4 minutes

Em alguns artigos sobre finanças pessoais, já abordamos aqui no Portal sobre como a organização em relação à alimentação pode significar economia no orçamento doméstico. Saídas para comer, organizar compras no supermercado e cardápios da semana podem fazer a diferença. Você pode ler mais sobre o assunto no artigo “Orçamento familiar: Como organizar suas finanças domésticas“.

Nesse artigo, no entanto, você vai acompanhar alguns cuidados que você deve ter na hora de usar um app de delivery de comida, uma prática cada vez mais popular e usual em nosso dia a dia.

Continue a leitura e confira 7 cuidados que irão fazer você aproveitar da melhor forma esse serviço. Acompanhe!

1 – Faça um histórico dos seus pedidos

Antes de qualquer coisa, descubra o que os pedidos de comida por aplicativos de delivery representam em seu orçamento mensal.

Busque no histórico de pedidos dos apps que você utiliza e faça os cálculos. Normalmente não nos damos conta da quantidade de vezes que acabamos lançando mão dessa facilidade e de quanto, efetivamente, gastamos por mês com pedidos de comida em restaurante.

Com este valor em mãos você poderá verificar que vale a pena tomar alguns cuidados para economizar na hora de usar um app de delivery.

2 – Programe os dias que utilizará o app de delivery

Geralmente, lançamos mão dos pedidos de comida sem programação prévia. Seja porque o dia foi cansativo e não há ânimo para cozinhar, seja porque o dia foi bom e merece uma comida diferente.

Sempre surgirão motivos que irão incentivar a escolha pela facilidade. Porém, sempre que tomamos as rédeas de nossas escolhas, com programação de gastos e rotinas, a sensação de ter o controle é indescritivelmente boa.

Não se pode negar que pedir uma comida é, além de uma facilidade, uma atração à parte. Comida diferente, escolhida de acordo com a vontade do dia no restaurante preferido. Portanto, a solução não deve ser eliminar de vez esse hábito.

Mas, ao invés de se deixar levar por motivos que surgem, se programe para pedir comida em determinados dias e estabeleça um teto de gastos com esses pedidos.

Você ama comida japonesa? Planeje. Um dia do mês será destinado para escolher um pedido em um restaurante japonês. Dependendo do orçamento, uma vez a cada 15 dias, uma vez por semana, ou, se o momento for de redução sensível nos custos, uma vez a cada dois meses.

Tudo dependerá das suas contas. Mas perceba que você estará planejando e definindo de acordo com motivos racionais que você escolherá. E não estará agindo por impulso.

Ao se planejar para pedir comida em um lugar diferente por mês, este dia se torna um acontecimento, trazendo uma rotina interessante, que pode representar um dia especial para o casal ou para a família.

3 – Organize a comida e as refeições

Como mencionamos no tópico acima, sempre surgirão motivos que levarão à facilidade de pegar o celular e se conectar a um app de delivery. E um dos grandes motivos é não estar com a comida em casa organizada.

Quando não há uma programação de cardápios para a semana e para toda refeição é necessário ir para a cozinha fazer a comida. Ou depender de restaurantes para refeições no trabalho por exemplo. Dessa forma fica mais difícil.

Portanto, uma estratégia é organizar semanalmente ou quinzenalmente o cardápio, fazendo uma quantidade maior de comida de uma só vez, de forma que elas fiquem prontas na geladeira ou congeladas.

Se organize para cozinhar a comida da semana em um dia por exemplo. Leve sua comida ao trabalho ou aos estudos. Tenha a comida pronta em casa. Os custos com supermercado ficam otimizados dessa forma também, além dos custos mensais com alimentação de forma geral.

4 – Avalie a possibilidade de encomendar comidas prontas

Se cozinhar realmente não está na sua lista de aptidões, busque por quem faça comidas para encomenda. Diferente das comidas pedidas em restaurantes por aplicativos, ao encomendar refeições prontas, você pode acabar tendo um custo menor, além de ter alimentos prontos sempre disponíveis para quando for realizar as refeições.

É mais fácil também organizar uma dieta saudável dessa forma, já que é possível escolher o tipo de comida a se encomendar. O que não faltam hoje são opções que apostam em pratos saudáveis. Aliás, esse é um nicho que se expande cada vez mais. Aproveite a crescente oferta.

5 – Fique atento aos custos

Além de representar um custo mais alto por refeição ao se comparar com fazer comida em casa, ou encomendar comidas prontas periodicamente, existem ainda alguns custos ao utilizar os apps de delivery aos quais você deve se atentar.

O maior custo além do valor da comida certamente é a taxa de entrega. Observe sempre se no seu pedido incidirá essa taxa e procure por opções de restaurantes com entrega grátis.

6 – Aproveite promoções (de forma consciente)

Você já planejou que pedirá comida uma vez por mês e o dia chegou? Que ótimo! Melhore ainda mais essa eficiência financeira e verifique as promoções do dia e os restaurantes que praticam algum tipo de desconto. É comum que restaurantes determinem dias para fazerem promoções como pedido em dobro, cupom de desconto e pratos específicos em promoção.

Mas lembre-se que aproveitar promoção não significa pedir mais vezes porque estava na promoção. Aproveite nos dias que já constam em sua programação para utilizar o app de delivery.

7 – Cuide da sua saúde

É notório que a maior parte das opções de alimentação disponíveis nos aplicativos de entrega de comida são as chamadas junk food, com lanches e pizzas na dianteira disparada. Busque em seu dia a dia inserir mais comidas naturais como frutas, verduras e legumes.

Dessa forma, tome esses cuidados na hora de utilizar um app de delivery. Lembre-se que você não estará apenas pensando na saúde financeira, mas também na saúde do seu corpo.

Adote, portanto, esses cuidados em sua rotina e planeje-se sempre. Desta maneira, você conseguirá usufruir desse serviço sempre de maneira eficiente, tomando cuidados na hora de usar app de delivery sem comprometer suas finanças.

E você, gostou de conhecer estes cuidados na hora de usar app de delivery? Então continue aprendendo com a leitura do artigo Método 50-30-20 para organização do orçamento.

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Share.

Especialista em Finanças e Economista pela UFES (ES). Especialista em Comportamento Organizacional. Atua no mercado financeiro há 10 anos. Realiza atividades de educação e treinamento como professora/instrutora na área de banking/economia.

Leave A Reply