Quando uma empresa acaba tendo problemas financeiros, é normal todos se preocuparem. afinal, depositamos muitos recursos em cima de nossos empreendimentos para que deem certo.

Problemas financeiros na empresa não é algo difícil de se encontrar. Por isso, o empresário e sua equipe devem sempre analisar o bom andamento empresarial. Mas, depois que os problemas econômicos acontecem, o que fazer para tirar a empresa do vermelho?

É isso que você verá a seguir! Neste artigo, mostraremos 7 passos para reerguer uma empresa com dificuldades financeiras. Acompanhe para conseguir ter sucesso nessa empreitada e tirar uma empresa do vermelho!

Passo 1: Identifique o que levou a empresa a ficar nessa situação

O primeiro passo para a recuperação de empresas é identificar as causas e problemas que levaram o negócio a chegarem na situação que se encontra atualmente. Analise atentamente os motivos e pense em maneiras de como resolver o que aconteceu.

Ressalta-se a importância de fazer esse diagnóstico bem detalhado. Somente assim que será possível planejar as melhores soluções para o problema.

Detalhe minuciosamente tudo o que entra e sai do caixa, o que sobra e o que falta. Dessa forma, ficará mais fácil fazer um novo planejamento financeiro para a firma.

Aprofunde-se mais sobre o assunto e leia esses artigos:

Passo 2: Entenda a situação financeira para cortar gastos

Depois de realizar o primeiro passo, você estará mais ciente da situação financeira que a empresa enfrenta e saberá analisar o que pode e não ser cortado.

Corte gastos desnecessários e tende diminuir outros gastos que não são essenciais. Tudo deve ser analisado, e pequenos cortes no dia a dia poderão trazer diferenças significativas para os rendimentos no futuro.

Ações como trocar os copos descartáveis por canecas ou copos de vidro, usar iluminação natural ou lâmpadas que economizam mais, cortar o uso de materiais que apenas geram desperdício, analisar a empresa que serve o almoço e incentivar a economia de energia, papel e outros produtos podem ajudar as economias da empresa melhorarem.

Os gastos mais altos devem ser estudados para que possa ser feito cortes ou diminuições. Mas os pequenos gastos do dia a dia não devem ser deixados de lado.

Para saber mais sobre como tirar uma empresa do vermelho a partir de hábitos simples, leia também:

Passo 3: Converse com um especialista

Para que as estratégias de recuperação de empresas que estão no vermelho sejam eficazes, o ideal é contar com a ajuda de um especialista. Dependendo do problema, assessores de várias áreas devem ser consultados, como advogados, contadores, analistas financeiros, economistas e outros, conforme a necessidade.

Às vezes, os gestores e outros que trabalham há tempos com a empresa acabam não conseguindo encontrar pequenos detalhes que podem fazer toda a diferença. Por conta disso, conversar com esses profissionais pode ser mais que essencial.

Os especialistas saberão instruir o empresário e sua equipe no melhor caminho possível, pois estudaram e já possuem experiência sobre o ramo. Como veem o problema de fora, poderão ajudar a esclarecer pontos que não foram levados em consideração pela equipe empresarial.

E não pense que a contratação de um profissional dessas áreas seja sinônimo de mais despesas, pois eles poderão deixar a empresa muito melhor. Veja esses gastos como um investimento. Muitas empresas conseguiram sair das dívidas por causa dos conselhos e assessoria recebidos.

Passo 4: Elimine as dívidas

Depois de cortar os gastos desnecessários e diminuir custos não essenciais, veja as dívidas da firma e estabeleça a melhor maneira de eliminá-las.  Há várias opções de como tirar uma empresa das dívidas, mas conheça, detalhadamente, tudo sobre elas para estabelecer qual o melhor método e forma de se fazer isso.

Caso a situação esteja realmente complicada, busque conversar e negociar a dívida com os credores. Veja a melhor maneira para que você possa pagá-los sem prejudicar seu orçamento.

Caso quiser recorrer ao mercado para pedir crédito, tenha muita cautela na hora de estabelecer o melhor. Muitas opções oferecem juros altos, fazendo com que a empresa pague muito mais do que deve ou pior, acabe ficando mais endividada ainda.

Acudir a empréstimos ou crédito devem ser quase sempre a última alternativa, Recorra a ela somente em caso de necessidade.

Passo 5: Deixe todos da empresa mais próximos

Conversar com toda a equipe e tentar aproximar os setores para que se comuniquem podem ajudar que os problemas financeiros na empresa sejam resolvidos de maneira mais rápida.

Isso porque deixar os funcionários e setores a par do que está acontecendo pode fazer com que todos contribuam para que as novas regras da empresa sejam cumpridas. Isso vale tanto para ações pequenas, como economizar energia, utilizar menos papel e mais aparelhos eletrônicos, quanto para grandes mudanças na cultura empresarial.

Ainda, mais pessoas sabendo da real situação pode fazer com que boas ideias surjam entre os grupos para poder melhorar ainda mais o ambiente empresarial e as finanças.

Passo 6: Organize-se para o futuro

Uma das ações mais importantes que você deve tomar é fazer um planejamento financeiro para o futuro. Ter a empresa no vermelho não é nada agradável, mas depois desse período turbulento, tome todas as medidas para que essa situação não ocorra novamente.

Aprender com os erros que a empresa cometeu é a maior lição que todo gestor ou empresário deve levar consigo. Por isso, garanta um eficiente planejamento financeiro e estratégico para que a empresa tenha um futuro promissor.

Passo 7: Previna-se e tenha “cartas na manga”

Problemas financeiros na empresa podem aparecer novamente, até para quem é extremamente cauteloso e fez o melhor planejamento financeiro de todos.

Por causa disso, tenha sempre um “plano B” e busque se prevenir de possíveis problemas que possam aparecer. Outra dica é ver o que grandes empresários que passaram por momentos difíceis em seus negócios fizeram para poder voltar ao auge. Há muito o que eles podem ensinar.

Tirar uma empresa do vermelho não é tarefa simples que pode ser feito da noite para o dia. Contudo, com muito planejamento, persistência, paciência e observação, é possível tirar os negócios dos períodos turbulentos e garantir ao máximo que consigam progredir sem que passem pelos mesmos erros e problemas anteriores.

Já passou por momentos difíceis na empresa? Conte o que você fez e assine nossa newsletter para continuar aprendendo!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *