretar demissões ou deixar nossas contas no vermelho. Logo, é essencial não ficar paralisado com toda a situação e agir.

Há diversas maneiras de ganhar dinheiro em casa na crise. Se o seu objetivo é obter resultados mais no curto prazo, felizmente há alternativas que podem lhe ajudar a ganhar aquela renda que você tanto precisa!

Continue a leitura do artigo e veja como ganhar dinheiro em casa de forma mais rápida e completamente honesta com essas 10 dicas!

1. Seja babá de animais

Mesmo em tempos de crises, há pessoas que trabalham fora e precisam da ajuda de outros para cuidar de seus animais de estimação. Os pets são vistos como membros da família e há donos dispostos a pagar para alguém cuidar de seus protegidos enquanto estão fora.

Se você sabe lidar com animais e tem um bom espaço para acomodá-los, pode receber os bichanos em sua residência e cuidar deles pelo tempo que o dono precisar. Caso não queira fazer isso por conta, faça um perfil no aplicativo Dog Hero ou em outra plataforma com o mesmo objetivo.

2. Faça doces ou refeições sob encomenda

Sempre há aqueles que se reinventam nesses momentos econômicos difíceis. Fazer produtos sob encomenda também é uma possibilidade de conseguir lucrar na crise.

Se já sabe fazer doces diferenciados, essa pode ser sua chance. Por outro lado, caso não saiba mas deseje aprender, é possível contar com vídeos e blogs de culinária que ensinam receitas de graça para o público. Há também plataformas que oferecem cursos que ensinam a fazer diversos tipos de doces refinados por um preço acessível, como a Eduk.

Divulgue seus docinhos ou lanches diferenciados nas redes sociais  e diga que faz sob encomenda. Com certeza aparecerá pessoas fazendo pedidos com você por lá!

Além disso, você pode se especializar em oferecer refeições diárias aos seus clientes. E até mesmo oferecer opções diferenciadas, como refeições fitness. Conforme o avançar do aprendizado, poderá até mesmo abrir o próprio negócio.

Inclusive, a internet é um ótimo lugar para descobrir novas ideias para ganhar dinheiro com comida diferente ou gourmetizada. Vale a pena procurar.

3. Ofereça consultoria online

Como um expert em sua área, é possível prestar consultorias online, caso isso seja possível. Felizmente, graças à internet e à ferramentas como Skype e Hangouts, oferecer consultorias se tornou mais prático tanto para o profissional que realiza a consultoria quanto para o cliente.

Para prestar esses serviços, analise sua vida profissional e verifique qual o assunto ou área que mais detém experiência e conhecimento. Essa provavelmente será a sua especialidade. E você se sentirá mais confortável e confiante em realizar as consultorias.

Além disso, procure se informar, entender como funciona e estudar o público-alvo para planejar um serviço personalizado para ele.

4. Dê aulas particulares

Se entende de algum assunto que pode interessar as pessoas, pode dar aulas online ou em sua residência. Hoje em dia, é possível ensinar de tudo, desde idiomas até pintura, artesanato ou dar aulas de zumba ou dança, por exemplo.

Para isso, verifique o que você pode ensinar e anuncie essas aulas nas redes sociais, tanto para sua rede quanto em grupos da sua cidade ou relacionados ao assunto que deseja lecionar.

5. Faça fretes ou entregue produtos

Engana-se quem pensa que há somente entrega de alimentos via aplicativo. Você pode realizar fretes ou entregar produtos em domicilio caso detenha um carro ou uma moto.

Sempre há pessoas que precisam entregar objetos pessoais para algum conhecido, por exemplo. Pode ser comum também que trabalhadores que estão o dia inteiro fora de suas casas solicitem a um terceiro a retirada de suas encomendas nos Correios. Neste caso, o responsável por essa retirada leva a encomenda até outro local, a critério de quem contrata.

Se você possui um veículo maior, pode utilizá-lo também para fazer frete ou pequenas mudanças.

6. Venda artesanato

Aprender a fazer artesanato, ao contrário do que muitos pensam, pode não ser difícil. Há diversas técnicas simples que iniciantes podem aplicar para fazer produtos para vender.

Além de poder lhe dar uma renda mais imediata, pode ser uma maneira produtiva de passar o tempo, e até se tornar um hobby. Hobbies são ótimos para a saúde mental, e ganhar dinheiro com algo que lhe faz bem pode ser muito gratificante.

Vale ter criatividade e criar bijuterias, roupas, utensílios para casa, enfeites, dentre outros. Além disso, há diversas técnicas que você pode aprender, como: macramê, tricô, crochê, corte e costura, reutilização de produtos usados, dentre outros.

7. Ofereça serviços como freelancer

Se deseja saber como ganhar dinheiro extra na internet mais a curto prazo, se tornar um freelancer pode ser uma alternativa.

Se tiver alguma habilidade, como redação para blogs, social media, edição de vídeos, edição de fotos no Photoshop e Lightroom, design gráfico ou criação de imagens para redes sociais, pode se cadastrar em plataformas de freelancers para encontrar trabalhos dessas categorias.

Caso não tenha conhecimento algum, é possível aprender diversas habilidades de forma gratuita ou investindo pouco, via internet. Há muitas ferramentas que podem ajudar você a começar a trabalhar de forma autônoma.

8. Crie uma mentoria ou curso digital

Você pode ensinar profissionais iniciantes sobre sua área de conhecimento realizando mentorias ou criando um curso digital. Não precisa ser um expert ou uma autoridade do mercado para criar um treinamento online. Basta deter conhecimento necessário para poder ensinar quem ainda é leigo no assunto.

Entre mentorias e cursos online, a segunda alternativa acaba agradando muito mais os consumidores. Isso porque facilita o aprendizado de qualquer lugar em qualquer momento, dando a possibilidade de aprender cada um no seu tempo.

A mentoria, por outro lado, deve ser feita com horário marcado e com dedicação exclusiva a cada um dos mentorados.

9. Faça um blog

Ter um blog acaba sendo trabalhoso no início. Mas, conforme o tempo, essa dedicação pode diminuir um pouco. Ganhar dinheiro com blog ainda é uma possibilidade e pode render bons frutos no futuro caso seja feito com consistência e um bom planejamento.

A menos que você venda serviços, o blog pode gerar renda somente no médio ou longo prazo. Algumas maneiras de rentabilizá-lo pode ser: vender produtos próprios, anúncios ou banners, parcerias com marcas (válido somente para blogs com grande alcance e audiência), conteúdos exclusivos para assinantes ou venda de produtos como afiliado.

10. Tenha um canal no YouTube

Assim como um blog, é perfeitamente possível ganhar dinheiro criando um canal no YouTube. Os vídeos podem ser rentabilizados pelo número de visualizações, mas não é somente dessa maneira que você pode lucrar.

Muitos youtubers ganham dinheiro divulgando seus próprios produtos ou vendendo como afiliado, assim como nos blogs.  Por mais que haja mais possibilidades de ganhar dinheiro com um blog do que com um canal, há quem prefira fazer vídeos em vez de conteúdos escritos.

Ganhar dinheiro em casa na crise é perfeitamente possível. Aqui você viu 10 dicas, mas saiba que há outras maneiras também! Se gostou de alguma das alternativas citadas nesse artigo, comece a colocá-las em prática para faturar uma boa renda extra no final do mês!

Gostou das dicas? Confira agora 3 ideias incríveis para criar um negócio com pouco investimento!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *