Nos últimos anos, o aumento do desemprego assustou o país. Isso se tornou tão comum que todo mundo conhece pelo menos um indivíduo que está desempregado.

Estar nessa situação não é nada fácil. A crise ficou tão forte que muitos pensavam que poderiam perder seu posto de trabalho a qualquer momento.

Felizmente, quando o pior acontece, há certas atitudes que podem amenizar essa situação. Devemos, contudo, nos atentar também para o que não fazer nesses momentos.

Está desempregado ou conhece alguém nessa condição? Então leia o texto e saiba o que fazer e o que NÃO fazer quando se está desempregado!

O que NÃO fazer quando está desempregado

Desemprego não é bom para ninguém, isso é fato. Quando nos vemos desempregados, podemos ter atitudes que podem nos prejudicar ainda mais.

Por isso, algumas dicas devem ser seguidas para não piorar as coisas. Confira!

1. Deixar a tristeza dominar

Todos os sentimentos ruins passam pela cabeça de um recém-desempregado como: “eu não terei como me sustentar”, “vou ficar sem dinheiro”, “não vou conseguir outro emprego”, “o que vou fazer agora?” e muitos outros. O ideal é não se desesperar ou desanimar, pois isso pode acontecer com qualquer um.

Recupere as energias, pense no seu trabalho e o que você pode melhorar para a próxima experiência que tiver. Use também esse tempo para fazer atividades que gosta e aprender sobre novos assuntos. Você se sentirá melhor e mais útil.

2. Gastar todo o dinheiro que recebeu

Trabalhadores que foram demitidos e ganharam uma boa indenização não podem ficar gastando o dinheiro que receberam! É normal darmos uma relaxada e querermos descansar por alguns dias, mas isso não significa que o início em um novo emprego será breve.

Por conta disso, saber se controlar para não ficar sem dinheiro é essencial.

3. Querer fazer grandes planos sem planejamento

A maior parte das pessoas que veem mais dinheiro entrando nas suas contas tendem a fazer planos e gastá-los. Até Robert Kiyosaki, autor de “Pai Rico, Pai Pobre”, comenta sobre isso. Para entender sobre esse incrível Best Seller, leia este artigo aqui.

Aquele dinheiro que recebeu da saída do emprego não pode ser visto como um prêmio para ser gasto com o que quiser. Assim, evite fazer planos que envolvam se endividar, como comprar o que deseja e fazer mudanças bruscas de vida.

Caso queira muito alguma coisa, planeje-se muito bem antes de tomar qualquer atitude.

4. Cair no relaxo

Usar alguns dias para descansar e pôr a cabeça no lugar não fará mal a ninguém. Pelo contrário, pode ajudar muito a tranquilizar e acalmar a mente.

Contudo, não podemos relaxar enquanto procuramos emprego! Atualize-se, faça cursos, aprenda novas habilidades e principalmente, faça sua mente trabalhar.

5. Não se planejar

Nos últimos anos, contabilizou-se milhares de pessoas que ficaram desempregadas por vários meses seguidos. Tanto é que alguns desses desistiram, os chamados desalentados.

Por isso, achar que há empregos disponíveis em qualquer lugar é um grande equívoco. O risco de ficar muito tempo nessa situação existe e pode acontecer com qualquer um.

Portanto, planeje-se e saiba administrar seu dinheiro para que você possa viver com o que tem o máximo de tempo possível. Se quiser entender melhor como lidar com as finanças durante o desemprego, leia este artigo aqui e saiba como!

O que fazer durante o desemprego

Aprenda agora o que você deve fazer durante o desemprego. Com as dicas a seguir, você poderá encontrar um novo emprego mais rápido, evitará cair em armadilhas que poderiam piorar sua situaçãom e conseguirá sair dessa condição financeira.

Acompanhe!

1. Planejar a carreira

Perder um emprego faz parte da vida das pessoas, mas isso não significa que você deve abandonar a ideia de planejar sua carreira. Pense nos seus pontos fortes e nos que você precisa melhorar e estude para se tornar um profissional cada vez mais completo.

Analise também como você se vê daqui há alguns anos e pense no que fazer para chegar onde deseja.

2. Continue aprendendo

Esse é o momento para aprender sobre coisas novas, fazer especializações e até aprimorar algo que já faça bem para verificar a possibilidade de viver daquilo que gosta. Utilize recursos gratuítos a seu favor.

Vá em bibliotecas, veja sites e leia ebooks sobre diversos assuntos. Isso pode ampliar sua visão para poder trabalhar em outras áreas que não sejam necessariamente do ramo em que você costumava atuar.

Além disso, aprenda novas habilidades que possam trazer dinheiro ao seu bolso. Se precisa ganhar uma renda extra ou sair do vermelho, veja essas 12 ideias para ganhar dinheiro!

3. Seja criativo

Veja quais suas melhores habilidades e procure empregos que possam utilizar-se delas. Seja criativo e procure novos desafios, não fique preso somente ao tipo de trabalho que costumava fazer.

Laborar e testar outras atividades diferentes pode ser gratificante e poderá trazer bons aprendizados.

4. Avise todos que está desempregado

O brasileiro, de forma geral, é um povo que emprega muito por amizade, afinidade e indicação. Assim, avisar a todos ao seu redor que você está disponível pode ser a chave para conseguir novos trabalhos de maneira mais eficaz.

Amigos, familiares e até ex-colegas poderão ser a ponte para lhe apresentar a um novo empregador. Portanto, não deixe de fazer isso.

5. Aprenda a empreender

A falta de empregos levou muitos a usarem da criatividade para poder sobreviver. Assim, novos empreendedores foram surgindo. Saber que não é só de emprego que se vive a vida é essencial para começarmos a nos enxergar como uma empresa.

Assim, muitos acabam se tornando autônomos e outros começam a investir em uma ideia que pode dar muito certo. Analise o mercado e veja possíveis lacunas que podem gerar um ótimo negócio.

Depois disso, estude sobre empreendedorismo para ter noção de como começar a empreender e criar um negócio próprio. Sobre o assunto, leia também: Empreender por oportunidade ou necessidade?

6. Aprenda sobre investimentos

Não é só porque o desempregado está em um momento difícil financeiramente que ele não pode estudar sobre investimentos. Dessa maneira, poderá verificar alternativas de fazer o dinheiro recebido render e, quando voltar ao mercado, saberá investir seus rendimentos da melhor maneira.

Por isso, leia blogs, livros e faça cursos sobre o assunto e saiba como melhorar sua condição financeira! No curso “O Investimento Perfeito“, por exemplo, você aprenderá tudo sobre o mercado financeiro e entenderá sobre os principais investimentos disponíveis no mercado!

7. Ajuste seu estilo de vida

Aprender a viver de forma humilde e com “pouco” é essencial, não só em momentos de dificuldades financeiras, mas durante a vida inteira. Não tente sustentar um estilo de vida que seu dinheiro não consiga pagar e saiba viver apenas com o necessário.

Não precisamos de tudo o que dizem que devemos ter para sermos felizes. Por isso, aprender a ter um estilo de vida minimalista é importante e poderá trazer muitos benefícios.

Leia mais sobre o assunto:

Conclusão

Há muitas atitudes que devem ser tomadas e outras que precisam ser evitadas quando se está desempregado. Este é um momento no qual deve-se pensar em maneiras para melhorar habilidades, ser criativo, analisar o estilo de vida que se leva e pensar em maneiras que o façam ganhar dinheiro novamente.

O importante é nunca parar de aprender e se aprimorar. Portanto, não deixe de seguir as dicas mencionadas no artigo e saiba o que fazer para melhorar sua vida!

E você, conhece alguém que está desempregado? Então compartilhe esse artigo para ajudar quem precisa saber o que fazer nesse momento!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *