Já tentou crédito em alguma instituição financeira e disseram que seu Serasa Score estava baixo, deixando você sem entender nada? Ou já encontrou anúncios com oferta de consulta ao score por um determinado preço? Certamente, você já passou por alguma situação semelhante.

Mas, afinal de contas, o que seria esse tal de Serasa Score e como ele pode afetar sua vida financeira? Esse é o mistério que será solucionado nesse artigo!

Nos próximos parágrafos você entenderá o que é o Serasa Score e quais são as ferramentas de consulta ao seu score. Acompanhe também algumas dicas para aumentar score do seu CPF.

Continue a leitura e aprenda tudo o que precisa saber sobre o sistema de pontuação do Serasa!

O que é o Serasa Score?

Em poucas palavras, o Serasa Score é uma pontuação que aponta às empresas se você é capaz de pagar suas dívidas em dia.

Para isso, esse sistema de avaliação considera todo o histórico financeiro do seu CPF. Esse sistema é alimentado automaticamente e o Serasa é uma das organizações qualificadas para fazer sua análise de crédito.

Vale lembrar que ela não é a única. O Boa Vista SCPC é uma delas. Porém, nesse artigo, o foco será nas ferramentas que o Serasa Score fornece.

Seu CPF é consultado com frequência por empresas e instituições financeiras: ao tentar alugar um imóvel, pegar crédito pessoal, solicitar cartão de crédito ou fazer compras parceladas por meio de carnê. Como o cartão de crédito já é uma espécie de empréstimo pré-aprovado, pagamentos no cartão não exigem consulta do CPF.

Consultar score é fácil e sem mistério. Basta acessar o site do Serasa Consumidor e criar um perfil com seu CPF e email ou Facebook. Com o perfil criado, basta escolher a opção Serasa Score e inserir seus dados de login.

Poucos momentos depois, o site irá retornar com a sua pontuação. Para entender melhor o score que recebeu, clique em Entenda seu score. Você poderá ver seu histórico de consultas e conferir o score médio de pessoas na sua região e em sua faixa de idade.

A partir daí, você pode consultar as outras ferramentas para ter dicas de como melhorar sua pontuação ou limpar seu nome, caso esteja com ele negativado. Vale mencionar que negociar (e pagar) suas dívidas ajuda bastante na sua pontuação. Só tome cuidado para não cair em armadilhas ao renegociar suas dívidas!

Como o score aumenta ou diminui?

Como mostrado no início do artigo, todo seu histórico financeiro é considerado no cálculo do Serasa Score. A principal maneira de aumentar o score é pagando os famosos “boletos” em dia. Não há método mais efetivo para ver sua pontuação aumentar gradualmente.

Afinal, lembre-se que a pontuação é uma maneira das empresas saberem se você é um bom pagador, correto? Por isso, quanto mais contas, compras e boletos pagar em dia, mais sua pontuação vai subindo. Fazer o inverso é garantia de ver essa pontuação descer como uma cachoeira.

É importante mencionar que uma conta paga fora do prazo costuma fazer seu score baixar bem rápido. Pagar as contas em dia fará sua pontuação subir, mas em uma velocidade bem menor do que a queda.

Por isso, a melhor das dicas para aumentar score do CPF é que continue pagando as contas em dia. Para evitar de pagá-las nos dias corretos caso aconteça uma emergência que esteja fora do seu controle de orçamento, a dica é ter sempre uma reserva de emergência.

Agora confira, abaixo, um resumo com os passos necessários para consultar seu Serasa Score e aumentar sua pontuação de crédito.

8 passos para consultar e aumentar seu score fácil

  1. acesse o site Serasa Consumidor;
  2. crie um login com seu email, conta Google ou perfil no Facebook
  3. escolha a opção Serasa Score;
  4. selecione Acompanhar pontuação;
  5. insira seu CPF e informações de login;
  6. caso seu nome esteja negativado, clique em Pendências para saber quais são;
  7. acesse o menu Ofertas para conferir se alguma empresa está oferecendo desconto ou renegociação de dívida;
  8. pague suas contas em dia para melhorar sua pontuação.

Vantagens em ter um score alto

Mas por que é interessante ter uma pontuação alta no Serasa Score ao invés de, simplesmente, não ter débitos? O principal motivo é que o score alto aumenta consideravelmente suas chances de ser aprovado em qualquer negociação que fizer. Mas esse não é o único.

Quanto maior sua pontuação, que pode alcançar o máximo de 1000 pontos, melhores serão suas condições ao pedir empréstimo pessoal ou outro tipo de empréstimo, como financiamentos.

Por exemplo, um CPF com score acima de 800 tem mais chances de conseguir créditos de valores mais altos. Além disso, tem maior poder de barganha na hora de negociar a taxa de juros do crédito pessoal, algo que uma pessoa de score menor talvez não possa fazer.

Melhores prazos para pagamento também são uma possibilidade para quem mantém uma pontuação alta.

Ou seja, não existem desvantagens em ser um bom pagador e, quanto melhor seu score, melhores são as condições de negociar crédito e prazos de pagamento

Resumindo, ter um score baixo pode até te dar acesso a algumas operações, mas as condições estarão longe de serem as ideais. Afinal de contas, poucos pontos significa, para as instituições, que é arriscado emprestar dinheiro para você.

Por outro lado, um score alto oferece um sossego maior para o credor, já que a pontuação indica que costuma pagar seus débitos no prazo.

E como melhorar o crédito e se organizar financeiramente?

Agora que entendeu como funciona o Serasa Score, estará mais preparado para aproveitar as ofertas da ferramenta e as vantagens que pode ter ao manter uma pontuação alta. Até mesmo escolher um imóvel que cabe seu bolso se torna mais fácil quando é reconhecido como bom pagador.

Mas como se organizar financeiramente para chegar perto dos 1000 pontos?

Pode começar se cadastrando na newsletter abaixo para receber os melhores e exclusivos conteúdos de finanças e investimentos!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *