77
0

Profissões do futuro: quais serão as mais procuradas nos próximos anos?

77
0
5 minutes

Quando pensamos nas profissões do futuro, automaticamente imaginamos algo que tenha a ver com tecnologia. De fato, esse pensamento não está errado, mas as pessoas ainda se comunicam e fazem muitas das suas tarefas offline.

O mercado de trabalho se renova a todo momento, pois surgem novas necessidades e sempre há lacunas que podem ser preenchidas com algum novo tipo de trabalho. Dessa forma, inovações fazem novos postos de trabalhos surgirem e outros desaparecerem, e não apenas nos meios online.

Mas quais serão as profissões do futuro mais procuradas nos próximos anos? Para você ter uma ideia de como ganhar dinheiro no futuro, listamos algumas profissões que poderão estar em alta em um futuro breve! Confira a seguir!

Walker Talker

Essa profissão de nome estranho provavelmente é desconhecida pela maioria das pessoas. Os profissionais que trabalham nessa área são contratados para passar um tempo com idosos em uma plataforma online, que permite conversar com eles e escutá-los.

É bem diferente dos tradicionais cuidadores de idosos que estamos acostumados a ver por aí. Esses profissionais geralmente ficam responsáveis por dar banho, alimentar e auxiliá-los nos medicamentos.

Pode parecer estranho que essa profissão esteja em alta. Contudo, vários idosos que vivem longe da família e que se sentem sozinhos precisam de uma pessoa para escutá-los e conversar com eles.

Advogado Tributário

O advogado todo mundo sabe o que faz, mas porque especialmente o advogado tributário estará em alta no futuro? Simplesmente porque as leis tributárias tendem a sofrer alterações em breve. E, por causa dessas alterações, a respectiva área poderá ser mais requisitada.

Esse profissional desenvolve seu trabalho com foco na legislação e seus conhecimentos sobre carga tributária, impostos e taxas podem ser essenciais para empresas e multinacionais efetuarem negócios sem transgredirem a lei ou prejudicarem-se financeiramente.

Profissionais de marketing digital

Apesar de usarmos a internet com frequência há alguns anos, foi somente nos últimos tempos que ela começou a ganhar força e ser vista com importância por parte de empresas.

Ainda há muitos empreendimentos e marcas que não estão no ambiente digital. Essa medida será imprescindível para conseguir clientes e ter sucesso (na verdade, já é necessário ter presença na internet).

Assim, esses profissionais serão requisitados para posicionar a marca nas redes sociais, fazer com que elas se engajem com os clientes e sejam encontradas.

Profissionais como social media, produtores de conteúdos e influencers também estão em alta, pois ajudam as marcas a se aproximarem de consumidores e entregar valor a eles.

Professor online

O ensino EAD vem ganhando força e mais adeptos pelo país. Para se ter noção, a matrícula em cursos superior EAD aumentou cerca de 17,6%. Mas essa realidade não corresponde somente aos cursos de graduação e pós-graduação.

Há diversas plataformas de cursos online livres sobre temas variados e as pessoas matriculam-se para aprender por conta.

Assim, professores que sabem dar aulas remotas ou se especializam na modalidade EAD serão mais requisitados para dar aulas, seja em cursos superiores ou cursos de aperfeiçoamento.

Arquiteto e engenheiro 3D

A tecnologia 3D será mais comum no futuro. Como esses ambientes serão cada vez mais utilizados, espera-se que a demanda por arquitetos e engenheiros que saibam atender esse mercado seja maior. Assim, até plantas de empreendimentos serão feitos utilizando essa tecnologia.

Consultores de aposentadoria

A população está envelhecendo. No Brasil, o número de idosos vem aumentando a cada ano que passa, conforme dados de pesquisas. Com isso, surgem novos problemas a serem resolvidos.

Com o aumento dessa população, diversos profissionais que atendam os idosos serão mais procurados, como médicos, enfermeiros, profissionais de saúde e bem estar na terceira idade e, entre eles, os consultores de aposentadoria.

Esse profissional em específico, que deve ser um consultor financeiro, poderá ser responsável por instruir e ajudar as pessoas a tomarem as melhores decisões para ter uma boa aposentadoria e receber uma quantia que seja suficiente para sua sobrevivência e bem-estar.

Quer saber agora o que fazer para ter uma aposentadoria tranquila? Confira estes artigos:

Especialista em segurança digital

Hoje em dia é muito fácil ter dados bancários roubados, bem como documentos digitais, dados importantes de empresas, etc.

Diversas empresas, com medo de ter suas informações perdidas ou roubadas, contratam profissionais que saibam proteger esses dados para evitar transtornos que, dependendo do caso, podem causar prejuízos imensuráveis. Por isso esta é uma das profissões do futuro que mais deverão estar em alta.

Profissionais de saúde mental

Já ouviu falar que a “depressão é o mal do século”? O número de casos de depressão aumentou no mundo todo, bem como o índice de pessoas que já tentaram o suicídio.

A depressão é a principal causa de incapacidade no mundo todo, conforme a OMS. Mas esse não é o único problema. De forma geral, diversos distúrbios de saúde mental aumentaram em todo o planeta.

Ou seja, esse problema é grave e tende a aumentar nesse estilo de vida que as pessoas da sociedade moderna levam. É como se fosse uma epidemia. Por isso, profissionais que tratam de saúde mental serão altamente requisitados, sejam eles psicólogos, terapeutas, psiquiatras, entre outros.

Professor de mandarim

A China está se encaminhando para ser a maior superpotência do mundo. Hoje em dia disputa o cenário mundial com os Estados Unidos, mas já demonstrou que possui força para se manter forte por muito tempo.

Assim, é normal que empresas queiram fazer negócios, países queiram fazer acordos e pessoas queiram aprender o idioma para trabalhar com o país. Isso se torna possível aprendendo o idioma principal da China, o mandarim.

Professores que ensinam esse idioma terão um bom mercado para explorar, bem como profissionais que falam a língua, que podem conseguir boas posições no mercado de trabalho.

Jardineiro Vertical

Pessoas que moram em cidades “lotadas” e vivem em imóveis pequenos dificilmente conseguem ter um jardim. Felizmente, as técnicas de jardinagem vertical já são implantadas em diversos lugares, inclusive em lugares públicos de diversas metrópoles.

Jardineiros que sabem fazer essa técnica de plantação de flores ou alimentos em “terrenos” verticais poderão ter uma boa chance de se destacar.

Conclusão

As profissões do futuro podem ser descobertas analisando necessidades da população e lacunas no mercado de trabalho. Muitas das profissões que conhecemos podem desaparecer e outras poderão ser mais solicitadas conforme o aumento ou surgimento de novas demandas.

Por isso, se estiver em dúvida sobre com o que trabalhar no futuro, siga alguma das dicas ou fique de olho nas tendências da sociedade e pense em alguma forma de ajudar as pessoas e fazer dinheiro com isso!

Gostou do artigo? Então que tal aprender por vídeo? Inscreva-se em um dos maiores canais de finanças do país no Youtube e saiba como fazer seu dinheiro render para garantir seu futuro e de sua família!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Equipe André Bona
WRITEN BY

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.