Você sabe quais são as etapas de um financiamento imobiliário? Essa é uma dúvida frequente entre as pessoas que desejam ter o imóvel próprio. Afinal, por se tratar de um bem de alto valor, muitos indivíduos recorrem à modalidade de crédito para realizar a compra.
Nesse contexto, vale saber que o processo de financiamento está cada vez mais simplificado — especialmente por conta da tecnologia. Por meio da internet, é possível procurar o imóvel, simular o valor das parcelas, enviar a proposta e realizar outros procedimentos importantes.
A seguir, você descobrirá como funciona essa modalidade de crédito e quais são as etapas para efetuar um financiamento imobiliário. Acompanhe a leitura!
Como funciona um financiamento imobiliário?
Para começar, vale a pena saber o que é e como funciona um financiamento imobiliário. Na prática, ele é uma modalidade de crédito específica para a aquisição de imóveis. Desse modo, é possível comprar uma casa, apartamento ou outra habitação, sem ter todo o dinheiro à vista.
O financiamento imobiliário costuma ser uma modalidade de crédito com as melhores condições de mercado, tendo taxas mais baixas e prazos mais longos para a quitação. Além disso, ele permite a compra de imóvel novo — na planta, em construção ou pronto — ou usado.
Para conceder o financiamento, as instituições costumam pedir uma quantia referente à entrada. O valor coberto pelo crédito costuma ser de até 90% do preço do imóvel, mas o mais comum é que a entrada chegue a 20% ou 30% do valor do bem. Depois, o contratante paga o montante à financiadora de forma parcelada, com acréscimo de juros e taxas.
Quais são as etapas de um financiamento imobiliário?
Agora que você já sabe como funciona um financiamento imobiliário, é a vez de conhecer as etapas desse processo.
Veja como se dá cada fase!
Simulação
A primeira etapa de um financiamento imobiliário é a simulação das parcelas do crédito. Assim, você pode saber as condições de taxas, parcelamentos e prazos disponíveis para a sua realidade financeira.
A simulação ajuda a entender se o imóvel que você deseja é compatível com seu orçamento ou se é necessário fazer adaptações na escolha da propriedade, por exemplo. Ela também é válida para fazer comparações entre instituições de crédito.
Procura e escolha do imóvel
Depois de fazer a simulação e saber qual valor de imóvel se encaixa em sua realidade, é o momento de procurar e escolher o bem. Nessa fase, é válido contar com a ajuda de um corretor para entender qual tipo de imóvel atende às suas necessidades e de sua família.
Durante a busca pelo imóvel ideal, avalie mais de uma opção de propriedade para a escolha final. A razão é que imprevistos podem acontecer e impedir a aquisição do bem desejado. Ademais, não se esqueça de conferir se o local apresenta documentação regular.
Tenha em mente que as instituições financiadoras não permitem o financiamento de imóveis com documentos faltantes ou irregulares. Desse modo, se você apresentar a proposta de um bem sem a documentação correta, provavelmente terá o financiamento recusado.
Análise do crédito
Com o imóvel escolhido e a proposta enviada para a financiadora, você deve aguardar a análise de crédito. Esse processo é realizado pela instituição com objetivo de saber se você tem capacidade para honrar o parcelamento do imóvel.
Para realizar a análise, costumam ser observados o seu perfil, a renda, o histórico de pagamento de contas e outros pontos que a instituição julgar importantes. Nesse momento, você deve reunir e entregar uma série de documentos que possam comprovar as informações.
Geralmente, o prazo para o procedimento é de cinco dias úteis, mas a resposta pode ser liberada antes ou depois. Caso você seja aprovado, é necessário seguir com outras etapas importantes. Então a aprovação do crédito ainda não quer dizer que o imóvel já está financiado.
Vistoria do imóvel
O próximo passo para o financiamento do imóvel é a vistoria do bem. Ela é realizada por um engenheiro ou arquiteto recomendado pela instituição financeira. Afinal, a financiadora deve entender se o valor da propriedade informado pelo tomador é condizente com o praticado no mercado.
Mais um ponto é que a instituição deve assegurar que o bem está em boas condições. Se tudo estiver correto nessa etapa, os profissionais que vistoriaram o imóvel liberam um laudo aprovando o local. Vale saber que há uma taxa desse serviço, que pode ser cobrada antecipadamente.
Análise jurídica
Na análise jurídica do imóvel, uma equipe especializada da instituição verifica toda a documentação do processo de financiamento. Com isso, a financiadora garante que ambas as partes da transação estão preservadas legalmente.
Elaboração e assinatura do contrato
Por fim, se toda a documentação for aprovada pelo jurídico da instituição financeira, o contrato de financiamento é elaborado. Nesse momento, em alguns casos, você pode ser convidado para uma entrevista.
Com o contrato feito, basta assiná-lo para validá-lo, mediante o pagamento de uma taxa de valor estipulado pela instituição. Também é necessário que o contrato assinado seja encaminhado para o registro em cartório e, depois, devolvido à financiadora.
Vale saber que, nessa etapa, também há o pagamento de taxa referente ao serviço do cartório. Após o processo, o financiamento estará concluído e você poderá usufruir o imóvel e seguir com o pagamento das parcelas.
Como você aprendeu, o financiamento imobiliário consiste em diversas etapas, desde a simulação até a assinatura do contrato. Embora o processo seja semelhante na maioria das instituições, vale a pena pesquisar e escolher a que melhor atende a suas necessidades para simplificar a conquista do imóvel próprio.
As informações foram importantes para você? Então compartilhe com mais pessoas que desejam fazer um financiamento imobiliário!