Vencer a timidez, para muitos, é uma batalha diária. Embora ser tímido não seja um problema, o excesso de timidez pode fazer com que você perca oportunidades. Afinal, o medo da exposição dificulta relações e torna difícil se posicionar em diversas situações na vida, tanto pessoal quanto profissional.

Superar a vergonha é, portanto, um desafio constante na vida do tímido. Porém, ´é importante ter em mente que essa vergonha não é impossível de ser combatida. Mesmo que tenha de lidar com o medo e a ansiedade, conseguir vencer a timidez no trabalho, por exemplo, pode garantir boas apresentações e, quem sabe, uma promoção.

Para alguém tímido, se socializar pode gerar algum estresse. Por outro lado, as recompensas podem fazer toda essa luta interna fazer sentido.

A timidez está lhe prejudicando no dia a dia ou você deseja saber como ajudar alguém com timidez? Então confira as dicas abaixo para vencer essa batalha!

1. Antes de tudo: aceite quem você é!

Pare de pensar que ser tímido é um problema a ser resolvido. Ele não é. Tratar a timidez como um problema apenas gera mais ansiedade. Não há nada de errado em ser tímido. Você não precisa ser o Sr. Simpatia para ter sucesso!

Quando você aceita esse traço, se torna muito mais fácil lidar com ele. Afinal, é perfeitamente possível ser tímido e sociável ao mesmo tempo. Com isso, você consegue selecionar melhor a hora de se posicionar e quando sair da sua zona de conforto introvertida.

Ou seja, você não precisa travar uma batalha todo dia para vencer a timidez. Haverá momentos em que irá ter medo de se expor e isso não representará nenhuma ameaça ou desperdício de oportunidade.

O que precisa aprender é quando é relevante se posicionar e se destacar. Ou até mesmo conseguir segurar o tranco de trabalhar bem sob pressão.

2. Pratique ser sociável

Apesar de ser um clichê, o ditado que diz que a prática leva a perfeição é verdadeiro. O melhor é que ele também é útil para quem quer saber como vencer a timidez.

Tem recusado convites para as sociais da empresa onde trabalha? Que tal começar a aceitar para praticar sua sociabilidade? Estar presente em eventos sociais fará com que use e melhore suas habilidades sociais.

Quanto mais tempo fica sem praticá-las, mais difícil vai ficando. Por isso, quanto mais cedo encarar seu medo de socializar, mais fácil fica.

Mas não exagere!

Ser tímido significa que a zona de conforto está nos momentos onde você não está socializando, onde recarrega suas energias.

Tem praticado bastante na melhora das suas habilidades sociais, mas também tem se sentido cansado? Então tire uma folga para renovar as baterias!

3. Invista em melhorar sua autoestima!

Uma das melhores maneiras de vencer a timidez é elevando a autoestima. Pratique exercícios físicos, vá a uma barbearia ou salão de beleza para dar aquela renovada no visual e, sem perder a organização do orçamento, compre umas roupas novas que combinem com você!

Com a autoestima mais elevada, se comunicar fica mais fácil e prazeroso. Se o principal motivo para não querer aparecer nas fotos é a sensação que está sem cuidar de si, então pense um pouco em você e invista em melhorar sua relação com o seu corpo.

Melhorar sua autoestima também traz outras vantagens, como menor chance de ficar com a famosa Síndrome do Impostor. Por isso, não ignore os benefícios que se sentir melhor com você e seu corpo pode trazer para você

4. Cultive seus relacionamentos

Está muito tempo sem falar com seus melhores amigos? E o contato com os familiares que lhe fazem bem? Algumas vezes, a dificuldade em socializar está na falta de contato com as pessoas mais próximas.

Por isso, não deixe de manter contato com aquele grupo de amigos que tem confiança. Marque de encontrá-los quando tiver um espacinho na agenda para um papo.

Parte do processo de socialização de uma pessoa tímida está na confiança em se abrir. Sabendo disso, a melhor maneira de praticar para vencer a timidez ou ajudar alguém nesse processo é mantendo o contato.

5. Evite se diminuir e aceite elogios

Agora com duas dicas em uma! Fazer piadas que diminuem sua personalidade não é uma maneira bem-humorada de lidar com o problema. Na verdade, elas podem acabar afetando sua autoestima, tornando o processo ainda mais difícil.

Por isso, evite se diminuir em ambientes sociais, especialmente quando estiver recebendo elogios. Falando neles, nada de recusá-los!

Quando está sendo elogiado, entenda que essa é uma atitude positiva e significa que você está sendo bem-sucedido no que está a fazer. Não precisa ficar se vangloriando, mas agradeça o elogio e aceite que fez um bom trabalho, por menor que ele pareça ser.

Aceitar elogios também é uma excelente receita para melhorar sua autoestima e, assim, ter mais uma ferramenta para vencer a timidez, especialmente no trabalho!

6. Não se leve tão a sério

Considerando a dica acima, pode parecer contraprodutivo não se levar tão a sério. O que você deve interpretar disso, considerando que a dica anterior recomenda evitar se diminuir?

Que deixar de se levar a sério não significa que deva se diminuir! Ao ler essa dica, você precisa entender que não precisa ficar se preocupando tanto em como as outras pessoas percebem você.

Disse algo de maneira engraçada, mas não tinha a intenção? Ria junto! Todos cometemos pequenas gafes e isso não irá fazer com que perca a sua moral nem que se tornará a “piada da turma”.

Pense nestas dicas e coloque-as em prática para vencer a timidez de uma vez por todas!

Gostou do conteúdo? Então compartilhe o artigo em suas redes sociais e com seus amigos que precisam ler esses 6 passos!

E se você quiser continuar aprendendo, não deixe de conferir mais macetes para tornar sua vida melhor no Instagram @andrelvbona!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *