Luiz Barsi Filho é uma referência para investidores brasileiros. Afinal, ele é o maior investidor pessoa física da bolsa brasileira. Você já ouviu falar sobre ele?

Barsi teve uma origem humilde e conseguiu mudar totalmente sua realidade com investimentos. Sua trajetória e seu sucesso como investidor, portanto, valem a pena serem conhecidos.

Quer saber mais? Continue a leitura do artigo e conheça um pouco da história do maior investidor pessoa física do nosso mercado financeiro. Vamos lá?

Quem é Luiz Barsi Filho?

Luiz Barsi Filho é o maior investidor individual da B3, tendo mais de R$1 bilhão investidos em diversas empresas listadas na bolsa de valores. Inclusive, chegou a ser apelidado de “Rei dos Dividendos” e até de Warren Buffett brasileiro.

Contudo, ao contrário de muitos investidores mundialmente conhecidos, Luiz Barsi tem uma história única, que serve de inspiração para muitos que desejam alcançar bons resultados com investimentos.

Um pouco sobre a história de Luiz Barsi Filho

Barsi Filho nasceu em março de 1939, em São Paulo. Filho de imigrantes espanhóis, teve uma infância humilde e morava em um cortiço no bairro do Brás.

Ficou órfão de pai com apenas 1 ano de idade. Como sua família não tinha boas condições financeira, teve que começar a trabalhar muito cedo. Aos 9 anos, se tornou engraxate para ajudar sua mãe nas contas de casa e sobreviver.

Apesar disso, teve contato com o mundo dos investimentos ainda cedo. Aos 14 anos, conseguiu um emprego em uma corretora de valores. Desde aquela época, ele se preocupava em ter uma aposentadoria tranquila. Assim, começou a investir o que sobrava do seu salário na bolsa de valores. Conforme foi aprimorando seus conhecimentos, passou a comprar mais ações e diversificar sua carteira.

Sua disciplina, estudo e boas escolhas na bolsa de valores surtiram efeito. Ao longo dos anos, Barsi não só conseguiu a tão sonhada independência financeira, como também conseguiu criar um grande patrimônio. Estima-se que sua fortuna chegou a cerca de R$2 bilhões.

Barsi é formado em Estrutura e Análise de Balanços e Economia pela Faculdade de Economia, Finanças e Administração de São Paulo. Além disso, tem formação em Direito pela Faculdade de Direito de Varginha. Além de investidor, atuou como editor de economia e mercado de capitais no jornal Diário Popular entre 1970 e 1988. Trabalhou também como editor da revista Marketing. entre 1989 e 1992.

Como Luiz Barsi Filho mudou de vida?

Luiz Barsi é mais um exemplo de que nunca é tarde para mudar de vida. Sua fortuna foi construída em pouco mais de 50 anos. Ou seja, foram necessárias algumas décadas para que ele alcançasse o patrimônio que possui hoje. Seu foco sempre foi investir em empresas boas pagadoras de dividendos.

Barsi começou investindo pouco dinheiro, mas sempre com foco no longo prazo. Sua vida como investidor iniciou-se na década de 1960, justamente quando conseguiu emprego em uma corretora de valores.

Começou comprando poucas ações da Companhia Energética de São Paulo (CESP). Depois de um tempo, já possuía 100 mil ações dessa empresa. O objetivo dele sempre foi receber dividendos. Em cerca de 10 anos, já conseguiu alcançar a independência financeira.

Quais as estratégias de investimento de Luiz Barsi Filho?

Barsi Filho se inspirou em Warren Buffett em diversos campos da sua vida, inclusive nos investimentos. Como você já sabe, ele foca em ações para o longo prazo e utiliza o value investing, estratégia criada por Benjamin Graham.

Seu objetivo, portanto, não é apenas investir em ações, mas sim comprar participação em boas companhias. E usufruir de seus lucros, a partir do recebimento de dividendos.

Barsi utiliza a análise fundamentalista para examinar fundamentos, histórico de dividendos, saúde financeira, perspectiva do setor, gestão financeira, dentre outros aspectos de uma companhia.

Os principais aspectos que Luiz Barsi analisa no momento em que escolhe uma ação são:

  • gestão da empresa;
  • distribuição regular de dividendo;
  • regras societárias ( visando buscar negócios organizados e bem definidos);
  • setores da economia: sua preferência é por companhias com produtos ou serviços que são consumidos por longos períodos.

Ele também compra ativos quando estão em baixa, mas não necessariamente segue a regra do ”compre na baixa e venda na alta”. Pelo contrário, ele busca lucrar com os ativos, e os mantêm em sua carteira para receber os dividendos.

Ele afirma que a paciência é um dos atributos mais importantes dos investidores. Afinal, construir patrimônio é um processo longo e gradual, e que não possui atalhos.

Logo, podemos afirmar que a estratégia de investimentos de Luiz Barsi Filho está amparada em 4 pilares:

  1. Value investing;
  2. Dividendos;
  3. Setores perenes;
  4. Paciência.

O segredo do sucesso

Além disso, Barsi defende que, para ter sucesso nos investimentos, o investidor precisa:

  • estabelecer metas tangíveis e realistas;
  • ter objetivos de longo prazo;
  • ter disciplina;
  • buscar manter consistência nos aportes;
  • começar o quanto antes;
  • investir em empresas sólidas e focar nos dividendos;
  • reinvestir seus ganhos;
  • comprar barato;
  • observar atentamente o mercado e ter paciência.

Onde Luiz Barsi investe?

Barsi costuma preferir empreendimentos tradicionais e compra suas ações quando o preço está em queda. Adepto do buy and hold, mantém muito de seus ativos por décadas na carteira.

O portfólio de Barsi é ou já foi composto por empresas como: Banco do Brasil, Klabin, Vale, Eletrobras, Banco Santander, Unipar, Suzano Papel e Celulose, etc.

Qual o legado de Luiz Barsi filho?

O investidor que começou a investir apenas para ter uma aposentadoria privada e não depender apenas da Previdência Social se tornou o maior investidor da bolsa brasileira tem muito a nos ensinar. Seu maior legado são justamente os aprendizados que ele transmite a outros investidores.

Além disso, Barsi tem uma vida humilde. Por mais que seja bilionário, ele trabalha todos os dias da semana em seu escritório, utiliza transporte público e abre mão de uma vida luxuosa. Inclusive, seus hábitos humildes se assemelham aos de Warren Buffett, o megainvestidor norte-americana.

Luiz Barsi Filho é, portanto, um exemplo de superação e, principalmente, uma grande referência para investidores. Seus métodos demonstram que enriquecer e ter uma vida próspera investindo em ações é possível, sendo essencial estudar, escolher bem as empresas, ter foco no longo prazo e ter paciência.

Gostou de conhecer a história desse importante investidor? Então confira agora a trajetória de uma das maiores autoridades em dividendos nos Estados Unidos: Geraldine Weiss!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *