Um dos assuntos mais comentados hoje em dia é a reforma da previdência. Debates acalorados estão sendo feitos entre pessoas contra e a favor desta mudança.

Muitos dizem que é necessária, alguns dizem que o governo está tirando direitos das pessoas, outros preferem não se posicionar. Há também aqueles que não sabem nem o que está acontecendo neste momento em nosso país.

No entanto, apesar deste assunto tão importante e atual, há outra questão muito mais importante que deve ser analisada – um ponto a ser debatido por todo brasileiro, que é a insistência das pessoas em terceirizar a responsabilidade financeira em suas vidas.

A reforma e a responsabilidade financeira

É preciso que as pessoas saibam que é possível escapar de toda essa discussão de reforma da previdência de outra maneira, sem precisar brigar com parentes e perder a amizade de alguém. Basta aprender a cuidar do próprio dinheiro.

Cada vez mais surgem formas de investir seu dinheiro, cursos com os quais você pode aprender a controlar suas finanças, conteúdos produzidos por youtubers, blogueiros e educadores financeiros. Há sempre novas plataformas de investimentos e até novos investimentos surgindo no mercado.

Só é preciso que se tenha interesse em aprender a controlar as finanças e a cuidar melhor do seu dinheiro.

As inúmeras oportunidades de investimento

Existem várias opções de investimento de diferentes riscos e rentabilidades. Você pode ser mais conservador e investir em títulos públicos como Tesouros IPCA, por exemplo.

Este, inclusive, pode ser um ótimo investimento para o longo prazo, que mantém uma boa rentabilidade acima da inflação, com boa segurança, e com a possibilidade de aportes pequenos. É possível, eventualmente, também utilizar títulos privados, sempre utilizando a maior rentabilidade no prazo mais confortável possível, sempre reinvestindo o dinheiro quando voltar para sua conta.

Se você não quiser ter tanto trabalho, contudo, pode investir através de fundos de investimentos, com um bom gestor cuidando do seu dinheiro e tendo cuidado, é claro, para não pagar taxas excessivas. Se quiser, ainda pode arriscar um pouco de capital na bolsa com fundos de ações ou comprando ações de boas empresas diretamente.

Dentre os investimentos mencionados acima, existem muitos com um valor de aporte baixo, com oportunidades para investimento imediato. Basta abrir outra aba no navegador, entrar no site da instituição na qual você possui conta, transferir o dinheiro e investir.

Tudo isto está a um clique, a um toque. Dependendo da sua internet, se todo o processo demorar meia hora, ainda é muito.

À espera do Governo

O problema é que as pessoas continuam esperando do Governo e de qualquer terceiro alguma atitude ou benefício quanto ao seu futuro. Não me entenda mal, acredito que o Estado deve dar suporte para os menos favorecidos, e também espero, no futuro, receber minha aposentadoria tendo em vista que irei contribuir durante muito tempo.

No entanto, acredito que ela não será suficiente. Ficar esperando pelos outros também não é, certamente, suficiente. Nãoo vou ficar parado esperando alguém ter “consideração” por mim, ver que trabalhei duro e que, certamente, mereço ter uma aposentadoria digna.

Com certeza mereço, e você também merece ter um futuro tranquilo. Só não vou, decerto, ficar parado olhando o tempo passar, e você também não deveria.

Até porque, sobretudo, as possibilidades estão aí. As oportunidades estão à nossa frente.

Tudo que você tem que fazer é ter uma noção do que você quer, gastar menos que ganha, poupar mensalmente, e guardar esse dinheiro, acima de tudo, para você mesmo e para o seu futuro. Um presente de você para você. Quer coisa mais maravilhosa?

Construindo o futuro

Você então pode começar a construir seu futuro agora, com aquilo que recebe, e assim ficar livre das discussões atuais sobre reformas. Pode, inclusive, começar a ficar cada vez mais livre também das preocupações relacionadas à aposentadoria via Previdência Social.

E não, você não deve ficar alienado ao que ocorre. Contudo, uma vez que iniciar por conta própria uma construção financeira sólida para si, as preocupações diminuirão consideravelmente. Assim, você irá torcer para que o Governo tome as melhores decisões possíveis e, se tudo der errado, você terá seu próprio patrimônio.

Se tudo der certo, você, inegavelmente, ganhará a aposentadoria que tem direito, somando-se aos valores acumulados pelo seu próprio esforço – o que será melhor ainda. Das duas maneiras você ganha, não é mesmo?

Quer saber o que você pode fazer pelo seu futuro? Com toda a certeza, você pode construí-lo você mesmo, com seu esforço, com seu dinheiro, sem depender exclusivamente dos outros. Não espere mais, comece agora!

 

Márcio Douglas, Formado em Administração pela UFPI e Servidor Público lotado junto ao PROCON MPE/PI. Notou que assuntos de consumo e financeiros devem ser cada vez mais trabalhados a fim de permitir que todos tenham uma vida mais próspera e tranquila.

Autor

Autor Convidado

Este artigo foi produzido por um autor parceiro e/ou convidado com a finalidade de compartilhar suas opiniões sobre temas diversos e contribuir com o site.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *