Já se pegou pensando em como o Facebook consegue processar tantos dados enviados simultaneamente e ao redor do mundo todo? Então você já pensou em big data.

Seu conceito está ficando cada vez mais popular e já ocupa certo espaço nos noticiários. Se você acompanha notícias de tecnologia, já sabe que ser cientista de dados é considerada a profissão do futuro.

Mas o que é big data e que tipo de dados podem receber a alcunha? Existem mais tipos de big data?

Essas são duas das questões que esse artigo procura resolver. Além disso, você também vai saber um pouco mais sobre como o big data para empresas funciona e por que deve pensar em utilizar big data se você tiver um negócio.

Confira mais nos próximos parágrafos!

O que é Big Data?

Ainda não existe um consenso geral sobre a definição do termo. Traduzindo-o de maneira “tosca” do inglês, podemos chamá-lo de “Grande Dado” ou “Grandes Dados”.

E o que esse nome dá a entender? Que trata-se de altos volumes de dados. Não está errado, mas também não está 100% certo.

Isso acontece porque existem outras características que definem as informações de uma empresa ou organização como Big Data. Uma delas é a velocidade. Não basta apenas uma quantidade obscena de dados, eles também devem transitar em grande velocidade.

Lembra o exemplo do Facebook, citado no início  do artigo? Já imaginou a quantidade de dados como likes, comentários, imagens e GIFs que passam por segundo no mundo todo? Isso é o que é considerado como a velocidade de um big data.

O último ponto é a variedade. Usando novamente o exemplo anterior, notou como os tipos de dados que transitam são diferentes? Um like tem peso diferente do que uma foto publicada, que também difere do tamanho de um vídeo. Ou seja, não trata-se do mesmo tipo de informação.

O que define um big data é o gigantesco volume de dados, a velocidade na qual eles são transmitidos e a variedade no tipo de dado que é trocado.

Vai além de um banco de dados em um CRM empresarial, não é mesmo? Na verdade, não.

Ferramentas de Big Data para Empresas

E se você soubesse então que já existem ferramentas de big data para empresas e que já pode começar a estudar sobre o assunto?

Conheça, abaixo, alguma dessas ferramentas!

1. Import.io

Um dos principais serviços desta plataforma é a coleta e análise de dados externos. Ou seja, ela consegue extrair grandes quantidades de dados sobre outras empresas na web e, em questão de horas ou dias, devolver uma análise dessas informações.

Você pode usar os dados coletados pelo Import.io para ensinar chatbots por meio do aprendizado de máquina, por exemplo. Ou seja, se usa chatbots para atender no Facebook, o Import.io pode usar big data para ensinar ao seu chatbot o que ele precisa para atender de maneira produtiva.

Ele também pode ser usado para acompanhamento dos preços da sua concorrência e ajustar os seus próprios preços, de maneira a permanecer competitivo.

2. Oracle Data Mining

Diferente da plataforma acima, a especialidade desse programa é o de fazer a tarefa mais pesada do Big Data: minerar e filtrar o fluxo de dados.

Depois disso, você pode escolher entre diversos modelos de projeção e gráficos para fazer a análise das informações que o Oracle Data Mining minerou.

3. RapidMiner

A terceira das ferramentas de big data para empresas é o RapidMiner. De maneira parecida ao item anterior, o RapidMiner é um software para mineração e filtragem de dados.

Ele também pode ser usado para treino e aprendizado de máquinas ou fazer análises e previsões. Setores como o de prototipagem de produtos e aplicações, desenvolvimento de aplicativos e análise de mercado são alguns que podem tirar proveito da plataforma e da tecnologia.

4. Tableau

Se os dois outros aplicativos facilitam a mineração dos dados para gerar análise, o Tableau é a melhor maneira de personalizar como eles serão apresentados. A ferramenta de big data permite usar todo tipo de recurso gráfico para facilitar nas apresentações.

Tudo isso é feito de maneira ágil e rápida, facilitando a atualização das apresentações sem sacrificar bons visuais para que sua equipe possa entender bem os dados que estão acompanhando.

Por que utilizar big data na sua empresa?

Calma. A intenção aqui não é empurrar o big data goela abaixo se você possui um negócio ou tem um cargo gerencial em uma empresa. Apesar de ser uma ferramenta tecnológica que pode transformar seu negócio, nem todo mundo precisa analisar correntes gigantes de dados para lucrar.

Por outro lado, alguns setores precisam aprender sobre as vantagens do big data o mais rápido possível, já que estão diretamente ligado ao uso de dados.

Se trabalha com marketing digital, por exemplo, o Big Data é uma tendência inegável para o futuro da área. Afinal, o uso da tecnologia se tornará essencial para traçar perfil de consumo de públicos-alvo e analisar resultados de suas ações de marketing, de uma maneira melhor do que é feita hoje.

Agências de marketing que conseguirem implementar a tecnologia com sucesso serão as primeiras a colher os frutos da nova ferramenta. Setores como o financeiro também tem muito a aproveitar, principalmente considerando o mercado de ações, que pode ser considerado uma área de big data.

Pense em uma melhor análise de tendências ou até mesmo na combinação do big data com inteligência artificial, usando machine learning na criação e treinamento de robôs operadores para melhor controle financeiro.

De maneira resumida, o uso do big data traz as seguintes vantagens: melhor análise de tendências ou resultados, melhor capacidade de tomar decisões baseadas em dados, melhores estratégias no marketing e chegar na frente da concorrência!

Gostou do conteúdo? Quer mais dicas? Então não se limite ao blog e se inscreva no canal André Bona no YouTube!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *