Diversos profissionais acabam perdendo boa parte da renda em tempos de instabilidade econômica e precisam encontrar novas maneiras de aumentar seus rendimentos. Na pandemia do coronavírus, assim como em outras crises, buscar alternativas para ganhar dinheiro extra acaba sendo mais que necessário para manter as finanças em dia.

Mas, como elevar a renda nestes momentos? A primeira questão que precisa ser superada é que ganhar dinheiro na crise parece difícil, mas felizmente é possível.

Para ajudar você a superar esta jornada, listamos aqui 8 ideias práticas e interessantes para ganhar uma renda extra e manter sua vida financeira saudável! Acompanhe a leitura e veja o que você pode fazer nessas situações!

1. Faça marmitas para vender

Mesmo em momentos de crise, ainda há pessoas trabalhando fora e que precisam se alimentar. Outras, trabalham em casa e acabam não tendo tempo de cuidar das refeições.

Se você sabe cozinhar, tem talento para um determinado tipo de culinária ou se interessa por algum tipo de alimentação específica, que tal cozinhar e fazer marmitas para vender? Se o valor for mais acessível, muitas pessoas que fazem refeições em restaurantes podem preferir comprar de você.

Se quiser segmentar um pouco mais o seu público, você pode focar em marmitas veganas, fitness ou outros tipos para conseguir atrair a atenção. Muitas vezes, um público mais segmentado pode acabar se tornando mais fiel.

Nesse caso, você deve analisar as oportunidades e ver o que sabe fazer para conseguir encontrar um diferencial e chamar a atenção do público.

2. Venda objetos usados

Essa alternativa vale tanto para os momentos de crise financeira quanto em situações comuns, nas quais você precisa de dinheiro rápido. Veja tudo o que você tem em casa que não está sendo utilizado e que não tenha mais valor e coloque para vender em sites como: Enjoei, Skina, Mercado Livre e Olx.

De tempos em tempos é bom organizar nossa moradia e separar tudo o que não é utilizado para vender e fazer um dinheiro extra. A venda de objetos usados pode e deve ser sempre uma das primeiras atitudes que você precisa tomar para conseguir renda em um prazo mais curto.

Além de ganhar dinheiro, fazer isso ajuda a deixar o ambiente doméstico mais organizado e minimalista, apenas com o que é útil.

3. Seja entregador de delivery

Muito provavelmente você já viu pessoas trabalhando com delivery de comidas, como os entregadores da Rappi, Uber Eats e Ifood, dentre outras empresas. Se você tem uma bicicleta ou uma moto e tempo disponível, essa alternativa pode ser interessante e acessível para ganhar dinheiro.

Mas não é necessário apenas ser entregador de alimentos! Há aplicativos de empresas nas quais pessoas físicas podem se cadastrar para entregar encomendas e objetos, por exemplo.

Um exemplo é a empresa Shippify, que permite aos que têm carro ou moto se cadastrar para entregar encomendas para pessoas físicas ou jurídicas e receber uma comissão por isso.

4. Venda produtos pela internet

A internet pode ser um mundo de oportunidades, caso saiba utilizá-la a seu favor. Se você vendia produtos artesanais ou docinhos, como brigadeiros gourmets, que tal continuar fazendo isso, mas anunciando na internet para encontrar mais clientes e fechar vendas?

Lembre-se que, por mais que as pessoas passem a gastar menos em momentos de crise, elas continuam consumindo e procurando novos produtos online. Além disso, as crises financeiras não impedem famílias de fazer pequenas celebrações de aniversários e dar presentes, por exemplo.

Quer saber outras formas de ganhar dinheiro na internet? Confira os artigos abaixo:

5. Trabalhe com marketing de afiliados

O mercado de afiliados pode ser desconhecido para muitos, mas pode ser uma boa alternativa para quem deseja trabalhar na internet e ganhar dinheiro sem precisar sair de casa.

De forma resumida, trabalhar dessa forma consiste em se afiliar a algum produto – que pode ser tanto físico quanto digital – e anunciá-lo para venda. Para cada venda realizada, você ganha uma comissão.

Muitas pessoas já vivem dessa forma, e você pode começar utilizando suas redes sociais para encontrar pessoas que possuem uma necessidade e oferecer um produto que seja interessante para elas.

E se você acha que não tem habilidades para vender, você mesmo pode criar um produto digital e disponibilizá-lo em plataformas como Hotmart e Monetizze para que afiliados vendam. Dessa forma, você ganha sua parte sem precisar se preocupar em aprender técnicas de vendas.

6. Transforme seu conhecimento em um produto

Essa alternativa pode ajudar não só quem precisa ganhar uma renda extra, mas principalmente quem deseja apostar em formas de obter renda passiva. Se você possui um determinado conhecimento que possa interessar outras pessoas, que tal vendê-lo?

As pessoas pagam por conhecimento. Logo, escrever um e-book, criar um curso online ou um blog e oferecer conteúdo VIP para quem se interessar no seu conteúdo podem ser boas alternativas para conseguir renda extra e, principalmente, uma renda passiva.

O lado bom de criar infoprodutos é que eles podem ser vendidos ilimitadamente, dando a possibilidade de fazer seus ganhos serem escaláveis; Ou seja, cada vez maiores.

Outra forma de vender seus conhecimentos pode ser oferecendo aulas particulares ou online, via skype ou outro programa parecido. Se tem alguma habilidade ou conhecimento que todos desejam aprender, essa também pode ser uma forma de ensinar e ganhar por isso.

7. Venda livros

Se você gosta de escrever, pode tentar publicá-los de forma independente em plataformas como Amazon, para comercializá-los. Felizmente, muitas pessoas gostam de adquirir livros digitais sobre os mais variados assuntos, sejam romances, poesias, aventuras de viagens, dentre outros gêneros.

Logo, se o seu desejo sempre foi escrever e publicar livros, saiba que ele pode ser realizado. Afinal, a internet possibilitou a muitas pessoas publicar suas criações em plataformas que vendem ebooks.

8. Seja uma assistente virtual

Os serviços de um/uma assistente virtual já são bem conhecidos e requisitados em diversos países. E, no Brasil, vem ganhando notoriedade também. Trabalhar dessa forma pode ser bem interessante e tudo o que você precisa é basicamente do seu computador e de um telefone celular.

Empreendedores que costumam ser muito ocupados acabam precisando do trabalho de um assistente virtual, que basicamente consiste em marcar e desmarcar compromissos, passar informações, fazer reservas de viagens e cuidar da agenda da pessoa.

Se você é organizado e já trabalhou em recepção ou setores administrativos, essa opção pode ser interessante se quiser encontrar um trabalho para fazem em casa!

Ganhar dinheiro na crise é perfeitamente possível, inclusive se você deseja encontrar maneiras de fazer isso sem precisar sair de casa. Portanto, se estiver buscando ganhar uma renda extra ou até começar algo do zero, utilize as dicas do artigo, escolha a alternativa que mais lhe agrada e mãos à obra!

A crise está prejudicando seus investimentos? Veja agora lições que a crise pode ensinar para você investir melhor!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *